Tópico original:

Atualização One UI 5.0 para A52 5G (SM-A526B)

(Tópico criado em: 01-10-2023 08:13 PM)
994 Exibições
EmilioRothert
Active Level 8
Opções
Galaxy A
Número da compilação : A526BXXU1DVK2
Versão Android : T(Android 13)
Data de lançamento : 2023-01-10
Nível do patch de segurança : 2022-11-01
 
A atualização já está disponível para todas as operadoras!
 
image
 
 
image
 
Atualização do One UI 5 (Android 13)

O One UI 5 oferece uma personalização mais poderosa e facilita a realização de tarefas em seus aparelhos Galaxy.



Design visual

Novos ícones e ilustrações de apps
Os símbolos de ícone estão maiores, formando uma aparência mais ousada, que facilita a busca. Gradientes de plano de fundo sutis e contraste aperfeiçoado dão uma sensação mais renovada e natural. Foram criadas novas ilustrações de ajuda, para dar uma aparência consistente a todos os apps.

Mais suave do que nunca
Novas animações e efeitos de transição tornam a alternância entre telas mais natural. Animações e outros retornos visuais são exibidos instantaneamente ao tocar na tela, tornando as interações mais intuitivas. A velocidade de rolagem também foi aperfeiçoada, para tornar a rolagem mais suave em toda a One UI.

Efeitos de desfoque e cores aperfeiçoados
Os efeitos de desfoque de plano de fundo no Painel rápido, na Tela inicial e em todo o One UI foram aperfeiçoados com cores mais brilhantes, para uma experiência mais nítida e consistente. Esquemas de cores de apps simplificados ajudam você a evitar distrações e concentrar-se na sua tarefa atual.


Personalização

Personalize sua Tela de bloqueio
Basta tocar e segurar a Tela de bloqueio para editar. Simples, não é mesmo? Personalize seu papel de parede, estilo de relógio, configurações de notificação e muito mais, com a pré-visualização em tempo real – tudo em um só lugar.

Mais opções de papel de parede
As configurações de papel de parede foram redesenhadas, tornando mais fácil encontrar o papel de parede perfeito para as Telas de bloqueio e inicial. Nunca tivemos tantas imagens, vídeos, cores e filtros para escolher.

Mais opções para sua paleta de cores
Está mais fácil encontrar as cores certas para você. Escolha entre até 16 temas de cores com base no seu papel de parede, bem como temas de cores predefinidos, criados para dar uma ótima aparência.

Identifique facilmente o chamador
Defina um plano de fundo diferente para a chamada de cada contato, e poderá identificar o chamador facilmente, com apenas uma visualização rápida.


Modos e rotinas

Escolha os modos com base na sua atividade
Escolha um modo com base no que você está fazendo, como se exercitando, trabalhando ou relaxando, e depois escolha o que deseja que seu telefone faça em cada situação. Por exemplo, ativar o Não perturbar quando estiver descansando ou tocar música quando estiver dirigindo.

O modo Hora de dormir agora é o modo de Sono
O modo de Sono permite automatizar mais ações na hora de dormir, como ativar o Modo escuro e alterar o modo de som.

Mais fácil de descobrir rotinas predefinidas
Uma aparência simplificada facilita a localização de rotinas que sejam úteis para você.

Verifique rapidamente as rotinas em execução
As rotinas em execução agora são exibidas na parte superior da tela de Rotinas, para que você possa entender o que está acontecendo e fazer alterações, se necessário.

Mais ações e condições para suas rotinas
Inicie rotinas automaticamente ao usar o modo Avião ou Roteador Wi-Fi. As rotinas agora podem abrir pares de aplicativos e ajustar o equilíbrio do som esquerdo/direito.


Widgets da tela inicial

Empilhe widgets na Tela inicial
Combine múltiplos widgets do mesmo tamanho em um único widget, para economizar espaço na tela inicial. Basta arrastar um widget para outro widget para criar uma pilha e deslizar para alternar entre os widgets. Você pode adicionar mais widgets à sua pilha a qualquer momento arrastando e soltando.

Receba sugestões na Tela inicial
O novo widget de sugestões inteligentes sabe o que você precisa antes de você. Ele sugere apps para usar, pessoas para ligar e outras dicas úteis. As sugestões são baseadas nos seus padrões de uso.


Multitarefa

Troque o modo de exibição com um gesto
Troque de tela cheia para Exib. em tela dividida deslizando com dois dedos da parte inferior da tela. Troque de tela cheia para Exib. em pop-up deslizando com um dedo de qualquer canto da parte superior da tela em direção ao centro. Os gestos podem ser ativados ou desativados em Configurações > Labs.

Abra apps rapidamente em tela dividida
Basta arrastar um app da tela Recentes para o lado da tela onde você deseja abri-lo.


Aparelhos conectados

Faça mais com seus aparelhos conectados
O menu de Aparelhos conectados foi incluído às Configurações, tornando mais rápido e fácil acessar recursos que funcionam com outros aparelhos, como Quick Share e Smart View.
Oculte notificações na sua TV
Ao visualizar o conteúdo do telefone na TV com o Smart View, você pode optar por ocultar as notificações na sua TV, para impedir que outras pessoas vejam suas informações pessoais.


Câmera e galeria

Amplie mais facilmente com uma mão
A barra de zoom foi condensada, para que você possa aumentar ou diminuir o zoom com um único toque.

Obtenha ajuda com o modo Pro
Um ícone de ajuda será exibido nos modos Pro e Vídeo profissional. Toque no ícone para obter dicas e orientações sobre como usar as várias lentes, opções e controles.

Adicione marcas d’água às suas fotos
Adicione automaticamente uma marca d’água em cada foto, contendo a data e hora em que a foto foi tirada, o nome do modelo do seu telefone ou outras informações personalizadas.

Single Take renovado
O modo Single Take foi redefinido e simplificado. Menos opções e tempos de gravação mais curtos tornam mais rápido e fácil obter ótimas fotos.

Escolha filtros com mais facilidade
O menu de seleção de filtros foi simplificado na Câmera, Editor de fotos e Editor de vídeo. Todos os filtros estão disponíveis em uma lista, tornando mais fácil encontrar o filtro perfeito para sua foto ou vídeo.

Personalize álbuns na Galeria
Escolha quais álbuns aparecem por padrão e oculte os usados com menos frequência, para evitar bagunça. Você também pode mesclar álbuns com o mesmo nome e criar álbuns que são atualizados automaticamente para incluir fotos das pessoas que você selecionar.

Visual totalmente novo para Histórias
Histórias criadas automaticamente na sua Galeria foram renovadas com uma exibição de apresentação de slides interativa. Basta tocar ou deslizar para alternar entre fotos e vídeos da sua história.


Editor de fotos e vídeo

Crie stickers a partir de qualquer foto
Crie stickers reutilizáveis a partir de qualquer foto da sua galeria. Basta selecionar a parte da foto que você deseja usar como sticker e ajustar a espessura e a cor dos contornos.

Mais maneiras de editar GIFs
Você pode cortar e ajustar a proporção de GIFs animados para deixá-los do tamanho certo. Você também pode usar os mesmos recursos de edição disponíveis para imagens estáticas, para decorar seu GIF como quiser.

Mantenha os efeitos do modo retrato mesmo após a edição
Os efeitos do modo retrato agora são mantidos mesmo após cortar ou alterar filtros, para que você possa ajustar o desfoque do plano de fundo a qualquer momento.

Desenhe formas perfeitas em fotos e vídeos
Use a ferramenta caneta para desenhar uma forma como um círculo, triângulo, retângulo ou coração. Segure o dedo na tela ao terminar de desenhar, para transformá-lo instantaneamente em linhas retas e ângulos perfeitos.

Novos stickers para fotos e vídeos
60 novos stickers emoji pré-carregados disponíveis para decorar suas fotos e vídeos.


Emoji AR e stickers

Novos stickers de Emoji AR
Ao criar um novo Emoji AR, 15 stickers são criados por padrão, oferecendo mais maneiras de se expressar. Se isso não for suficiente, também há mais stickers Emoji AR disponíveis para baixar, para que você sempre encontre um sticker que corresponda às suas emoções.

Faça mais com Emojis AR
Use fundos transparentes para stickers Emoji AR ou escolha qualquer imagem da sua Galeria para usar como plano de fundo para o seu emoji na Câmera Emoji AR. Você também pode parear dois emojis e criar danças e poses divertidas.


Teclado Samsung

Novos emojis disponíveis para pareamento de emojis
No Teclado Samsung, mais de 80 emojis adicionais estão disponíveis para criar um pareamento de emojis. Agora você pode combinar emojis baseados em animais, comida e outros objetos, além de expressões faciais. Escolha a combinação perfeita para expressar seus sentimentos.

Reorganize os botões de expressões no teclado Samsung
Toque e segure o emoji, sticker e outros botões para reorganizá-los.

Insira o kaomoji diretamente no Teclado Samsung
Dê mais cor às suas conversas e textos com expressões faciais predefinidas, criadas utilizando os símbolos do teclado. (*^.^*)

Personalize a linha da barra de espaço no Teclado Samsung
Você pode escolher quais teclas de função e sinais de pontuação serão exibidos na linha inferior do teclado, ao lado da barra de espaço.


Extraia e digitalize texto

Extraia texto de qualquer imagem ou tela
Extraia texto usando Teclado Samsung, Internet, Galeria ou sempre que tiver uma tela capturada. Cole o resultado em uma mensagem, e-mail ou documento em vez de digitar.

Receba sugestões com base em texto de imagens
Quando o texto aparece em uma imagem na Galeria, Câmera ou outros apps, ações serão recomendadas com base no texto. Por exemplo, se você tirar a foto de um letreiro com um número de telefone ou endereço da web, você pode tocar para ligar para o número ou acessar o site.
Os recursos de extração e sugestão de texto são compatíveis apenas com inglês, coreano, francês, italiano, alemão, espanhol, português e chinês.


Notificações

Receba somente as notificações que você permitir
Ao usar o app pela primeira vez, o app perguntará se você deseja receber notificações. Fique à vontade para dizer não aos apps que perturbarão você.

Acesso mais fácil aos controles de notificação do app
Algum app está enviando muitas notificações? É mais fácil do que nunca bloqueá-lo com as configurações de notificação reorganizadas, que posicionam os controles de notificação do app na parte superior. Você também pode acessar diretamente as configurações de notificação do app usando o botão na parte inferior do painel de notificação.

Escolha quais tipos de notificações os apps podem enviar
Agora você tem controle separado sobre se os apps podem exibir notificações pop-up, selos nos ícones de apps e notificações na tela de bloqueio. Permita todos os tipos, alguns ou nenhum. Depende de você.

Novo formato de notificações
Os ícones de apps estão maiores, facilitando a visualização de qual app enviou a notificação. O alinhamento do texto também foi aperfeiçoado para facilitar a leitura das notificações.


Configurações

Defina um idioma para cada app
Deseja usar alguns apps em um idioma e outros apps em outro? Agora você pode escolher qual idioma será usado para cada app em Configurações.

Defina exceções para Não perturbar
Agora você pode definir contatos individuais como exceções para Não perturbar. Seu telefone tocará ou vibrará quando as pessoas que você escolher ligarem e enviarem mensagens para você, mesmo quando o Não perturbar estiver ativado. Também é mais fácil definir apps como exceções para que você receba alertas de notificação deles mesmo quando o Não perturbar estiver ativado. Basta escolher os apps que você deseja permitir na nova grade.

Configurações aperfeiçoadas de sons e vibração
Os menus foram reorganizados para facilitar a localização das opções de sons e vibração que você precisa. Defina seu toque e altere as configurações de volume e vibração, tudo no mesmo lugar.

Otimização automática
A Assistência do aparelho mantém seu telefone funcionando da forma correta, realizando otimizações automaticamente em segundo plano. Para manter seu telefone nas melhores condições, você pode configurá-lo para reiniciar automaticamente quando necessário.


Segurança e privacidade

Verifique rapidamente o status de segurança do seu telefone
O novo painel de segurança em Configurações mostra se o seu telefone tem algum problema de segurança e ajuda você a corrigi-lo rapidamente.

Impeça o compartilhamento acidental de informações pessoais
O painel de compartilhamento informará quando você tentar compartilhar fotos que contenham informações confidenciais, como cartões de crédito, carteiras de identidade ou passaportes, para que você possa avaliar se realmente deseja compartilhá-las.

Informações de segurança e privacidade para sites da web
Um ícone aparecerá na barra de endereços do Samsung Internet para exibir o status de segurança de um site. Toque no ícone para saber quais informações o site da web coleta e rastreia.


Acessibilidade

Mais opções de acessibilidade no painel rápido
Fontes de alto contraste, inversão de cores, ajuste de cores e filtros de cores podem ser adicionados ao painel rápido para facilitar o acesso.

A lupa está mais fácil de acessar
Ative o atalho da Lupa nas Configurações de acessibilidade, para obter acesso rápido ao recurso Lupa. A Lupa usa a câmera do seu telefone para ampliar itens no mundo real, para que você possa dar uma olhada mais de perto ou torná-los mais fáceis de ler.

Mais assistência falada
Escolha entre vários tipos de retorno de voz, para obter ajuda ao usar o telefone, mesmo que não consiga ver a tela claramente. Você pode fazer seu telefone ler em voz alta a entrada do teclado, para ter certeza de que digitou da forma correta, usar o Bixby Vision para reconhecer objetos próximos e informar o que eles são e ativar descrições de áudio que explicam o que está acontecendo em um vídeo (somente para vídeos compatíveis).

Edite facilmente seu botão de Acessibilidade
Mantenha pressionado o botão Acessibilidade para alterar rapidamente os recursos que podem ser acessados usando o botão.

Novas ações disponíveis para ações de canto
Se você estiver usando um mouse ou trackpad, novas ações estarão disponíveis ao mover o ponteiro do mouse para um dos quatro cantos da tela. Agora você pode clicar e segurar, arrastar ou arrastar e soltar.


Alterações adicionais

Utilize vários temporizadores de uma só vez
Agora você pode iniciar um novo temporizador no app Relógio, mesmo que outro temporizador ainda esteja em execução.

Maior controle sobre os convidados de eventos do calendário
Ao adicionar um evento ao calendário do Google no app Samsung Calendar, você pode escolher se os convidados têm permissão para ver quem mais foi convidado para o evento e também escolher se podem convidar outras pessoas.

Adicione videoconferências aos seus eventos
Ao criar um evento no calendário do Google usando o app Samsung Calendar, você pode configurar uma videoconferência ao mesmo tempo. Todos os convidados para o seu evento receberão o link para a videoconferência.

Adicione stickers ao seu calendário do Google
Adicione stickers aos eventos no calendário do Google pelo app Samsung Calendar para facilitar a visualização rápida. Os stickers serão exibidos nas visualizações de calendário e agenda.

Fique por dentro dos lembretes do dia
A nova categoria Hoje exibe apenas lembretes do dia. Você também pode verificar os lembretes do dia na parte superior da tela principal do app Reminder.

Mostre e oculte lembretes finalizados
Você pode exibir ou ocultar os lembretes concluídos em qualquer categoria. Habilite para ver o que você já fez ou oculte para manter o foco nas coisas que você ainda precisa realizar.

Escolha a visualização certa para seus lembretes
Escolha a visualização simples para exibir todos os lembretes na tela de uma só vez ou uma visualização expandida, que inclui detalhes como data e condições de repetição.

Arraste e solte favoritos entre pastas
Mantenha seus favoritos no Samsung Internet organizados, arrastando e soltando-os entre as pastas.

Pesquisa mais poderosa em Meus arquivos
Escolha se deseja pesquisar todos os arquivos ou apenas os arquivos na pasta atual. Você também pode escolher entre pesquisar apenas nomes de arquivos ou pesquisar informações dentro de arquivos, como texto em documentos ou informações de localização em imagens. Quando sua pesquisa estiver concluída, você poderá ordenar os resultados por nome, data, tamanho ou tipo de arquivo.

Bem-estar digital redesenhado
O novo painel oferece detalhes de uso mais simples e facilita o acesso aos recursos de que você precisa, como temporizadores de aplicativos e relatórios de tempo de tela.

Obtenha ajuda em caso de emergência
Pressione rapidamente a tecla Lateral 5 vezes para ligar para os serviços de emergência, mesmo que o telefone esteja no bolso ou você não consiga falar.

Lista de contatos de emergência integrada
Crie uma lista de contatos de emergência que inclua as pessoas que você deseja contatar em caso de emergência. A mesma lista de contatos pode ser usada para recursos de emergência no seu relógio e no telefone.

Exibir nomes de apps no Painel Edge de Apps
Ative a opção Exibir nomes de apps para que os nomes dos apps apareçam sob os ícones dos apps.

* Alguns apps precisarão ser atualizados separadamente após a atualização do One UI 5.
5 Comentários
Ricardim
Active Level 1
Galaxy A
Ficou muito mais rápido
EmilioRothert
Active Level 8
Galaxy A
Não sei dizer se mais rápido, mas achei mais fluída. As pequenas animações, as multi tarefas, divisão de tela e popups ficaram mais práticas e funcionais. Até o consumo de bateria melhorou.
LucasdeMoraes
Active Level 3
Galaxy A
O galaxy A72 está desde dezembro sem a One Ui 5...
carlagraceila
Beginner Level 2
Galaxy A
Oi
EmilioRothert
Active Level 8
Galaxy A
Oi
0 Kudos