Tópico original:

Como transformar a SmartTag2 em um controle remoto para a câmera

(Tópico criado em: 12-08-2024 06:43 PM)
134 Exibições
BTold
Expert Level 5
Opções
Acessórios

Funcionamento da automação na prática, na câmera do Blackmagic. Resultado final.

Bom pessoal, sabem aqueles controle remotos por Bluetooth que são usados para acionar o app da câmera de longe e começar a gravar ou fotografar? Pois bem, eu estava pensando em uma alternativa para transformar a SmartTag2 em um daqueles controles, o porém é que ela não tem essa funcionalidade nativa, então eu improvisei.

Primeiramente, criei uma rotina no SmartThings para que quando um botão fosse pressionado, enviasse uma notificação para o meu celular. Essa notificação seria como se fosse uma criptografia para o Modos e Rotinas captar e executar determinada ação, pois ainda não existe uma forma prática de fazer esses apps conversarem entre si.
image
Rotina no SmartThings com a mensagem, pode ser qualquer código que você quiser, eu digitei caracteres aleatórios. 

Depois, você vai nas opções de configurar automação no botão da SmartTag, e seleciona para executar a rotina que criou anteriormente:
image
Automação da própria SmartTag2

Feito isso, você vai baixar o módulo Routines+ no Good Lock para ter mais opções e criar o seguinte tipo de rotina no Modos e Rotinas:
image
Tela do Modos e Rotinas 
Em notificações recebidas, põe o mesmo código que digitou no primeiro passo no SmartThings e determina que só pode valer o comando se receber do próprio app SmartThings, para não haver incompatibilidade com outros apps.
No então, será utilizada a função Touch macro do módulo Routines+, e aí você terá que gravar o pressionamento do botão na tela, simulando o mesmo lugar que teria que pressionar no app de gravação para começar a gravar.

Esse método é legal porque funciona com o app que você quiser e não fica limitado apenas à câmera nativa.

image
Uma dica para quem tem Galaxy Watch, é que a mesma rotina pode ser iniciada por ele, sem a necessidade da SmartTag2.

O lado negativo desse método é que ele só vai funcionar se você tiver conexão com Internet, pois é a única forma do SmartThings enviar a notificação com o código para o celular e o Modos e Rotinas receber para executar a ação. Se esse método funcionasse por Bluetooth também, seria bem melhor. Além disso, tem um pequeno atraso, mas pode servir para quebrar um galho na falta do controle remoto.

No mais é isso, vocês podem conferir o resultado final no vídeo para ver o truque em ação, apenas pressionei o botão da minha tag para gravar o vídeo, sem tocar no celular.
7 Comentários
Lƴ
Expert Level 5
Acessórios
Gostei dessa dica, pois ainda não havia encontrado uso para minha tag.
BTold
Expert Level 5
Acessórios
Dá para explorar bastante possibilidades com esse tipo de rotina
0 Kudos
AcQueiroz
Expert Level 5
Acessórios
Dica de milhões, BTold. Só usei a SmartTag 2 apenas uma vez só pra colocar a mesma na minha mochila de viagem em um bate e volta que fiz pro interior.
BTold
Expert Level 5
Acessórios
E eu ainda não usei a minha para rastrear nada nenhuma vez, acredita? Ainda não tive oportunidade, por isso fico experimentando as outras funções dela 😅.
AcQueiroz
Expert Level 5
Acessórios
E queria ter um pet para usar a tag nele. E fiquei curioso pra ver se tinha essa função desde que members usaram o Watch para tirar fotos dos smartphones em outros ângulos como tetos.
LetíciaDS
Expert Level 5
Acessórios

- Nossa, que top! Já tinha ouvido falar dessa possibilidade mas não encontrava em lugar nenhum a explicação. Vou testar!

BTold
Expert Level 5
Acessórios
Testa com calma, principalmente a parte do touch macro, e não seleciona um app específico para ele funcionar, porque pode dar bug, pois ele sempre vai tentar abrir o app mesmo que já esteja aberto 😂.
0 Kudos