Original topic:

Velocidade das animações [Melhoria]

(Topic created on: 11-08-2024 09:26 AM)
88 Apresentações
genisonpedro
Active Level 5
Opções
Galaxy A

Fala, members!

Pessoal, passando aqui para deixar uma dica de melhoria que faz a diferença no dia a dia, e que eu uso já faz um tempo desde o A52 4G.

Os nossos aparelhos vem de fábrica com a escala de animações na velocidade 1x, e você pode nas Opções do desenvolvedor, estender isso até o 10x, diminuir para 0,5x  ou até desligá-las.

Quando você desliga as animações, você percebe que o aparelho abre tudo de forma praticamente instantânea, ou seja, a sensação de que as vezes o aparelho é/está lento se deve às animações de abertura. O padrão 1x é OK, mas eu acho lento, e a opção de 0.5x fica muito rápido e a beleza da animação é totalmente perdida.

Por esse motivo eu uso o ADB para definir um meio-termo mais harmônico que, para mim, é a escala 0.75x.

É super simples, você baixa e instala a ferramenta Minimal ADB and Fastboot no seu PC, para que possa controlar o celular via linha de comando.

Depois nas Opções do desenvolvedor você habilita a Depuração USB, pq sem isso não tem como dar o comando ao dispositivo.

E aí é só conectar o celular no PC, abrir o ADB e digitar:

adb shell

settings put global window_animation_scale 0.75

settings put global transition_animation_scale 0.75

settings put global animator_duration_scale 0.75

exit

exit

Você vai notar que as animações ficam mais rápidas, mais fluidas e sem perder a beleza delas. É possível definir outras velocidades também, mas a 0.75 é a que eu acho que fica mais otimizado.

OBS: Todo esse processo é simples e seguro, porém, a decisão de fazer ou não é totalmente individual.

4 Respostas
Louhis
Active Level 7
Galaxy A
Concordo que a percepção de fluidez melhora muito.
Guraushia
Active Level 10
Galaxy A
Se removendo essa animação eu já sinto diferença na fluidez, o que dizer dessa sua dica aí.1731180520027.jpg
ProfAlberto
Active Level 7
Galaxy A
Eui costumo fazer isso via app set edit
Th4ys
Active Level 5
Galaxy A
É possível fazer esse processo pelo celular? Não tenho PC 😕
0 Kudos