Tópico original:

Dicas de otimização para seu Samsung Galaxy (repost)

(Tópico criado em: 01-08-2023 09:44 AM)
759 Exibições
Makizo
Expert Level 4
Opções
Galaxy A
Não se preocupe com o uso de RAM

image

De acordo com o site oficial do Android, o sistema segue a filosofia de que memória não usada é memória desperdiçada. É por isso que você pode ter um dispositivo com 4, 6 ou 8gb de RAM, mas o Android vai continuar gastando a mesma coisa, algo em torno de 50%. O pessoal vê isso como um problema, mas na verdade é normal. Além disso, apps na memória RAM usam pouquíssima bateria, pois os processos geralmente são congelados, e ao reabrir, o processador não precisará ser usado novamente para recarregar o app do zero, assim gastando menos bateria e processamento, e apps de sistema como serviços, mesmo que você clique em "limpar", o próprio Android os reabre, o que gera um gasto de bateria ao fechar e reabrir os apps. Ao invés disso, reinicie o dispositivo a cada 2 ou 3 dias, caso esteja notando perda de desempenho. Para quem quiser mais detalhes, vou deixar o link do Android Developers aqui onde eles falam sobre como o Android aloca processos na memória.



Dica para aparelhos mais básicos: Substitua o Teclado Samsung pelo Gboard
image

Logo no início eu notei que o teclado Samsung usava mais memória RAM, passando dos 600mb para o serviço rodar em segundo plano em algumas ocasiões. Pensei que poderia ser um escalonamento, já que vinha de um smartphone com 4gb e esse tem 8. Instalei o Gboard e ele continua gastando exatamente a mesma memória que já gastava no meu antigo M21s, algo em torno de 100mb. Além disso, ele tem um controle de privacidade melhor, claro que ninguém sabe se isso realmente funciona, mas pelo menos o teclado do Google tem opções para desativar o envio de palavras para os servidores do Google, nas opções avançadas.

image


Suspender a execução de apps em cache 
image

Desde o Android 11 a Google implementou de forma experimental essa função. Ela fica nas opções do desenvolvedor e é necessário reiniciar o dispositivo para que as alterações tenham efeito. Pela descrição, apps em cache (que ficam minimizados na multitarefa) ficariam realmente "congelados" de fato, não podendo usar ciclos de CPU, comunicação com a internet, etc. Eu estou usando essa opção e não vi impacto no uso de apps na multitarefa, além disso, ela não afeta serviços de notificação, reprodução de música, etc, então pode ficar tranquilo para testar a função, pois eka não impactará nesses serviços. Achei que isso seria como é no iOS, onde apps na memória ficam totalmente paralisados, até um download do Spotify é cancelado se vc sair do app, e é por isso que o iOS gasta menos bateria. De qualquer forma, vale a pena usar, de repente para quem tem dispositivo mais simples pode ter um ganho de performance em apps em primeiro plano, mas não é garantido.
 
22 Comentários
Makizo
Expert Level 4
Galaxy A
A primeira postagem foi excluída, mas acho que é um bug do Samsung Members, por isso eu sempre copio a postagem anterior.
Majocunha
Active Level 5
Galaxy A
Onde eu acho essa parte de suspender?
EmilioRothert
Active Level 8
Galaxy A
Nas opções de desenvolvedor.
Para liberar vá nas configurações, sobre o telefone, informações de software, e clique várias vezes em número da compilação até que desbloqueie a opção.
Só tenha cuidado com as opções de desenvolvedor pois pode bugar seu aparelho se for mal configurado.
Majocunha
Active Level 5
Galaxy A
Oi eu tinha isso ,parece q ele pesa mais no celular
EmilioRothert
Active Level 8
Galaxy A
Isso não ocorre, pois já é parte do sistema.
Majocunha
Active Level 5
Galaxy A
Aparece assimScreenshot_20230109_095644_Settings_1000061932_1673269010.jpg
EmilioRothert
Active Level 8
Galaxy A
É isso mesmo. Agora desce até onde aparece a opção "Suspender a execução para aplicativos em cache"
Majocunha
Active Level 5
Galaxy A
Só aparece assim
Majocunha
Active Level 5
Galaxy A
Só assimScreenshot_20230109_095644_Settings_1000061932_1673269010.jpg