Resolvido! SOLUCIONADO

Tópico original:

Anomalia no celular (vírus?)

(Tópico criado em: 06-16-2021 11:38 AM)
678 Exibições
L3003L
Active Level 1
Opções
Galaxy A
 Bom dia! Tentei escrever na área de perguntas mas não pode colocar muitos caracteres. Esperoa ter botado na área certa (meu celular é um Galaxy A31). Ontem a noite aconteceu algo preocupante com meu celular. Cheguei em casa e abri o Facebook para ver meu feed e do nada alguns apps começaram a se instalar sozinhos! Eu via as mensagens na tela aparecendo "o ícone foi movido para a tela inicial". Os apps eram Coin Master, Candy Crush, Wish e Samsung Itaú Card e provavelmente muito mais se eu não desligasse a internet. Nesse dia eu não havia feito download de nada no meu celular. A única coisa que fiz de diferente foi atualizar o Samsung (que já estava pedindo faz alguns dias pra atualizar) pela parte da manhã. Pois bem após desligar a internet eu executei a verificação completa do aparelho usando um antivírus que tenho a bastante tempo e me ajudou muito a apagar arquivos maliciosos. Após a verificação ele não encontrou nada e então liguei novamente a internet e os apps começaram a se instalar sozinhos.... Tentei ir em configurações e ver todos os apps que que tinham permissões de instalar de fontes desconhecidas mas não resolveu. Conclui que era direto da playstore mesmo. Procurei na internet ajuda e não encontrei muito a respeito. Os poucos que falavam sempre tinham algo em comun: vírus !
No final das contas eu só consegui parar essa anomalia depois que vi um vídeo no YouTube ensinando a resolver e foi desativando um arquivo do sistema android chamado market comentários algo assim. De repente parou. Desativei a playstore e fiz outra verificação completa mas ainda não achou nada. Estou preocupado pois ainda acho que tem algo macabro no meu celular. Hoje a noite itei ativar novamente o arquivo do sistema e irei ver se tudo volta acontecer ou não. E sobre eu ter apks de terceiros no celular: sim eu baixei alguns apks porém faz um tempinho. Acha que existe possibilidade de algum deles ter infectado o cel e só estavam esperando o comando? Caso alguém estiver ou já teve o mesmo problema se manifeste por favor

1 Solução


Soluções aceitas
Solução
Losanti123
Active Level 10
Galaxy A
Não instale Apks de Fora e sim eles podem esperar algum comando do sistema para iniciar o vírus, faça o seguinte apague imediatamente todos os arquivos apks que tem no seu smartphone, delete os caches do sistema(OBS: Esse processo vai apagar só os caches do sistema mais nada! Não apaga-ra dados das configurações ou dados dos apps ,preste muita ATENÇÃO) https://youtu.be/TXnxIFjxwNM há e em alguns casos é botão power+botão volume mais+botão Bixby assista o VÍDEO PRIMEIRO! Delete os apps que o vírus instalou ,force a parada da aplicação Rastreamento do sistema ,limpe os dados ,caches da Internet (Chorme ou Samsung Internet)e execute de novo a verificação de segurança pelo assistente do aparelho

Porfavor me diga se ajudou se não tentarei te ajudar o máximo possível, Se puder clique nos três pontinhos ao lado do meu comentário é clique em solucionado 😊😉Abraços

Exibir solução no post original

4 Comentários
Solução
Losanti123
Active Level 10
Galaxy A
Não instale Apks de Fora e sim eles podem esperar algum comando do sistema para iniciar o vírus, faça o seguinte apague imediatamente todos os arquivos apks que tem no seu smartphone, delete os caches do sistema(OBS: Esse processo vai apagar só os caches do sistema mais nada! Não apaga-ra dados das configurações ou dados dos apps ,preste muita ATENÇÃO) https://youtu.be/TXnxIFjxwNM há e em alguns casos é botão power+botão volume mais+botão Bixby assista o VÍDEO PRIMEIRO! Delete os apps que o vírus instalou ,force a parada da aplicação Rastreamento do sistema ,limpe os dados ,caches da Internet (Chorme ou Samsung Internet)e execute de novo a verificação de segurança pelo assistente do aparelho

Porfavor me diga se ajudou se não tentarei te ajudar o máximo possível, Se puder clique nos três pontinhos ao lado do meu comentário é clique em solucionado 😊😉Abraços
L3003L
Active Level 1
Galaxy A
Bom eu ativei novamente o arquivo "market feedback" do sistema e não voltou a instalar sozinho mas desativei ele novamente só por precaução. Fiz outra atualização da Samsung agora pouco. Deletei arquivos apk e fiz a limpeza de cache como ensinado no vídeo e até agora posso dizer que estou tranquilo. Caso isso volte a acontecer eu aviso mas espero de coração que não. Estou com uma versão melhorada do meu antivírus inclusive. Obrigado pela ajuda
0 Kudos
Opções
Galaxy A

Olá, L3003L!
Qual é a versão atual do seu android?

E só confirmando, esses apps foram instalados do nada, ou seja, você não os tinha já instalados antes, é isso? Pois, se eles foram somente atualizados, então deve ser porque a atualização automática da Play Store está ativada. 

Mas no caso, os APKs que você instalou talvez possam sim, ter instalado esses apps ou terem consigo vírus, pois, não foram verificados por ninguém, nem pela Google nem pela Samsung. Por isso que, não é recomendado baixar aplicativos fora da Google Play Store e Galaxy Store, pois, esses aplicativos não são validados por nenhum sistema de segurança e podem acarretar problemas no aparelho.

0 Kudos
L3003L
Active Level 1
Galaxy A
eu Android é o 11. Eu nunca tinha instalado esses apps na vida. Uma amiga minha disse até que isso era normal e aconteceu no celular do pai dela quando atualizou o Samsung. Mas não acredito que seja um simples bug... Acho que é algo bem estranho. E bom se existe possibilidade de pegar vírus até na próprios playstore que dirá com esses apks hein... Acho que dar um stop nisso
0 Kudos