Tópico original:

S22 Ultra - Qual resolução usar em cada momento?

(Tópico criado em: 03-14-2023 08:15 AM)
152 Exibições
GabrielsLeal
Beginner Level 4
Opções
Fotos
Fala pessoal, tudo bem? Tenho um 22 Ultra e na camera vejo várias opções de resolução (3:4, 9:16, 1:1, full e a que não entendi 3:4 108MP (3:4 ou 108? Kkkkkk).

A questão que coloco no momento é, em qual situação, genericamente, vou usar cada resolução? Ex: tiro muitas fotos do quadro da faculdade, com zoom 10x, sempre fico brincando com essas resoluções, mas quase n vejo diferença, somente que algumas eu não consigo enquadrar tão bem a o quadro na foto. 

A 108mp não consigo usar pois o zoom max é de 6x
9 Comentários
CKieling
Active Level 7
Fotos
Sempre utilize 3:4. É a proporção padrão do sensor utilizado pela Samsung. O resto (16:9, full, etc) é crop (corte com perdas) de áreas não utilizadas pelo sensor. Em qualquer outro fator de proporção você não terá utilização total do sensor.

Quantos aos 108mp, ocorre o seguinte. 3:4 com combinação de pixels que te entrega uma foto de 12mp e 3:4 sem combinação de pixels que te entrega uma foto de 108mp.

O recomendado é utilizar 108mp só se precisar fazer algum corte para aproximar algo. Senão, deixa em 3:4 combinando os pixels que a qualidade da imagem sai melhor.
Fotos
Discordo. 3x4 é boa pra tirar foto de rosto de pessoas, da mais definição, principalmente a 3x4 com 108MP, capta cada detalhe com bastante definição e é boa pra postar nas redes sociais.
As resoluções 16:9 é boa pra fazer imagens de paisagem, na horizontal e na vertical é boa pra fazer story e pra essa finalidade (story) você pode abusar da sua imaginação, tirar foto de pet, por exemplo.
A resolução full não uso com tanta frequência, mas é ótima pra fotografar a natureza e as bordas da foto distorce menos
0 Kudos
CKieling
Active Level 7
Fotos
Toda proporção fora de 3:4 e um crop...isso pode ser feito no pós processamento. 3:4 e o tamanho do sensor e só nessa proporção se tem a resolução total do sensor (108 ou 12mp).
0 Kudos
Fotos
Eu sei, me refiro a sua fala de que sempre utilize 3x4. Discordo, dependendo da situação, usar outras proporções é até melhor, tendo em vista que as pessoas usam a câmera para diversas finalidades.
0 Kudos
CKieling
Active Level 7
Fotos
Sim, aí é erro de comunicação nossa. Sempre utilize 3:4 na captura. Depois sim, no pós dependendo da finalidade, usa-se a proporção que quiser...de boa.
0 Kudos
Fotos
Não sei se isso é uma boa ideia...dependendo do aparelho, tirar a foto, depois recortar perde muito a qualidade, principalmente quando você vai postar nas redes sociais. Quanto menos recorte melhor
0 Kudos
CKieling
Active Level 7
Fotos
Não perde. E isso que ocorre ao capturar em 16:9. Só corta as bordas. Claro que existe sensor 16:9, ou existia (meu falecido LG G4 tinha sensor nativo 16:9). Claro, se tu fizer o corte no snapseed e salvar em .jpg 80% evidentemente perderá qualidade. Mas aí depende da configuração do aplicativo.
0 Kudos
MárcioMarosti
Expert Level 5
Fotos
O formato 3:4 é o padrão das câmeras. Os demais formatos são recortes (imagens cropadas) e, portanto, perdem qualidade. Sugiro sempre utilizar o 3:4, pois terá a imagem inteira. A resolução de 108MP captura mais detalhes, com bastante informações. Utilize, caso necessite recortar algum detalhe, pois é um arquivo muito grande e ocupará bastante espaço na memória de seu S22 Ultra.
MI-S20FE
Expert Level 3
Fotos
4:3 ou 3:4 são as melhores cara, as outras perdem muita qualidade e ficam uma foto ruim