Tópico original:

História da One UI

(Tópico criado em: 03-01-2023 04:00 PM)
1471 Exibições
Cléo1
Active Level 1
Opções
Galaxy A
One UI 1.0 , sobre o Android 9 "Pie", é a primeira versão da One UI, trouxe muitos recursos que foram se tornando cada vez mais populares entre vários aplicativos e iOS. Em primeiro lugar, o modo escuro foi adicionado para tornar a visualização em espaços escuros mais fácil para os olhos do usuário. Esse recurso foi incluído em muitos aplicativos e acabou sendo trazido para iOS 13 e Android 10. A primeira versão também trouxe ferramentas nativas de edição de captura de tela, curvas refinadas, refinamentos no Always-On Display (toque para mostrar), a Bixby atualizada com suporte para remapear o botão Bixby e uma nova maneira de navegar no dispositivo.





image
Telefone com Android 9 "Pie" sob a One UI 1.0


Embora o Android 9 “Pie” viesse com suporte a gestos, ele estava disponível apenas em dispositivos Pixel e dispositivos AOSP padrão e é considerado 'incompleto' por muitos usuários. No entanto, a Samsung decidiu criar seu próprio sistema de gestos para navegar em dispositivos com One UI instalada. Para conseguir isso, o usuário deve deslizar de baixo para cima no dispositivo nos três locais dos 'botões' para navegar. O sistema de gestos recebeu críticas mistas. One UI 1.0 foi lançada em 24 de dezembro de 2018 

One UI 1.1 , uma pequena atualização para One UI, trouxe algumas correções de estabilidade de câmera, impressão digital e reconhecimento facial e otimizações de desempenho. Esta atualização não está disponível na linha Galaxy S8, Note 8, S9 e Note 9, mas foi uma atualização OTA para os dispositivos da série Galaxy S10. Foi lançado com os dispositivos da série Galaxy A 2019, como o A30, A50 e A70 em 21 de maio de 2019.

One UI 1.5 , outra atualização menor, foi principalmente para Galaxy Smart Watches, no entanto, fornece suporte nativo ao Link para Windows. Foi lançado com os dispositivos Galaxy Note 10 em 23 de agosto de 2019.

One UI 2.0 , sobre o Android 10 ,é a segunda geração da One UI, fornece aos usuários do Galaxy uma experiência de bem-estar digital simplificada, uma interface de usuário mais refinada em alguns aplicativos padrão, como Device Care, uma pequena alteração de interface de usuário no posição do relógio em configurações rápidas, um gravador de tela nativo, o novo sistema de gestos do Android 10, Tela de bloqueio dinâmico (papel de parede diferente a cada desbloqueio), uma pasta Lixeira em Arquivos, Android Auto nativo e acesso de permissão de localização mais difícil. A One UI 2.0 já foi lançado no Galaxy S10, Note 10, Galaxy S9 e Note 9 em 9 de dezembro de 2019. 

One UI 2.1 , uma pequena atualização para a One UI 2.0 , traz suporte para dispositivos Galaxy que suportam taxa de atualização de 120 Hz, Quick Share, Music Share, modos de câmera adicionais e suporte nativo para Live Captions. Foi lançado pela primeira vez com o Galaxy S20 e o Galaxy Z Flip. Ela também chegou para outros dispositivos, como o Galaxy S9 e S10, Note 9 e Note 10, o Galaxy Fold e alguns dispositivos Galaxy A (2020) como uma atualização de software em 21 de setembro de 2020.

One UI 2.5 , outra pequena atualização da One UI 2.0, foi lançada inicialmente em 21 de agosto de 2020 com o lançamento do Galaxy Note 20 , com a atualização sendo lançada posteriormente para a Galaxy S20 junto com Galaxy's mais antigos. O One UI 2.5 não traz mudanças radicais na interface do usuário, mas há muitos novos recursos adicionados à câmera, DeX, navegação por gestos e outros serviços.

One UI 3.0 , sobre o Android 11, é a terceira geração da One UI , foi lançada para dispositivos Galaxy S20 a partir de janeiro de 2021. A atualização inclui algumas revisões dignas de nota, como um painel de notificação translúcido, novos controles de volume posicionados à direita ou à esquerda do dispositivo ao lado do teclas de volume físico, widgets ligeiramente aprimorados e animações e transições mais suaves em toda a interface do usuário.

One UI 3.1 , uma pequena atualização para One UI 3.0, lançada pela primeira vez com a Galaxy S21 , começou a ser lançada em outros dispositivos Galaxy suportados, começando com o Galaxy S20 em 12 de março de 2021. Não há mudanças notáveis ​​na interface do usuário. Ele contém muitas melhorias nos recursos da câmera, como autofoco de toque aprimorado e controlador de exposição automática, além do recurso Single Take aprimorado e implementações de software, como Object Eraser, Multi Mic Recording, Eye Comfort Shield, Private Share e outros

One UI 3.1.1 , uma pequena atualização para One UI 3 em 31 de agosto de 2021, lançada pela primeira vez com o Galaxy Z Flip 3 em setembro de 2021

One UI 4.0 , sobre o Android 12 , é a quarta geração do One UI. Foi lançada para o Galaxy S21 em janeiro de 2022. One UI 4.0 se concentra na personalização, privacidade e acesso ao ecossistema em expansão da Samsung. 

One UI 4.1 , uma pequena atualização para One UI 4.0, foi lançado pela primeira vez com o Galaxy S22. Trouxe pequenas mudanças, porém introduziu recursos como Smart Calendar, opção adicionada para escolher quanta RAM virtual é desejada (de 2, 4, 6 ou 8 GB), seletor de paleta redesenhado, Smart Widgets, equilíbrio de áudio esquerdo/direito separado, alternância de brilho extra, Modo Pro em mais câmeras, retratos no Modo Noturno e outras pequenas alterações.

One UI 5.0, sobre o Android 13 , é a quinta geração da One UI anunciada em 12 de outubro de 2022,É lançado publicamente em 24 de outubro de 2022 para o Galaxy S22 junto com vários outros modelos, como o Galaxy Z Flip 4 e Galaxy Z Fold 4, com a atualização chegando para modelos mais antigos posteriormente.

Alguns recursos e mudanças incluem a capacidade de desativar o recurso RAM Plus, onde anteriormente os usuários só podiam limitar a 2 GB em vez de desativá-lo totalmente, e uma maneira redesenhada de personalizar a tela de bloqueio, semelhante ao iOS 16. O Material You também foi expandido para a maioria dos aplicativos do Google e da Samsung, permitindo mais formas de personalizar a One UI. A One UI 5 também traz ícones atualizados para uma aparência mais refinada na interface do usuário.

One UI 5.1, uma pequena atualização do One UI 5.0 , que vem pré-instalada no Galaxy S23. Anunciada em 1º de fevereiro de 2023 e lançada em 15 de fevereiro de 2023.


14 Comentários
Lucasilvaa1
Active Level 8
Galaxy A
Já usei todas, inclusive Samsung experience e a terrível touchwiz
Cléo1
Active Level 1
Galaxy A
Touchwiz dá até tristeza de lembrar era direto a mensagem na tela: "Android parou" e tinha que fica reiniciando sempre
Lucasilvaa1
Active Level 8
Galaxy A
Sim viu, era triste usar. E ainda usei em aparelhos bons, como o galaxy aplha e em outros que não lembro quais.
0 Kudos
vctrA54
Active Level 7
Galaxy A
Sem contar q ela era muito feia e poluída
Willian_S20FE
Active Level 6
Galaxy A
Eu gostava do Touchwiz, inclusive tenho ainda guardado meu antigo A7 2016 com TouchWiz, era uma UI com aspecto "maduro", eu gosto
Makizo
Expert Level 4
Galaxy A
Eu gostava bastante da última versão da TouchWiz, a que veio no Galaxy S7. Era uma interface com design muito inconsistente com aquela barra de notificações meio azul com verde, mas pelo menos já tinha muito menos bloatware e outras coisas. Foi meu primeiro Samsung, pois sntes eu só tinha aparelho de iutras marcas. Mas a interface que veio com o S8 é incrível. Os ícones e o design do sistema já são bem mais harmônicos (eu ainda acho que tem os ícones mais bonitos).

Já na One UI, a Samsung finalmente acertou. Ainda não entendia o sentido dos botos serem azuis, mas hj faz sentido, pois é a cor da Samsung. O grande problema da One UI é ser carregada de bloatwares, muitos deles impossíveis de serem desabilitados.IMG-20170622-WA0018_1000107525_1685088715.jpg
Makizo
Expert Level 4
Galaxy A
Esse design azul com icones verdes fica só na nostalgia mesmo, mas visualmente hoje em dia parece muito feio.
0 Kudos
IvoMorais
Active Level 3
Galaxy A
Também já usei essas todas One UI
0 Kudos
leosbritto
Expert Level 5
Galaxy A
Redesenhar a tela de bloqueio semelhante ao iOS 16 kkkkkk ai ai good lock.