Tópico original:

A54 descarregando rápido e esquentando

(Tópico criado em: 02-04-2026 06:24 PM)
194 Exibições
elttonlopes
Active Level 3
Opções
Galaxy A

image

Tenho o A54 a 2 anos e alguns meses, vai fazer 3 anos em maio, e sempre uso carregador original nele e to tendo esse sério problema de descarga rápida da bateria.
Tenho que carregar 2x ao dia, e se eu precisar muito, tenho que carregar 3x. Até comprei um power bank de 10.000 mah da Samsung pra não correr o risco de ficar sem bateria ao longo do dia
Porque ele mal faz 3h20m de tela ligada, tanto faz no wifi ou dados móveis, e ele ta esquentando muito rapidamente mesmo em tarefas simples como ver Instagram ou mandar mensagens no WhatsApp por pouco tempo.
Mais alguém também tá com esse problema?

Tô considerando em levar ele nesse ano na autorizada pra trocar a bateria, pq to desconfiando de desgaste, mas quando testo ela no diagnóstico do members, diz que ela ta normal.
10 Comentários
klucasgomes
Active Level 10
Galaxy A
Redes sociais consomem muita energia mesmo, isso é normal. Somando a bateria que tem vida útil e as atualizações que não prejudicam, mas seu aparelho foi projetado para uma versão e hoje já está em outra completamente diferente, provocam o impacto maior na bateria.

Uma sugestão: gerencie os dados em segundo plano de redes sociais que não precisa das notificações o dia todo. Dá para fazer em todos os apps, mas vi que redes sociais são mais comuns.

No meu caso é o WhatsApp que não roda de fundo; para você talvez faça sentido o Instagram não rodar de fundo. Otimizar apps vai ajudar.

Também recomendo o recurso "bateria adaptável" (pesquise nas configurações) caso não esteja ativo, e também a economia de energia adaptável.

Para efeito de comparação, o A35, que é o A54 com mais tela e menos câmera basicamente, está fazendo entre 4 e 5h de tela, com pouco mais de um ano de uso. Mas aqui o problema já sou eu mesmo, que faço tudo pelo aparelho e uso um multitarefas que superam o normal 😂

Otimize os apps que não usa, mantenha atualizado, deixa o aparelho aprender seus padrões de uso para ativar ou desativar a economia de energia e também adaptar apps no modo de bateria adaptável, mexa nas configurações de emergência (algumas são inúteis), reinicie o aparelho com frequência com a otimização automática.

A bateria não vai se regenerar, mas isso vai ajudar.

O Exynos 1380 esquenta mesmo. É um baita chip, não aquecia no A54, mas também não aquecia meu A35. É um baita chip, mas o peso das atualizações com o tempo que acaba com toda bateria são os maiores "provocadores".

Dica extra: evite fechar apps do multitarefas. O Android foi projetado para isso. Deixe tudo ali, assim o aparelho vai entender o que você abriu uma vez no dia, o que usa mais ou usa menos ... Uma coisa que me ajudou a controlar isso foi usar o Good Lock para mudar o estilo do multitarefas.
Samsung_moderador
Global Community Manager
Global Community Manager
Opções
Galaxy A

Olá, @elttonlopes. Gostaríamos muito de ajudá-lo, pedimos por favor, que realize a configuração que compartilhamos abaixo, para otimizar o desempenho do smartphone. 

• Otimizar o telefone:  

(Configurações > Assistência Do Aparelho > Otimizar Agora).  

Isso encerra aplicativos em segundo plano, verifica apps e funções que consomem muita bateria, possíveis aplicativos infectados (malware) e sugere configurações para reduzir o consumo de bateria. 

Caso mesmo após concluir o procedimento, o sintoma ainda persista, entre em contato conosco através de nossos Canais Digitais para acompanharmos o caso de perto e auxiliá-lo da melhor maneira possível.  

Segue o link: https://cutt.ly/cwqfWFAD 

0 Kudos
Felipe492
Active Level 8
Galaxy A
A vida útil das baterias da Samsung esta muito ruim, ainda mais esse processador que é um forno, veja se a traseira não apresenta nenhuma elevação, tive que trocar a bateria do meu M35 em menos de 1 ano devido a vida útil e estufamento.
0 Kudos
123Ric
Active Level 4
Galaxy A
o meu eu ando e com uma bateira de caminhao ja pra nao fica na mao com ele 😊
0 Kudos
Carlos_Silvaa
Active Level 6
Galaxy A
O meu está do msm jeito, tendo q carregar 3x ao dia mais ou menos. Na espera da one ui 8.5 pra ver se melhora
0 Kudos
glebi
Beginner Level 2
Galaxy A
Eu estou cm o mesmo problema, meu celular não faz nem 3 horas de tela direito, sempre andando cm carregador, e meu celular não descarrega mais em 0, descarrega em 22%, 15%, ta ruim *** viu
0 Kudos
Darlanem
Active Level 3
Galaxy A
Tive a impressão que depois das últimas atualizações esse problema se agravou.
0 Kudos
dayyyyy
Active Level 7
Galaxy A
Nao aguento mais essa bateria do A54!
0 Kudos
teto2027
Active Level 2
Galaxy A
Meu A54 esta do mesmo jeito, carrego 2x no dia, e esta esquentando bastante 🔥
0 Kudos