Resolvido! SOLUCIONADO

Tópico original:

Fotos noturnas

(Tópico criado em: 05-31-2020 03:34 PM)
908 Exibições
danpedroso
Active Level 7
Opções
Galaxy Note
Boa tarde amigos!

Quanto mais eu olho para o universo, mais fascinado eu fico. 

Já fiz alguns posts aqui sobre astrofotografia e a possibilidade de fazer com os nossos celulares da Samsung utilizando o modo pro da câmera.

Noite passada aproveitei um pouco o tempo e testei um novo método que facilitou bastante a vida. Utilizei um app chamado Intervalometer para tirar as fotos automaticamente. Fiz uma sessão de 477 fotos. 

As configurações foram as seguintes:
Aparelho: Galaxy Note 10+
ISO 50 (na cidade tem muita luz)
Tempo de exposição: 15s 
Intervalo entre as fotos: 1s
Abertura da lente: 1.5
Tempo total de exposição: Aprox. 2h10min
Acessórios: tripé para celular e nada mais

Um detalhe, apontei para uma região do céu que eu conseguisse pegar o eixo de rotação da terra. E o resultado sempre me trás alegria. Por mais amadoras que sejam as imagens, quando comparadas a câmeras profissinais, é lindo observar a dinâmica desse universo numa espécie de "equilíbrio caótico". 

image


image


Depois de toda a sessão tirada, utilizei o LightRoom para dar uma melhorada no contraste e detalhes das imagens, é um app bom por que você pode editar uma única foto e aplicar toda a edição para as demais de uma só vez... 

image


Para juntar as imagens e formar o rastro das estrelas, utilizei o App Star Trails

image


Utilizei também o App Time Lab para criar o video. Criei 3 versões, a 24 FPS, 30 FPS e 60 FPS. Vou tentar postar a versão de 60 FPS aqui👇👇 


De antemão peço desculpas pela qualidade ruim do vídeo, tive que abaixar drasticamente para conseguir postar aqui. 

Obs: Por favor Samsung melhore o serviço de upload na comunidade, dificilmente consigo postar um vídeo por aqui, mesmo quando ele fica dentro do limite de 100 MB 


Então members, hoje em dia não precisamos investir rios de dinheiro para para fazer imagens assim. Todos nós temos celulares, que na sua maioria, são capazes de fazer isso apenas com alguns apps e um tripé (R$ 30,00). Algo impensável anos atrás... Claro que quanto melhor a qualidade da câmera melhores serão os resultados. Porém, considero que está ao alcance de todos aqui...

1 Solução


Soluções aceitas
Solução
JoãoVítor
Expert Level 5
Galaxy Note
Mesmo você não se considerando um profissional, eu te considero um ótimo fotógrafo, e sim profissional, pois não me parece simples tirar fotos assim da estrela.
Conheci agora no seu tópico qual exposição usar, abertura da lente, iso e muito mais.
Que bacana! Tenho um binóculos aqui também e quero um telescópio também, é muito bom observar fenômeno que é o céu. Eu penso até em acampar um dia só para ficar observando as estrelas, chuva de meteoros, satélites e muito mais.
Por nada! 👏🏻😊 Vou tentar fazer uma foto assim também e depois compartilho aqui. Abraços, estamos juntos. ✌🏻

Exibir solução no post original

15 Comentários
SSP
Expert Level 2
Galaxy Note
Aqui tem muita luz também... Tô esperando a oportunidade pra usar a 3200 de ISO
danpedroso
Active Level 7
Galaxy Note
Já fiz algumas tentativas mesmo na zona rural, mas o ISO 3200 pelo menos no meu caso sempre causou muito ruído. aí acabo opitando por abaixar um pouco para 1600 ou 800 no máximo... e compenso no tempo de exposição...

Já utilizou esse ISO em alguma foto? se sim, se incomodaria de postar aqui para eu dar uma olhada como ficou?
SSP
Expert Level 2
Galaxy Note
Eu testei umas vezes em um ambiente interno mas o resultado foi que as cores sempre ficavam meio esverdeadas, no RAW não mas eu não sei editar
RMacedo83
Active Level 4
Galaxy Note
Cara... que perfeito esse céu!
danpedroso
Active Level 7
Galaxy Note
Da uma olhada nos outros posts que eu fiz sobre astrofotografia. Está no meu perfil, acho que vai gostar...
RMacedo83
Active Level 4
Galaxy Note
vou olha sim com certeza! valeu
LuizBocao
Expert Level 5
Galaxy Note
Belas imagens.
danpedroso
Active Level 7
Galaxy Note
obrigado meu caro!
JoãoVítor
Expert Level 5
Galaxy Note
Você é profissional? Ficou excelente as fotos e o vídeo ainda mais. Me apaixonei nesse céu estrelado 😍