Tópico original:

Formatar cartão SD pelo Android

(Tópico criado em: 08-18-2021 09:22 PM)
744 Exibições
Apenasumteste01
Active Level 1
Opções
Galaxy A

Boa noite.

Estava querendo realizar a formatação do meu cartão SD pelo próprio celular pois não possuo aquele pen-drive para isso.

Porém, quando fui lá na parte de formatar o cartão, apareceu isso daqui:

Screenshot_20210818-211059_Settings.jpg

essa primeira mensagem "Este Cartão SD precisa ser formatado para ser usado com seu telefone" está correta? Já aparece assim em todos os modelos? No caso, eu possuo um Android 11.

Apenas estranhei pelo fato de já usar esse cartão a uns 3/4 anos. Na minha cabeça e pelos vídeos que eu assisti, a primeira parte da mensagem - que foi a que eu circulei - não deveria estar ali (?). 

Ou de fato é normal? 

8 Comentários
Heliton
Active Level 9
Galaxy A
Isso já aconteceu comigo mas tinha arquivo corrompido no cartão de memória, mas fora isso nunca precisei fazer esse procedimento aí não..
Apenasumteste01
Active Level 1
Galaxy A

Sim, entendo. 

Nunca tive que realizar também não. Apenas estranhei porque da maneira que está escrito, dá a entender que tem algo de errado com o cartão entende? 

Aí queria saber se já é padrão ou se somente a segunda parte que aparece "a formatação apagará......"

Heliton
Active Level 9
Galaxy A
O meu quando teve o problema que citei acima o sistema avisou que era por causa de arquivo corrompido, padrão eu creio que não seja pq eu nunca precisei fazer isso..
Apenasumteste01
Active Level 1
Galaxy A

O seu aparecia como? Somente a mensagem de baixo?

O meu não avisa nada, de ter algum arquivo corrompido ou algo do tipo. Na verdade, eu apenas salvo músicas e imagens e todas estão lá direitinho, até quando conecto pelo PC.

0 Kudos
Heliton
Active Level 9
Galaxy A
A única mensagem que aparecia era para configurar o cartão de memória quando era um novo smartphone, essa mensagem sua aí nunca apareceu pra mim..
DANS20
Expert Level 3
Galaxy A
A formatação pode ser necessária por vários motivos. Vou citar algúns exemplos:

- Cartão com sistema de arquivos corrompido.
- Cartão com erro provocado por algúm arquivo com erro ou corrompido
- Cartão sem sistema, onde se faz necessária a formatação para que as partições e reserva de espaço do sistema sejam criados.
- Cartão com partições e alocação de espaço não compatíveis com o dispositivo onde foi inserido. Isto pode ocorrer ao se migrar o cartão de um dispositivo para outro. Pois, embora o sistema seja o Android, a fabricante do dispositivo pode inserir em sua personalização pastas e arquivos que sejam necessários para funcionamento do cartão e, ao migrar este cartão, o dispositivo destino pode solicitar a formatação para que o mesmo possa funcionar corretamente.

Enfim, não é sempre que a formatação será necessária. Mas, pode ocorrer como nos exemplos citados.
0 Kudos
Apenasumteste01
Active Level 1
Galaxy A

Isso eu entendi. 

Sabe quando você vai em configurações>armazenamento interno? no Android 11 ele te mostra oque esta ocupando espaço (audios, imagens etc). caso você possua um cartão SD, vc arrasta pro lado essa tela onde mostra o armazenamento do aparelho que vai mostrar o espaço do cartão. 

Clicando nos três pontinhos, tem a opção de formatar, ao clicar nessa opção aparece esse aviso informando antes de formatar que os dados serão todos apagados, e que seria bom fazer um backup desses dados antes de formatar ele.

Isso eu sei que é padrão. Apenas queria saber da primeira mensagem "Este Cartão SD precisa ser formatado para ser usado com seu telefone"

0 Kudos
DANS20
Expert Level 3
Galaxy A
Sim, eu entendi que isso foi o que você questionou lá em cima. E foi, exatamente isso que respondi. Que, embora não aconteça 100% das vezes, também não é incomum e pode ser necessário para o bom funcionamento do cartão SD. Seja este novo (primeira utilização) ou transferido/movido de um dispositivo para o outro.

E, que embora os dispositivos utilizem o mesmo OS/Android, as personalizações embutidas de cada fabricante, podem fazer com que um cartão novo ou transferido precise ser formatado..

Quanto a mensagem, ela é padrão, o que não implica e/ou demonstra existir um possível defeito no cartão. Apenas informa que se o usuário prosseguir, os dados não salvos serão perdidos. Ou seja, uma mensagem padrão de segurança.
0 Kudos