Tópico original:

Pixel binning A54

(Tópico criado em: 06-06-2024 05:33 PM)
173 Exibições
jami7h
Expert Level 5
Opções
Galaxy A
Então fiquei sabendo que o A54 usa pixel binning na sua câmera principal (e possivelmente na câmera selfie) e decidi testar com boa e baixa iluminação no modo automático, com celular em tripé e foco no mesmo ponto central.

Pixel binning é simplesmente agrupar vários pixeis e fazer 1, no caso do A54 ele pega 4 pixeis e converte em 1, fazendo 50 MP virar 12 MP.

 Os resultados, só na foto em baixa iluminação que percebi uma melhoria quase imperceptível no detalhe e no grão na de 12MP, já na foto com boa iluminação senti que perdeu na resolução de detalhes comparado com a de 50 MP.

Não é teste muito aprofundado mas eu chutaria que fotos no dia vai se sair melhor o 50 MP e fotos a noite o 12 MP.

image


image


image


image


image


image


14 Comentários
Prea
Active Level 6
Galaxy A
Nossa informação bem interessante. Tbm não conhecia.
Caparelli
Expert Level 4
Galaxy A
👏👏👏👏👏
Lucas_Crowley
Active Level 7
Galaxy A
Sou leigo em fotografia. Logo, não possuo conhecimento técnico aprofundado na matéria. Entretanto, achei muito interessante o conteúdo do post. Eu sempre associei que os 50mp se sairiam melhor em todos os cenários, mas aparentemente eu estava enganado. Vou testar e experimentar fazer mais fotos à noite com a câmera de 12MP e comparar mais atentamente os detalhes. Obrigado.
gerebel
Expert Level 5
Galaxy A
O ponto que ele quis mostrar, é interessante, mas só vale pra alguns tipos de fotografias, com alguns cenários, em um cenário completamente aberto, onde o HDR precisa ser processado, não tem comparação.

Mas, em termos mais leigos, uma foto em 4K, tem 8 milhões de pixels; uma foto tirada com 12MP, tem 12 milhões de pixels; um sensor com 50MP, tem pixels demais para serem processados e comprimidos em algum lugar, aí é usada essa técnica chamada Pixel binning, que nesse caso - o quad Pixel, vai juntar 4 pixels em um e formar um "superpixel", tudo isso no modo 12MP.
jami7h
Expert Level 5
Galaxy A
Mas não é por falta de processamento, o Exynos 1380 por exemplo é capaz de trabalhar tranquilo com fotos de 200 MP, é a tu para pensar, o pixel binning vai demandar mais processamento, porque além do processamento normal ele vai ter que criar o super pixel
gerebel
Expert Level 5
Galaxy A
Não tem não, O S23 Ultra tem dificuldades de tirar vários registros RAWs simultâneos, por conta do alto poder de processamento, num RAW 16bit com 12MP, imagina em fotos com 200 milhões de pixels.

E apesar do pixel binning usar bastante poder de processamento, não chega nem perto, já que um, só tá utilizando uma técnica, em um recurso que já está posto, e o outro, tá tentando processar o HDR, SDR, OIS, em uma foto, que tem 20+ vezes pixels que uma foto com resolução 4K (que já é difícil comprimir em redes sociais).
jami7h
Expert Level 5
Galaxy A
Mas vejo uma contradição aí, o RAW por definição não tem processamento, RAW, cru, em tradução direta é basicamente escrever totalmente a informação do sensor num arquivo, nesse cenário proposto o engasgo possivelmente esteja na escrita de toda essa informação no armazenamento
gerebel
Expert Level 5
Galaxy A
Você tá confundindo pós-processamento com recurso de virtualização de imagem como o HDR ou recursos de tratamento ótico, como o OIS ou pixel binning.
0 Kudos
gerebel
Expert Level 5
Galaxy A
Qualquer ambiente que precise usar mais processamento de imagem, o 12MP com Pixel binning vai se sair melhor. Já que uma foto com 50-49 megapixels vai ter mais dificuldades de ser processada.

Em ambientes controlados, com luz exposta e controle objetivo, realmente, não tem diferença nenhuma, com um ponto para o 50MP, pq vc tem mais poder de atuação, na hora de cropar essa foto.