Tópico original:

Fotografia: Estrela

(Tópico criado em: 06-06-2020 06:25 PM)
430 Exibições
JoãoVítor
Expert Level 5
Opções
Fotografia
GALAXY S8+ 📸


image


image


image


21 Comentários
Biby19
Active Level 7
Fotografia
linda Imagem 👏
JoãoVítor
Expert Level 5
Fotografia
Obrigado 👏👏
Biby19
Active Level 7
Fotografia
aliás imagens!!😁
JoãoVítor
Expert Level 5
Fotografia
😀😀
danpedroso
Active Level 7
Fotografia
Quais foram as configurações que você usou João?

JoãoVítor
Expert Level 5
Fotografia
Foram essas, mas vou mudar as configurações. Na hora não lembrei muito bem quais configurações que vi no seu tópico. Agora anotei ✍🏻
danpedroso
Active Level 7
Fotografia
Então João, suas fotos ficaram boas... mas dá pra aparecer ainda mais estrelas com alguns pequenos truques hahaha

Pelo que tenho aprendido aqui nas minhas pesquisas, os parâmetros mais importantes são o ISO, a exposição e o foco. Mas tudo isso fará ainda mais sentido se você habilitar o Formato RAW nas configurações.

1) Formato RAW: vai habilitar o máximo de qualidade disponível no aparelho. Fica um arquivo bem mais pesado, porém com muito mais informação, tornando assim ele bem mais editável depois.

2) ISO: É a intensidade que você vai dizer para o sensor entender de luz. Em locais longe da cidade a tendência é que devamos aumentar o ISO pois as únicas fontes de luz numa completa noite escura serão as estrelas. O problema é que conforme aumentamos o ISO aumentamos também o ruído que deixa as fotos granuladas, então tem que achar o melhor parametro pra cada condição. Eu usei um ISO baixo porque tinha muita luz artificial por aqui...

3) Tempo de exposição: uma vez que o ISO da sua câmera estiver ajustado, a ideia é que você permita que a luz proveniente das estrelas entre no sensor durante bastante tempo para gravar o máximo possível de informação (luz) no seu arquivo digital. Mas se você deixar muito tempo, vai acontecer de em vez de pontos de luz, as estrelas vão aparecer como riscos, por conta da rotação da terra. Então nos meus testes, de 10 a 15 s é o suficiente para equilibrar bem. Não deixe de colocar um timer para não balançar a câmera na hora de disparar o obturador. Quanto mais estável estiver o celular, melhor será o resultado.

4) foco: esse aqui tem que ajustar manualmente. 99% de todas as câmeras, inclusive as profissionais, não lidam bem com auto foco em ambientes com pouca luz, então você coloca no foco manual no modo infinito já que as estrelas estão extremamente longe

5) Edição: com o arquivo RAW você pode tirar o máximo da luz que captou ajustando alguns parâmetros. Vou escrever outro comentário haha
danpedroso
Active Level 7
Fotografia

Na edição o mais importante é a exposição e o contraste. Eu passei a usar o Adobe Lightroom pois ele é muito completo. Vou mandar algumas capturas de como foram ajustados os parâmetros para a minha foto específica do comentário anterior. Lembrando que cada caso é um caso, e você vai ajustando e testando de acordo com o que está vendo na tela.

Se a foto estiver em jpg, a quantidade de recursos que você terá para editar será bem menor, por isso agora todas as fotos que eu tiro no modo pro São salvas em formato RAW
RSanchesS
Expert Level 5
Fotografia
Muito boa as informações para edição e melhor qualidade na imagem. Irá me ser bem útil também .
Obrigado Danpedroso 👏🏻