Tópico original:

3 anos com um Galaxy J6: experiência, limitações e uso diário.

(Tópico criado em: 04-30-2021 06:14 PM)
1583 Exibições
Sionkob
Expert Level 1
Opções
Galaxy J
Utilizar um celular entrada de 2018 em 2021 é algo que dependendo da pessoa, pode ser algo normal, muitas pessoas realmente compram um smartphone e ficam com ele por longos anos, mas algo que temos que levar em consideração é que, quanto mais tempo passa, mais os apps se tornam pesados e o seu aparelho fica mais obsoleto, até chegar um ponto que fica inutilizável, tente usar um smartphone de 2014 em 2021, baixe alguns aplicativos, um WhatsApp, Facebook, ou algum jogo mais simples, mesmo sendo apps mais leves, é notável que o smartphone demora mais tempo pra abrir, e isso fica bem mais claro com smartphones de entrada. Mas um smartphone de apenas 3 anos (que convenhamos que não é tão velho assim) que nem está obsoleto, tendo uma versão atualizada do Android (o Android 10) ainda é utilizável em 2021? 

image

A resposta é sim, mas com pequenas limitações, já que com seus humildes 2GB de memória RAM o multitarefa do aparelho ficou bastante comprometido e pode ser até mesmo inutilizável dependendo do uso das pessoas, muitas vezes enquanto fazia chamadas via WhatsApp e usava outros apps ao mesmo tempo, a chamada simplesmente era encerrada, isso incomoda bastante. Obrigando a manter o WhatsApp aberto (ou utilizar o modo de janela flutuante).

A limitação do espaço interno (e como consegui contornar) 

Os aplicativos estão ficando cada vez mais pesados ultimamente, o que os faz eles ocuparem cada vez mais espaço interno. Hoje em dia até um arquivo MP3 de 3 minutos pode ocupar até 3MB de espaço interno, atualmente quanto mais armazenamento interno o dispositivo tiver, melhor, e o Galaxy J6 definitivamente não é dos melhores em armazenamento, tendo apenas 32GB de armazenamento interno, é insuficiente para atualmente (até mesmo em 2018 já era insuficiente) o Galaxy J6 também tem uma versão com 64GB de armazenamento, essa versão é um pouco mais recomendável para hoje em dia, mas ainda é possível contornar a situação do armazenamento, eu sou o tipo de pessoa que não tira muitas fotos e nem vídeos, e não tenho muitos grupos no WhatsApp (o que pode ser um grande problema caso você não exclua as fotos) meu smartphone demorou um bom tempo para chegar na situação atual, onde tem apenas 5GB livres.

image
Foram 2 anos de uso para que o aparelho chegasse nesse ponto

Para me manter com um smartphone com apenas 32GB de armazenamento, precisei ter certos costumes, como apagar fotos do whatsapp e manter fotos e vídeos da câmera em nuvem para manter o armazenamento interno mais focado para as atualizações de sistema e download de novos apps. Mas claro que dependendo do uso da pessoa, ficar apagando fotos e vídeos não é possível, o melhor é usar um cartão MicroSD, mas lembre-se que o cartão de memória funciona apenas para fotos, vídeos e outros arquivos, você não pode mover apps para ele.

Desempenho

Com o tempo, o desempenho dos aparelhos vai diminuindo, isso acontece com qualquer aparelho, mas em aparelhos de entrada, essa diminuição de desempenho é mais rápida e também mais drástica, o Galaxy J6 se tornou mais lento ao longo dos 3 anos de uso, mas ainda é possível fazer várias atividades básicas com ele, o uso simples de usar apenas redes sociais e whatsapp ainda é possível sem muita demora, você só precisa ter um pouco de paciência para que os apps abram, apenas em jogos o Galaxy J6 mostra os sinais de cansaço, o Exynos 7870 é um processador muito antigo, tendo certa dificuldade em jogos online, minecraft por exemplo fica na média de 10FPS ao jogar em servidores online, contra os 55FPS no modo solo, se você for o tipo de pessoa que adora jogos online o Galaxy J6 não é pra você.

Vale a pena? Quem é o público alvo?

Se você for uma pessoa que quer usar apenas o básico, WhatsApp e algumas redes sociais como Facebook, Twitter, Tik Tok entre outras, o Galaxy J6 é um ótimo smartphone, foi feito para uso básico, mas ainda é usável em 2021, basta comprar a versão com 64GB, assim o aparelho vai durar mais tempo e a limitação do armazenamento não existirá.


image
O Galaxy J6 ainda é um smartphone bom para uso básico em 2021, apenas saiba das limitações dele e será um ótimo aparelho.


12 Comentários
Anonymous
Não aplicável
Galaxy J
Bem explicativo. Eu tinha um J5 pro. Era um excelente aparelho.
0 Kudos
Sionkob
Expert Level 1
Galaxy J
Eu pretendo trocar de celular desde 2020, mas eu gosto muito dele que eu tento sempre ir me adaptando às limitações do celular, eu acho o Galaxy J6 um dos celulares de entrada mais bonitos na minha opinião, não queria me livrar dele ainda
0 Kudos
Anonymous
Não aplicável
Galaxy J
Te entendo. E acho muito bom você agir assim. Nossa sociedade é altamente consumista e tudo se torna ultrapassado muito rápido, mas, sempre há formas de se tirar o melhor de um aparelho, por bastante tempo, até que realmente ele não tenha mais o que oferecer.
Sionkob
Expert Level 1
Galaxy J
Realmente, as pessoas normalmente querem trocar de celular assim que ele começa a ficar mais lentinho e não tentam adaptar o uso, por isso eu apoio muito projetos que tentam "reviver" aparelhos antigos, desde custom roms em aparelhos Android mais antigos até celulares mais antigos ainda, tenho um Samsung star 3 duos de 2012 que sequer tinha Android, mas que graças a esses projetos o celular consegue rodar aplicativos mais recentes, isso mostra que mesmo sendo aparelhos obsoletos ainda é possível fazer uso do aparelho, é uma pena que muitas pessoas não veem todo o potencial que um aparelho mais antigo ainda tem.
0 Kudos
vagalumes
Active Level 6
Galaxy J
ainda estou com meu j8 de 2018 pretendo ficar com ele até ele queimar celulares estão muito caros 🤑🤑🤑
Sionkob
Expert Level 1
Galaxy J
🤣 Eu ainda tô com o J6 porque eu tenho um verdadeiro carinho por ele mesmo
vagalumes
Active Level 6
Galaxy J
Kkkk continua com ele até você poder comprar um top de linha
0 Kudos
Anonymous
Não aplicável
Galaxy J
De fato, aparelhos novos estão exageradamente caros. Enfim, a pandemia.
Galaxy J
Tenho meu Samsung Galaxy J4 + já fais uns dois anos e ainda acho ele incrível o único problema que ele não atualizou para o Android 10 sendo que os outros modelos como o J4,J6,J6+ e J8 já estão com o Android 10 mais tirando isso ainda gosto muito dele mais pretendo pegar um novo em breve
0 Kudos