Tópico original:

[DICAS] para sua Bateria durar mais

(Tópico criado em: 10-11-2020 03:05 PM)
1066 Exibições
danpedroso
Active Level 7
Opções
Galaxy Note
Com os celulares cada vez mais modernos, potentes e cheios de recursos, nos tornamos mais dependentes do que nunca deles. O problema é que eventualmente, com um uso um pouco acima de média pode ser normal ficarmos sem bateria em alguns momentos, o que pode ser uma bela dor de cabeça...

Com isso em mente, e tendo em vista a recorrente demanda por dicas de como melhorar a performance da bateria dos celulares, separei algumas dicas bem legais que me ajudam a chegar mais longe com o meu Galaxy Note 10+.

OBS: Pode ser que nem todas as dicas sejam aplicáveis a todos os modelos, haja a vista a grande variedade de diferentes versões do Firmware da Samsung. O meu está rodando na One UI 2.5 e imagino que todos que tenham a partir da One UI 2.0 terão à disposição os mesmos recursos. Porém se não for esse o caso, comente abaixo.

1) Modo de gerenciamento de Energia "Otimizado" e Economia de energia adaptável
Configurações > Assistência do Aparelho > Bateria > Modo de Energia.

image

Aqui vamos escolher a opção "otimizado". Assim, o sistema vai identificar a necessidade de maior performance de acordo com os aplicativos que estiverem sendo utilizados e liberar mais recursos na medida em que a demanda por performance aumenta.

Ainda no mesmo local Você vai encontrar a opção abaixo:

Economia de energia adaptável.
É basicamente o mesmo da opção Otimizado da dica anterior, porém um pouco mais agressivo. Acredito ser a dica mais efetiva dessa lista. Com essa opção habilitada, estamos permitindo ao sistema avaliar e "aprender" os padrões de uso dos nossos aparelhos, de modo a alterar algumas configurações arbitrariamente para economizar bateria sempre que for possível sem prejudicar demais o uso.

OBS: Eventualmente, o sistema vai desligar alguns recursos durante alguns intervalos de tempo. Um dos pontos negativos que percebi ao usar esse recurso é que ele desabilita o GPS durante meus exercícios. Por exemplo, outro dia estava fazendo uma pedalada e monitorando com o Samgung Health, quando terminei o exercício de aproximadamente 30 Km, ele havia marcado apenas 4 Km. Um pouquinho chato, então sempre que for monitorar um exercício, desabilitar essa opção.

2) Bateria Adaptável e suspender aplicativos não utilizados.
Configurações > Assistência do Aparelho > Bateria > Gerenciamento de energia de aplicativos

image

Com a bateria adaptável ativada, sistema limitará a quantidade de energia fornecida para aplicativos que você tem pouco uso (baseado na percepção do sistema do seu padrão de uso).

Suspensão de aplicativos não utilizados:
Aqueles apps que temos instalados no celular, mas que utilizamos com uma frequência muito baixa são colocados numa espécie de sono automaticamente pelo sistema de modo a não rodar em segundo plano. Porém sempre que abertos esses apps voltam a estaca zero, podendo rodar em segundo plano. Sempre que o app ficar algum tempo sem ser utilizado ele será suspendido automaticamente pelo sistema.

3) Aplicativos em suspensão profunda
Configurações > Assistência do Aparelho > Bateria > Gerenciamento de energia de aplicativos > Aplicativos em suspensão profunda.

image

Aqui, os aplicativos que forem adicionados à suspensão profunda (você pode adicionar todos que desejar) nunca serão executados em segundo plano, o que obrigatoriamente economiza bateria, porém ao custo de não receber notificações e não realização de operações em segundo plano o que muitas vezes é bom. No meu caso por exemplo o WhatsApp costuma ser o aplicativo que mais consome bateria, resolvi adicionar à lista de suspensão profunda, e a partir daí as notificações não chegam, mas pelo menos no meu caso não fez a menor diferença, pois estou constantemente checando ele mesmo sem as notificações e realmente reparei que ele passou a consumir menos energia.



4) Tela

4.1) utilizar o modo escuro

Configurações > Visor > Escuro

image

A maioria dos smartphones da Samsung são equipados com telas AMOLED essas telas têm a vantagem de economizar bastante energia quando a imagem tem muito preto pois os pixels da parte preta da imagem estão sempre desligados e assim não consumindo energia. Logo, é interessante manter o telefone no modo escuro. Além do mais, pessoalmente eu acho mais bonito hahaha.

4.2) Resolução da tela
Configurações > Visor > Resolução da tela

image

Os smartphones estão cada vez maiores e com telas cada vez mais incríveis. Todavia essas telas acabam por gastar mais energia. Encontrar um balanço entre qualidade, vai estender a durabilidade da bateria e na maioria dos casos não vai haverá um prejuízo significativo da qualidade da imagem. Uma imagem em Full HD por exemplo já produz uma qualidade incrível, especialmente numa tela relativamente pequena de celular (entre 5 e 7 polegadas...)

Obs: Eu costumava sempre deixar na resolução máxima para manter a qualidade sempre como prioridade, mas confesso que após trocar para Full HD nem reparei diferença...

4.3) Taxa de atualização
Configurações > Visor > Suavidade de movimento

Essa opção não está disponível no meu celular, mas a partir da linha S20 sim. A taxa de atualização da tela dos celulares mais modernos é também um recurso que consome bastante energia, porém esse é um recurso bastante sensível. Se você possui um celular com atualização da tela em 120Hz e mudar para 60 Hz por exemplo, será bem sensível a perda de fluidez. Ainda bem que existe a opção “Adaptável”. Assim o sistema vai aplicar o recurso nas atividades onde ele será mais sensível.

4.4) Duração da luz de fundo
Configurações > Visor > Duração da luz de fundo

image

30 segundos normalmente são suficientes para a maioria das pessoas, então se o seu celular estiver com 1 minuto ou mais, faça o teste com 30 segundos e veja se ficaria ok para o seu uso. No mau caso é mais do que suficiente. Assim vamos economizando um pouquinho em cada local e no final do dia isso faz diferença.

5) Configurações Avançadas do Wi-fi

5.1) Ativar o wi-fi automaticamente

Configurações > Conexões > Wi-Fi > 3 pontinhos > Avançado > Ativar o Wi-Fi automaticamente

image

Esse é um recurso muito inteligente e que talvez a maioria dos usuários não conheçam. Basicamente o sistema reconhece as redes de Wi-Fi que você mais se conecta e relaciona ao local geográfico que você está. Então se você sai de casa ele desabilita o Wi-fi automaticamente, Chegando no trabalho, ou na casa da namorada e etc ele habilita novamente sem a necessidade de você fazer isso manualmente. Economizando assim a energia gasta para procurar redes enquanto você não estiver num “local conhecido”

5.2) Modo de economia de energia wi-fi
Configurações > Conexões > Wi-Fi > 3 pontinhos > Avançado > Modo economia de energia Wi-Fi


Aqui, através de análises dos padrões de trafego Wi-Fi o sistema consegue reduzir a energia gasta com o recurso de Wi-Fi, que é de forma geral um recurso que os celulares estão utilizando na maior parte do tempo.


6) Bixby routines
Configurações > Recursos avançados > Bixby Routines

image

O sistema de automação dos celulares Galaxy Na minha opinião são um dos maiores diferenciais da marca, e que aliás merece um post dedicado a ela. Futuramente vou fazer! (PS: I LOVE YOU BIXBY ROUTINES) Mas enfim, eu sempre coloco algumas rotinas que visam economizar energia.  Como por exemplo:

·      Sempre que chegar em casa, desligar os dados móveis e NFC;

7) DICA BONUS: Galaxy Labs


image

Essa é uma suíte de aplicativos desenvolvidos pela própria Samsung e que visa adicionar recursos muito interessantes nos celulares. Infelizmente como acontece no caso do Good Lock, são recursos não disponíveis no Brasil. Mas sempre existe aquele jeitinho para instalar, no meu caso, baixei do site sammobile...

Um dos modulos presentes nessa suite Chama-se Battery Tracker e oferece informações mais completas sobre o uso da bateria e pode ajudar a monitorar melhor do consumo de energia.

Outro módulo, otimiza todos os aplicativos instalados para funcionar melhor no Galaxy. Assim sendo, aumentam a eficiência energética dos mesmos...

Vou deixar o link para o post em que abordei com maior detalhes Galaxy Labs aqui embaixo 👇👇👇

https://r1.community.samsung.com/t5/Galaxy-Note/Melhore-a-bateria-e-a-performance-do-seu-celular/td-...

Considerações Finais:

Assim como nas finanças pessoais as pequenas economias fazem toda a diferença no final do mês e ao longo dos anos, aqui também as pequenas economias de bateria somadas, fazem uma bela diferença no final do dia e assim, temos os nossos aparelhos “vivos por mais tempo”.

Pode ser que algumas das dicas aqui apresentadas não sejam interessantes para  o seu perfil de uso, enquanto outras podem ser. Assim sendo, convido vocês a testarem essas opções de economia e deixarem um comentário de como foi a sua experiencia com elas. E se te ajudaram a chegar mais longe com o seu aparelho.

Se esqueci de mencionar algo interessante, deixe também a sua contribuição nos comentários.

Espero que tenham gostado!!!

Grande Abraço!
















12 Comentários
RSanchesS
Expert Level 5
Galaxy Note
Dicas bastante úteis, principalmente a Rotinas fica bem mais prático.
Obrigado por compartilhar as dicas.
danpedroso
Active Level 7
Galaxy Note
opaaa estamos sempre aii
bruno12
Expert Level 5
Galaxy Note
muito bom dicas preciosas, eu quando saio de casa, ja faço isso com o modo de economia de bateria ativado, e quando sei que vai faltar mais ou menos umas duas ou três horas para chegar em casa desativo, e também Lembrando que para quando você estiver em um momento crítico onde precisa de cada pedacinho de energia da bateria tem o modo Ultra economia de bateria que vai deixar o smartphone limitado apenas a fazer e receber ligações e mensagens SMS
danpedroso
Active Level 7
Galaxy Note
Verdade! Para momentos extremamente críticos tem esse recurso de modo ultra econômico. que também é show de bola pra quando necessário...
MiroJR
Active Level 8
Galaxy Note
Dicas valiosas que ajudam no final do dia ter um pouco mais de "ar" na bateria 🔋 hehehehehe
A Bixby Routines é fantástica; sou usuário assíduo dessa ferramenta. Valeu ✌🏽 parabéns pelo post.
danpedroso
Active Level 7
Galaxy Note
opaa valeuuu Tmj!
RATTES
Expert Level 5
Galaxy Note
muito bom. gostei. 😍👌🏽🚀
danpedroso
Active Level 7
Galaxy Note
opaaa obrigado RATTES. Espírito de comunidade 😃
RATTES
Expert Level 5
Galaxy Note
Isso ai DanPedroso! 😎👏🏽🚀
0 Kudos