Tópico original:

verificação de 2 fatores: como lidar com isso de uma maneira fácil?

(Tópico criado em: 04-23-2020 09:58 AM)
2136 Exibições
Sionkob
Expert Level 1
Opções
Guias da Comunidade
(O primeiro post que eu fiz estava totalmente bugado no modo claro, então repostei ele novamente e deletei o antigo)


Atualmente a V2F (verificação de 2 fatores) é a melhor forma de manter uma conta protegida, pois mesmo que alguém tenha a sua senha, esta pessoa só poderá entrar depois de um código ser enviado para você, impossibilitando a invasão, no entanto, a V2F é enviada normalmente por um SMS ao proprietário da conta, imagine a seguinte situação: você compra um dispositivo novo ou formata o seu atual e vai adicionar a sua conta, adicionar o email e a senha, até que você necessita colocar um código que foi enviado no seu número de telefone, isso não seria um problema se seu smartphone não estivesse sem sinal, o smartphone vira um peso de papel até o SMS chegar, pois se for uma conta google você não consegue terminar as configurações do celular e se for uma conta Samsung você acaba não conseguindo fazer o backup dos seus dados. Isso aconteceu comigo quando eu formatei o meu dispositivo e ia fazer o backup da Samsung Cloud e foi um sufoco, já que o SMS com o código nunca chegava porque não tinha sinal, então quando eu finalmente consegui fazer meu login e recuperar meus dados fui baixar um autenticador, nele você adiciona suas contas onde a V2F está ativa e o app começa a gerar códigos de validação temporários para determinada conta, facilitando o login numa situação onde você está sem sinal pra receber o código via SMS. Vou ensinar pra vocês como configurar o Microsoft Authenticator (ou Google Authenticator, já que tem a mesma função e a forma de adicionar contas é a mesma) também vou mostar algumas funções extras para facilitar o uso da V2F na Samsung Account ou na conta google também 


Primeiro passo: instale algum autenticador

Não instale qualquer um, escolha sempre opções de empresas confiáveis na play store existem duas opções: o Google Authenticator e o Microsoft Authenticator (mais recomendado por ser mais fácil de usar)

image


image



Escolha qualquer um dos dois e configure com sua conta google ou Microsoft dependendo de qual você escolheu


Agora vou mostrar pra vcs como acionar a verificação de 2 fatores na sua Conta Samsung 


Adicionar conta Samsung 

Esta é bem simples, entre em "configurações" e clique no seu perfil ou vá até "contas e backup" e após entrar na pagina da conta, entre em "senha e segurança"



image


image


image






image




image





Na aba "senha e segurança" clique em "validação em duas etapas"



image





*a partir desse momento, por segurança usarei imagens do Sammobile, as imagens estarão em inglês

Se a verificação em duas etapas estiver ativada, haverá uma função chamada "usar aplicativo autenticador" basta clicar ali e uma tela parecida com a do centro irá aparecer 




image



Agora é o momento de usar o Autenticador, irá aparecer uma chave e um código QR que você deve escanear no aplicativo autenticador, após adicionar sua conta, um código será gerado no autenticador por 30 segundos, você deve digitar o código mostrado lá, após isso sua conta Samsung está cadastrada no autenticador e você pode usar os códigos gerados por ele para entrar na conta a partir de agora 


Outra coisa interessante são os códigos de backup, esses são códigos que você pode usar quando não puder usar nem o Autenticador e nem o SMS, na Conta Samsung tem 5 códigos com 9 dígitos cada um, podendo usar cada um dos 5 apenas uma vez, quando todos os códigos já tiverem sido usados, você pode pedir mais  


image




Esses códigos também estão na sua conta do google ao ativar a verificação em duas etapas lá, guarde esses códigos em um local seguro e que você não perca, pois são importantes em emergências


1 Comentário
Bunny17
Beginner Level 2
Guias da Comunidade
Gostei
0 Kudos