Tópico original:

A10 + perfil de trabalho + discador de terceiros

(Tópico criado em: 03-21-2021 07:55 AM)
269 Exibições
romulocarlos
Active Level 3
Opções
Galaxy A

Olá pessoal.

 

Meu primeiro post aqui. Espero poder ajudar e ser ajudado.

 

Seguinte... após muitos anos com outras marcas, voltei pra Samsung. E já volto enfrentando um problema bem chato.

 

Eu uso uma conta pessoal e uma conta de trabalho (também chamada "G-Suite" ou "Google For Work"). Este último cria um espaço "paralelo" no celular, separando contatos, agenda, email, etc, pra não ficar junto com as coisas pessoais.

 

Consigo configurar ambas, e tudo funciona certinho, exceto o discador. Ele não é copiado para o perfil de trabalho. Com isso, as chamadas efetuadas e recebidas ficam "amontoadas" no discador do perfil pessoal, e isso tem me incomodado um bocado.

 

Outro problema que isto me trás é que uso outro discador, o TruePhone (super indico), mas no perfil de trabalho ele alega que o aplicativo nativo de telefone foi desativado ou desinstalado, e só me dá a opção de fechar. A título de testes, instalei o Google Dialer, e este pára na tela que pede permissão pra gerenciar e fazer chamadas telefônicas. Ou seja: não é um problema específico do TruePhone - até porque, funcionava perfeitamente nos meus aparelhos anteriores.

 

Fiquei boa parte da manhã com o suporte da Samsung e Google, e o da Samsung solicitou fazer hard reset (o que já havia sido feito) e/ou enviar o aparelho de volta pra assistência, e sabemos que isso não vai resolver. Já o Google acredita piamente que seja algo relacionado ao Knox ou à forma como a Samsung implanta o perfil de trabalho. E também acredito, pois nos meus celulares anteriores tudo ficava separado, incluso o discador.

 

Daí, pesquisando mais a respeito e fazendo outros testes, percebi que nem todos os apps "Telefone" são copiados para o perfil de trabalho, e acho que é isto que impede a separação da lista de chamadas e também a instalação de discadores de terceiros. Vejam o perfil pessoal (ignorem o azul, é ele o TruePhone):

 

pic-p.jpeg

 

Já no perfil de trabalho...

 

pci-t.jpeg

 

Daí, pergunto: a Samsung funciona é desta forma mesmo, ou tem algum jeito de colocar o discador nativo no perfil de trabalho?? Outros aparelhos da marca, como funcionam nesse sentido, alguém pode informar por gentileza?

 

Meu aparelho é um A105M/DS, Android 10, patch de DEZ/2020.

 

Qualquer dica é bem vinda. Agradeço de antemão.

6 Comentários
JenniferA54
Expert Level 1
Galaxy A
como é isso de perfil de trabalho???
0 Kudos
romulocarlos
Active Level 3
Galaxy A

Olá Jennifer.

 

Um perfil de trabalho é uma conta empresarial da Google (você paga por ela), que pode ter qualquer tipo de email além de @gmail. Você tem que "comprar" sua conta junto à Google, e ela vem com diversos benefícios a mais, como mais espaço no Drive, melhor gerenciamento da conta, suporte por chat (não disponível pra contas comuns), entre outros.

 

Uma vez configurada no celular, ela cria "clones" de vários aplicativos do telefone, para que seus dados pessoais não fiquem amontoados com os contatos do trabalho. Por exemplo: você tem o app de contatos pessoais e o app de contato para o trabalho. Vale para outros apps também, incluso Facebook, WhatsApp, e todos os demais que a conta profissional permita.

 

Qualquer dúvida, pergunte.

0 Kudos
Opções
Galaxy A

Olá, romulocarlos!  Lamento que isso tenha ocorrido, entendo como deve ser frustrante essas situações! Contudo, recomendo que entre em contato com os desenvolvedores do aplicativo para que eles possam sanar a sua questão mais profundamente. Pois, não consigo te dar uma informação mais detalhada sobre app não nativo. Também recomendo que dê uma olhada na loja de aplicativos do seu smartphone e procure por atualizações para tentar solucionar o problema.

0 Kudos
romulocarlos
Active Level 3
Galaxy A

Bom dia Fernanda.

 

Obrigado pela resposta, mas como falei no primeiro post, o problema não é restrito ao TruePhone. Também testei com o Google Dialer, e ele também não funciona. No caso dele, não consegue ser configurado para ser o discador padrão, pois não há discador nativo no perfil de trabalho! De qualquer forma, já havia sim entrado em contato com o desenvolvedor do TruePhone, mas eles são bem lentos para responder.

 

Acredito piamente que seja algo na implantação do perfil de trabalho, vide os prints. Nos meus celulares anteriores (eram Motorola), o app funcionava perfeitamente bem. As chamadas pessoais ficavam no discador pessoal, as de trabalho no discador de trabalho (eu instalo o TruePhone em ambas as contas, ele é muito bom).

 

Infelizmente não tenho outro Samsung para testar, mas se você tiver uma conta Google For Work, e ela estiver configurada para criar um perfil de trabalho (ou seja, separar seus dados pessoais dos dados do trabalho), configure e verifique o resultado. Veja a lista de apps, faça chamadas. Se agir igual ao meu, verá que os contatos, por exemplo, ficam separados, mas as chamadas efetuadas/recebidas ficam só no app pessoal. Isso é ilógico, visto que tenho uma conta de trabalho e quero que os dados de trabalho fiquem é na conta de trabalho!

 

Esta configuração de separar os dados é recomendada, e tem que ser feita no painel de administração da sua conta de trabalho, caso contrário, o perfil de trabalho não será criado e seus contatos pessoais vão se misturar com os de trabalho. Imagine você com mais de 250 contatos de trabalho e mais de 300 pessoais, tentando achar o "José Silva" do perfil pessoal no meio da lista do WhatsApp, por exemplo?? Por isso é recomendada.

 

Qualquer dúvida, mande mensagem. Ainda estou à procura de uma solução, mas até agora, nada...

0 Kudos
romulocarlos
Active Level 3
Galaxy A

Fernanda e Jennifer, neste vídeo demonstra como funciona o perfil de trabalho:

https://www.youtube.com/watch?v=jhEzFmV-WPk

0 Kudos
romulocarlos
Active Level 3
Galaxy A

Nenhuma dica?! :(

0 Kudos