Tópico original:

‼️OneUI 6 - Possível motivo para atraso da atualização

(Tópico criado em: 11-14-2023 05:18 PM)
1168 Exibições
gog78
Expert Level 1
Opções
Galaxy S
A Samsung está demorando para liberar o OneUI 6 no Brasil e eu posso tentar explicar o quePODE estar acontecendo. Não estou dizendo que é isso!! Então já fique claro isso.

A Samsung liberou para o Panamá (ex: S23):

Build: S911BXXU3BWJM
CSC:S911BOWOBWJM

Essa build poderia ser liberada para o Brasil?

Sim, e tudo funcionaria. Tudo! Pq não quebra nada? Pq OWO é mesma região utilizada pelo Panamá e contem todas as informações da Vivo (ZVV), TIM (ZTM) e Claro (ZTA). Tanto quanto a região ZTO, aberta, com todas as informações de todas as operadoras.

O que acontece com quem instalou manualmente (via odin ou mudança manual de CSC)?

Quem instalou manualmente vai ter o seu celular TODO funcional, não quebra nada, não perde nada, não perde nenhuma função, knox continua 0x0.

Vou receber atualização normal após instalar manualmente?

A resposta pode ser sim e pode ser não. Se a Samsung liberar a mesma Build com mesmo CSC e mesmo versão baseband da versão do Panamá, as atualizações continuam funcionando.

Se a Samsung fizer alguma revisão, nem que seja um minor revision para a versão Brasileira, quem atualizou manualmentenão vai receber as atualizações automáticas, sendo necessário passar via odin novamente a build liberada para o Brasil, sem perder nada. Daí para frente os OTA's funcionam.

E isso pode explicar o motivo do atraso do OneUI 6 no Brasil

Se alguma operadora ainda não deu o seu OK para sua versão ou está implementando alguma correção ou configuração adicional, a Samsung vai ter que segurar a atualização. Como ZTO, ZVV, ZTM e ZTA estão dentro do mesma firmware, todo mundo tem que esperar.

Se esse for o caso, a Samsung tem dois caminhos. Liberar uma versão específica para nossas regiões daqui, incrementando a minor revision, ou, a Samsung liberar na próxima versão mensal (pacote de segurança de novembro), aproveitando para inserir essas eventuais correções de alguma operadora.

Confesso que nunca vi a Samsung colocar uma minor revision no meio de lançamentos de nova versão do Android. Eles sempre aproveitam a próxima mensal de segurança. Por isso a demora.

Aviso importante:

Não recomendo que atualizem manualmente. Para quem sabe, tem segurança, entende tudo e o porquê de cada etapa do processo manual de instalação, bem como os problemas que pode dar e as soluções para resolver, vai em frente. Como costumo sempre dizer: Tudo é simples, quando vc sabe o que está fazendo.

21 Comentários
lukspv
Active Level 6
Galaxy S
Sem mencionar alguns erros que usuário do s23 estão relatando...
0 Kudos
gog78
Expert Level 1
Galaxy S
Mas isso é bug fix. Se for coisa pequena, os desenvolvedores comitam e entra na build da próxima versão mensal.
Jhonsonbravo
Active Level 5
Galaxy S
Que tipo de erros?
0 Kudos
ThiagoJose
Expert Level 1
Galaxy S
A Samsung tinha que separar a ZTO da firmware que está ZVV, ZTM e ZTA. Ou seja, ZTO, tinha que ser uma uma firmware separada.
gog78
Expert Level 1
Galaxy S
Podia. Mas não é assim em nenhuma região do mundo. E seria um complicador para eles.
0 Kudos
ThiagoJose
Expert Level 1
Galaxy S
O canal de atualização, não é o mesmo ? O Project Treble, não resolveu isso ainda. Samsung poderia atualizar mesmo sem essas coisas de operadora, sem perder as configurações de operadora. Depois em um patch, resolveria isso.
gog78
Expert Level 1
Galaxy S
Apaguei a resposta que eu havia dado. Confundi com outro projeto do Google.

Mas sim, o Project treble melhorou o time de atualizações ao modularizar o Android. Mas isso é uma outra questão. A samsung entrega recursos por região, e isso é bom para gente. Pergunta pq iPhone não grava chamada por exemplo. Pq é uma mesma firmware para o mundo inteiro e segue os padrões americanos. Samsung por regionalizar a firmware, consegue entregar recursos para determinados países baseado, por exemplo, em suas leis. Isso torna as customizaçoes um desafio maior
gog78
Expert Level 1
Galaxy S
Essa separação por região no mundo todo é um complicador para Samsung. Muito trabalho.

Mas acho que melhora a experiência do usuário. Um exemplo. iPhone é a mesma versão para o mundo todo. Mas pq no Brasil não grava chamada? Pq é proibido nos EUA e todo mundo fica sem poder gravar pq é a mesma versão. Samsung como separa em regiões,consegue atender essas coisas específicas.
silvioramos
Expert Level 1
Galaxy S

Sei não cara rs. A samsung não consegue nem atualizar direito seus aparelhos, quem dirá personalizar por país. kkk

0 Kudos