Tópico original:

Galaxy A54: Um Smartphone Injustiçado

(Tópico criado em: 06-04-2023 10:22 AM)
2373 Exibições
Lucas_Crowley
Active Level 7
Opções
Galaxy A

Venho através deste post tecer minhas considerações sobre a experiência de uso do Galaxy A54.

Comprei a versão de 128GB em uma promoção por R$ 1749,00 e recebi em 22/05/2023.

A primeira coisa que fiz quando tirei o aparelho da caixa foi instalar o Smart Switch nele e aplicar as atualizações de maio/2023 através do programa Smart Switch para Windows, com o cabo USB-C plugado no notebook, pois eu prefiro atualizar dessa forma do que via OTA (pelo próprio celular). Após a atualização, formatei de novo do zero com wipe data e wipe cache partition. Dessa forma, tenho a garantia de que a instalação do sistema operacional está 100% limpa e perfeita, sem resíduos da versão anterior. 

Em seguida, fiz toda a minha configuração, instalei meus apps e desinstalei a maioria dos bloatwares que vem pré instalados por padrão usando o ADB Platform Tools do Google e o prompt de comando do Windows. Fiz a recompilação de todos os apps com o comando "cmd package compile -m everything -f -a" para otimizar ao máximo todos os apps para este aparelho em particular. 

Feito isso, comecei a usar no meu dia a dia, deixando a bateria aprender e se adaptar aos meus padrões de uso. Assim, passadas algumas semanas, aqui vão minhas considerações sobre o aparelho:

A qualidade de construção é muito boa. Eu gosto muito da traseira em vidro e estava com saudade de celulares com essa característica. O último aparelho com traseira em vidro que tive foi um Galaxy A9 (2016), o qual permaneceu comigo até 2020 sem nenhuma marca de uso. Espero ter a mesma sorte com este aparelho. 

A tela AMOLED de 6.4" tem uma qualidade impecável, um prato cheio para quem gosta de cores vibrantes e saturadas. Quem não gostar, basta fazer o ajuste nas configurações.As bordas são imperceptíveis,não me incomodam e não atrapalham em absolutamente nada, poiseu aplico o modo escuro em todos os apps que uso. Particularmenteeu optei por deixar a taxa de atualização em 60hz pois jogo apenas jogos single player casuais e gosto de prolongar ao máximo a autonomia de bateria.

O som estéreo é excelente e atinge níveis de volume satisfatórios, sem distorcer. Eu sempre tive smartphones com som mono e a diferença é muito grande, sobretudo com o Dolby Atmos ativado.O único ponto negativo neste quesito é a ausência de entrada p2 para fones de ouvido e cabos de audio para plugar em caixas de som. Como solução, é possível comprar um conversor USB-C para P2. 

A bateria é excelente e me dá 2 dias de uso com tranquilidade no uso leve (redes sociais, YouTube, Spotify e navegação na internet). Para se ter uma noção, 01 hora de vídeo no YouTube consome cerca de 6% de bateria.Eu optei por ativar a opção proteger a bateria, a qual limita a carga para 85% com a finalidade de prolongar a sua vida útil, prevenir sobecargas e o seu desgaste prematuro,bem como optei por desativar a opção de carregamento rápido, pois sempre carrego enquanto estou dormindo à noite.Desta forma, estou mantendo a carga entre 85% e 20%, o que me dá cerca de 8 horas de tela ligada em 2 dias de uso, o que é muito satisfatório. 

O Processador Exynos 1380 embarcado no A54 entrega ótimo desempenho e ótima eficiência energética. Infelizmente muitas pessoas estão condenando o aparelho sumariamente sem terem sequer testado, simplesmente pelo fato do celular vir equipado com o processador fabricado pela Samsung. A litografia de 5 nanômetros entrega ótima eficiência energética e faz com que o celular não superaqueça e nem drene a bateria de maneira anormal. Para se ter uma noção, no uso prolongado do YouTube ele fica em torno dos 25°C até no máximo 33°C, ficando levemente morno, nada de diferente de qualquer outro smartphone com processadores de outras fabricantes.

As câmeras entregam fotos e vídeos com qualidade consideravelmente acima da média dos aparelhos na mesma faixa de preço. Embora eu não seja entusiasta de fotografia, devo reconhecer que as câmeras do A54 entregam fotos e vídeos com qualidade satisfatória. 

O Android 13 modificado pela OneUi 5.1 da Samsung está muito otimizado no Galaxy A54, entregando uma experiência de uso excelente com diversas features que não estão presentes nas interfaces modificadas de outras fabricantes. Eu gosto muito do Good Lock e seus módulos, que dão suporte nativo a diversas funcionalidades, dispensando por completo o uso de aplicativos de terceiros. Ademais, a garantia de 5 anos de atualizações torna este aparelho muito atrativo para quem gosta de permanecer muitos anos sem trocar de celular, com a segurança de que não ficará obsoleto rapidamente como tantos outros.

Tudo isso ponderado, posso afirmar com segurança e propriedade que o A54 é um aparelho injustiçado e subestimado. Para mim, é o aparelho mais equilibrado entre todos na mesma faixa de preço. A princípio, eu estava indeciso entre o A54 e o M54, mas na minha avaliação o A54 foi a decisão mais acertada! Parabéns, Samsung.

Informações complementares: a quem interessar, segue captura da minha tela inicial e de aplicativos, bem como uma parcial do consumo de bateria. Tirei da tomada hoje de manhã e usei por 3 horas ininterruptas navegando na internet e vendo vídeos no YouTube. Houve um consumo de 15% da carga da bateria. Detalhe: não uso o modo de economia de energia. 

image

image

image

30 Comentários
Taroo
Expert Level 5
Galaxy A
Eu acho que o A34 é melhor que o A54, o problema que não tem buraco pra colocar fones.
jubaz
Active Level 3
Galaxy A
Particularmente eu não curto a câmera do A34, é muito saturada mesmo.
Testei ele, tenho cabelo vermelho e simplesmente virei um holofote na câmera, em outros celulares estava muito mais natural.
Mas se não fosse por isso, eu também achariakkkk, mas a câmera é realmente saturadissíma.
Lucas_Crowley
Active Level 7
Galaxy A
A diferença de preço entre ambos é de cerca de R$ 300,00. Eu particularmente prefiro o Exynos 1380 do A54 ao Mediatek Dimensity 1080 embarcado no A34. Ademais, o A34 tem apenas 6GB de RAM, o que já torna a experiência de uso do Android mais limitada em comparação com o A54. De qualquer modo o A34 é um ótimo aparelho na faixa de preço dele.
Tiago6783
Active Level 7
Galaxy A
Nunca que o A34 vai ser melhor que o A54 🙈🙈🙈
0 Kudos
Taroo
Expert Level 5
Galaxy A
O áudio estéreo desse dispositivo fica onde?
Lucas_Crowley
Active Level 7
Galaxy A
Um ao lado da entrada USB-C e um acima da camera frontal.
Taroo
Expert Level 5
Galaxy A
Aaa sim
juelandio
Active Level 8
Galaxy A
Quero ve depois desse elogios kkkkk teu vai bugar igual de muitos
Lucas_Crowley
Active Level 7
Galaxy A
Bem, eu paguei pelo aparelho e não estou recebendo nada da Samsung para falar bem do A54. Tudo o que falei aqui foi genuíno e sincero. No momento em que sair qualquer atualização que causar qualquer espécie de bug, travamento ou superaquecimento reportarei imediatamente👍👍