Dhanyllo_Lima
Expert Level 5
Olá comunidade 
 Tudo bem com vocês?

Hoje venho trazer umas dicas de fotografia para vocês que possuem um Galaxy A ou M tirar fotos sensacionais com os seus dispositivos. Essas dicas que vou passar para vocês são às que eu geralmente uso quando vou fotografar com o meu Galaxy A10.

Então vamos ao tutorial.

Configuração e modo de câmera:

Inicialmente você vai precisar configurar o seu aplicativo de câmera para conseguir tirar o máximo de qualidade possível dos sensores do seu celular.

Coloque seu celular na câmera traseira e inicie os procedimentos abaixo:

Se você tem um Galaxy A ou M intermediário use o Modo de 32 ou 64 MP para fazer às fotos.

Se você tem um Galaxy A ou M de entrada configure a sua câmera para a resolução 3:4, nessa resolução você vai conseguir usar todos os pixels do sensor.

Configure o temporizador para 2 ou 5 seg.

Se você desejar, poderá também configurar o HDR para dar um retoque em áreas mais claras e escuras da foto e o Linhas e grades para centralizar a foto. 

Vamos fotografar.

Aconselho vocês a fazerem qualquer registro durante o dia, onde haverá luz suficiente para que suas fotos não fiquem com muito ruído, dê preferência para registrar suas fotos entre às 7-8 hs da manhã e às 16-17:30 hs da tarde. 

Quando você tiver escolhido o objeto a ser fotografado, verifique se o foco está perpendicular ao objeto, certifique-se de que você não esteja fazendo sombra com o celular ou com às mãos no objeto e tente manter o seu celular o mais estável possível ( é nessa hora aqui que o temporizador entra na história, pois ele vai te dar tempo suficiente para ajustar ligeiramente o foco e manter o celular estável antes do celular disparar).

O resultado:

O resultado da sua foto pode ser mais ou menos como o da fotografia abaixo 👇🏻, mas não desanime que isso pode ser ser corrigido na galeria do celular.

image 

Eu costumo dizer que a diferença entre a câmera de um celular básico e de um celular Premium e só no tamanho do sensor, na tecnologia que o sensor usa e no pós-processamento embarcado. 

Celulares básicos e intermediários não possuem um sistema de pós-processamento, exposição, balanço de branco e saturação avançados como um celular Premium, mas como eu digo: "O que o sistema de pós-processamento do celular não faz automaticamente eu posso fazer manualmente".

E é isso que vou ensinar agora a vocês.

Lembrando que você não precisa saber edição para fazer os procedimentos abaixo (eu mesmo não sei nada de edição).

Por que nesse caso a gente vai fazer apenas uma correção de imagem, ou seja, vamos apenas mexer no Brilho, Exposição, Saturação e no Contraste, ajustando aquilo que o sistema de pós-processamento deixou a desejar ou exagerou um pouco.

Na Galeria selecione a foto que você tirou> Toque no Lápis e logo em seguida no círculo com 2 risquinhos:

Inicialmente ajuste o Brilho da imagem até onde você achar melhor.

image

Exemplo

Logo após ajuste a Exposição.

image

Exemplo 2

Depois você deve ajustar o Contraste.

image 

E por fim a Saturação. 

image 

Faça esses procedimentos até que a imagem fique satisfatória pra você, só tome o cuidado de não deixar a imagem muito artificial ou sem vida. Quando estiver satisfeito aperte em salvar e compartilhe com quem quiser a sua obra.

Eu dei uma arrumada naquela foto e o resultado foi esse.....

image 

Teaser da publicação:

image 

Eu postei algumas fotos na galeria e se vocês quiserem podem dar uma conferida nos resultados:

Pois bem pessoal..
 A publicação termina por aqui e espero que essas dicas simples ajude vocês a tirarem boas fotos com o celular que vocês tem, seja ele de entrada ou intermediário.
7 Comentários
BrunoRocha
Expert Level 5
Eu sigo várias dessas dicas já, e me ajudam muito. Esse temporizador, por exemplo, sempre me salva para que a foto não saia tremida. E o pós processamento faz uma baita diferença, e agora sempre edito minhas fotos pra tirar aquela aparência de lavado 😅, eu recomendo sempre alterar o contraste e a saturação, que aí ajudaram nesse ponto.
Responder
Carregando...
Eu justamente mexo nesse ajuste de cor e balanço.
Responder
Carregando...
uBielzin_
Active Level 6
Ótimas dicas! 😃
Responder
Carregando...
RSanchesS
Expert Level 5
Expert Level 👏🏼. Obrigado mano pelas dicas.
Responder
Carregando...
Olha nem tinha percebido que você já tinha entrado na turma dos Expert.
Responder
Carregando...
Kkk nem tinha percebido. Eu estava me referindo ao seu nível em fotografia.
Responder
Carregando...
Eu olhei logo foi o slogan Expert Level 5
Responder
Carregando...