Tópico original:

Por Que Removeram Opções de Resolução da Câmera?

(Tópico criado em: 09-10-2020 02:25 AM)
796 Exibições
AndreMR
Beginner Level 2
Opções
Galaxy A

Tenho um Galaxy S7 (flat) e comprei agora um A20S.

 

No primeiro dia já me decepcionei. Nas configurações do aplicativo Câmera, não há opção para definir resolução/tamanho das fotos tiradas, apenas taxa de proporção.

 

Procurei no manual e pedi ajuda no SAC, e de fato não tem. Eu ia dizer que andamos pra trás, mas acho que isso existe desde que inventaram as câmeras digitais autônomas ou pra celulares.

 

Encontrei esse tópico com problema semelhante para outro modelo:

https://r1.community.samsung.com/t5/Galaxy-A/Opc%C3%A3o-de-resolu%C3%A7ao-da-camera/m-p/4103883#M239...

 

Ao que me parece essa opção existia, mas desapareceu na atualização que trouxe o Android 10. Agora só há opção de tamanho para vídeo. Observei no manual do Galaxy S10 e também parece que não tem, aparentemente é o novo padrão.

 

Na verdade, acho que a opção que existia na versão anterior, era basicamente o que acontece com a opção mantida para vídeo: proporção.

 

Há um ABISMO de diferença entre opções de proporção e de resolução. Observe essa tela de opções para o S7:

Screenshot_20200910-010931_Camera.jpg

 

Nota-se que para uma mesma taxa de proporção (exemplo 4:3) há 2 opções de tamanho/resolução para as fotos. E essa tela é tão completa que mostra na linguagem "megapixels" e a resolução XY, além da proporção, facilitando o entendimento para vários públicos.

 

Isso é BÁSICO, não é algo que deveria ter sido eliminado no nível de avanço tecnológico que estamos. Pelo menos 2 opções de resolução no aplicativo nativo.

 

E digo o motivo: a grande vantagem de poder definir tamanho, é justamente sobre o caríssimo armazenamento disponível. Imagens de tamanho menor ocupam menos espaço que de tamanho maior, e pra muitos não é necessário resolução tão alta para registros do dia a dia.

 

Mas fazendo alguns testes aqui notei algo ainda mais bizarro: ao mudar a proporção no aplicativo, observo que TODAS as opções geram imagens com exatos 2mb. Seja 4:3, 16:9, 1:1 ou "full". E mudando o tipo de lente, para grande-angular, TODAS as opções geram arquivos com exatamente 1mb.

 

O que acontece aqui? O software define a taxa de compactação baseado na proporção da foto, compactando mais as maiores e menos as menores, pra manter tamanho de arquivo constante? Significa que as maiores vão ter menos qualidade?

 

Eu posso acreditar que a opção da empresa de não disponibilizar alteração de resolução para as fotos, tem a ver com essa onda de produzir celulares com múltiplas câmeras. Aí teria que haver muito detalhamento nas opções, nos levando a personalizar resolução para cada lente.

 

Se for isso, meus sentimentos aos desenvolvedores da marca, porque terei que utilizar aplicativos de terceiros pra ter uma função básica da fotografia digital.

 

Vergonhoso...

Quase tão vergonhoso quanto optar por processadores Exynos em país tropical, nos deixando com mensagens de superaquecimento e opção de não comprar mais aparelhos da marca no país.

 

#thumbsdown

3 Comentários
BRUNOgames144
Active Level 7
Galaxy A
olha, infelizmente o Galaxy a20s não é um celular muito bom para fotos, ele é um intermediário básico, então algumas coisas são cortadas , inclusive se não me engano o a20s roda a one ui core que é capada em comparação a one ui normal , também tem a questão que o Galaxy s7 é um top de linha mesmo sendo antigo ele tem alguns recursos melhores, mesmo que obsoletos
su12
Active Level 9
Galaxy A
Eita o S7 tem realmente configurações melhores...
0 Kudos
MauMauGalaxy
Active Level 9
Galaxy A
Basta vc selecionar a proporção da foto que muda a resolução.
Pra vc saber em quantos MegaPixels está cada resolução basta multiplicar os valores (Ex: 3:4 - 3024 X 4032 = 12.2mp)
0 Kudos