Tópico original:

Foco Macro (A13)!

(Tópico criado em: 10-16-2025 01:35 PM)
116 Exibições
VaSilGax
Active Level 3
Opções
Galaxy A

Pessoal, uma dúvida sobre a câmera: Estou tentando usar o modo MACRO (para tirar fotos bem de perto), mas as imagens não ficam nítidas, parecem sempre um pouco desfocadas.

Existe algum 'truque' ou distância ideal que preciso manter para conseguir um foco perfeito? Vocês têm alguma dica para estabilizar o celular e melhorar a nitidez no modo Macro? 

9 Comentários
VaSilGax
Active Level 3
Galaxy A
Tentei tirar essas, e estão completamente fora de foco. 😭cvRyWF0GbH.jpgjldcShJI9y.jpgNSpynQv8aU.jpg
0 Kudos
AcQueiroz
Expert Level 5
Galaxy A
Hum, é melhor usar o zoom 2x do sensor principal do que a macro dedicada e use APPs de edição como Lightroom.
Samsung_moderador
Global Community Manager
Global Community Manager
Opções
Galaxy A

Olá, VaSilGax. Vamos realizar uma limpeza de cache do aplicativo da câmera, seguindo os passos abaixo:

Passo a passo para limpar o cache e os dados do aplicativo da câmera:
Abra as Configurações do seu celular.
Vá em Aplicativos ou Gerenciador de Aplicativos.
Encontre e selecione o Aplicativo da Câmera.
Toque em Armazenamento.
Toque em Limpar Cache para remover os arquivos temporários.
Em seguida, toque em Limpar Dados ou Gerenciar Espaço > Limpar Todos os Dados. Isso vai restaurar o aplicativo para as configurações originais, removendo dados e ajustes personalizados.

Reinicie o aplicativo da câmera: feche e abra novamente para verificar se o problema foi resolvido.Caso os sintomas persistam, pedimos que entre em contato conosco para que possamos acompanhar o seu caso de perto e oferecer o suporte mais adequado. É só acessar um dos nossos canais digitais pelo link: 🔗 https://cutt.ly/cwqfWFAD

Estamos à disposição para te ajudar da melhor forma possível! 

VaSilGax
Active Level 3
Galaxy A
Obrigada pelo passo a passo da limpeza que você indicou.

Eu já fiz a limpeza do Cache com sucesso, mas não realizei a 'Limpeza de Dados' porque fiquei com uma dúvida sobre o que exatamente seria excluído.

Essa ação pode apagar fotos ou vídeos que ainda não foram salvos (por exemplo, se estiverem esperando para sincronizar devido à falta de memória) ou apenas configurações da câmera (como os modos que eu adicionei/reordenei)?

Anexo as novas fotos que tirei após limpar o cache. Notei uma melhora no foco, mas acredito que posso otimizar ainda mais a nitidez.

Por favor, você poderia me esclarecer sobre a exclusão dos dados? Assim, posso tentar o procedimento completo.1760641111458.jpgGNfrVAZuAm.jpg1pQ3iML5ec.jpg
0 Kudos
AcQueiroz
Expert Level 5
Galaxy A
É o seguinte: a câmera macro por si só infelizmente tem apenas foco fixo, geralmente tem que deixar entre 3 a 5 cm do objeto e não há muito o que fazer para registrar macro de melhor qualidade, nem mesmo em modelos mais intermediários (só os S Ultra e S25 Edge possuem autofoco na lente ultrawide para macros melhores).

O ideal mesmo é comprar uma lente macro Apexel de 100 mm para colocar no sensor principal. Geralmente vc encontra na Shopee e AliExpress, mas tem que ficar de olho pra ver se é original.
VaSilGax
Active Level 3
Galaxy A
Muito obrigada pela explicação técnica e pela sugestão da lente Apexel! É uma boa ideia para quem busca o máximo de qualidade no modo Macro.

No momento, vou tentar otimizar a técnica (distância e estabilidade), pois estou planejando comprar um novo celular nos próximos meses. Assim, evito investir em acessórios que talvez não sejam necessários no aparelho novo.

Mas a dica da lente está salva caso eu precise no futuro! Agradeço a ajuda
klucasgomes
Active Level 9
Galaxy A
Isso acontece porque 2 megapixels não serve para absolutamente nada. Mas! Vi que o Galaxy A13 tem 50MP na câmera principal. Usa essa lente, e dê zoom na imagem na edição, não na hora da foto. O resultado sairá melhor. Isso porque aparelho usa 4 pixels como 1 só, para enxergar mais luz. Então você tem fotos de 12.5 megapixels por padrão. Você pode ampliar sem perder qualidade. É como um vídeo em 4K, que você pode cortar 4 em quatro partes em Full HD. tecnicamente, cortando 4 partes iguais, você tem a resolução 12.5MP, sem perder qualidade. Pode usar o app de edição do Google Fotos para mudar a iluminação, ajustar contraste, sombras, e melhorar ainda mais a imagem!
VaSilGax
Active Level 3
Galaxy A
Segui sua dica de usar a câmera principal e puxar o zoom: a foto ficou melhor! Agora eu consigo ver até os bichinhos na folha. 😁6SOQf84QH4.jpgRHzyYvrKl8.jpg
klucasgomes
Active Level 9
Galaxy A
Isso aí! 👏🏽 E caramba, o A13 manda bem em câmera 😮