Tópico original:

6GB de RAM não é o suficiente para os dias de hoje

(Tópico criado em: 12-07-2024 08:37 AM)
153 Exibições
BTold
Expert Level 5
Opções
Galaxy S
Como mencionei no meu review anterior do S20 FE, estou enfrentando alguns problemas de performance, e um deles tem a ver com os 6GB de RAM, que considero insuficientes para o meu uso. Por exemplo, ao editar uma foto usando o editor nativo da galeria, não consigo manter outros aplicativos abertos em segundo plano, como um app de música. Sempre que começo a aplicar os efeitos na foto, especialmente usando a IA para remover objetos, o aplicativo de música simplesmente fecha.

Aqui estão algumas "gambiarras" que testei para contornar essa limitação:

1. Usar o Spotify no meu smartwatch: Conectei o fone diretamente ao relógio e reproduzi músicas por lá. Isso funciona, mesmo na versão gratuita do Spotify, mas gasta muita bateria do relógio, o que não é ideal.

2. Modo de aplicativos em multijanelas: Coloquei a galeria e o app de música em multitarefa. Isso permite que a música continue tocando, mas às vezes a galeria fecha ao salvar a edição, o que acaba me fazendo perder tempo reabrindo o app.

3. RAM Plus: Testei ativar o RAM Plus, adicionando memória virtual. Com 4GB extras (10GB totais), o problema diminuiu, mas o player ainda fecha ocasionalmente. Só com os 6GB adicionais, totalizando 12GB de RAM, o desempenho ficou um pouco mais estável. Ainda assim, o problema não foi completamente resolvido.

Parece que, para quem usa o celular intensivamente em multitarefas, os 6GB de RAM do S20 FE acabam limitando bastante a experiência, mesmo com os "remendos" que tentei.

Para quem quiser saber mais, aqui está o link para o meu review detalhado do S20 FE: https://r1.community.samsung.com/t5/galaxy-s/review-s20-fe-5g-2-anos-e-2-meses-depois/td-p/30515211?...
18 Comentários
Maldosa
Expert Level 5
Galaxy S
Isso é ruim, os apps não é tão pesado para não conseguir agir em dois apps ao mesmo tempo
BTold
Expert Level 5
Galaxy S
Exatamente, são apps básicos. Imagina ao usar apps mais pesados também, como é...
Maldosa
Expert Level 5
Galaxy S
Isso o torna difícil o uso
DanSori
Expert Level 5
Galaxy S
Eu uso a15 e com 4ram é triste. O aparelho fica lento e n segura nada em segundo plano praticamente.

6 ram hj é mais pra 3 idade que não usa tanto como os mais novos. Claro que tem as exceções.

No geral, pra mim, hoje o mínimo seria 8 ram. 12 ram intermediário Premium e 16 pros top de linha. Novas tecnologias e novas atualizações vem direto e os smartphones precisam estar preparados pra isso.

Se não, quem paga isso, somos nós, consumidores.
BTold
Expert Level 5
Galaxy S
Exatamente Dan. Já que a memória RAM física é soldada e não pode ser aumentada de forma alguma no dispositivo, eles tem que vir com essa quantidade mínima boa que você mencionou, já para garantir o funcionamento por vários anos de atualização.
0 Kudos
heloisa19
Expert Level 5
Galaxy S
Amigo ainda uso meu a10 que é horrível memória muito pouca em tudo.
0 Kudos
BTold
Expert Level 5
Galaxy S
Nossa, heloisa. O dele é bem pouco mesmo 🥺
0 Kudos
reh2019
Active Level 8
Galaxy S
Pois é
0 Kudos
Galaxy S
Depende muito do seu tipo de uso. Para quem tem um uso diário comum da para se manter, mas para quem gosta de ficar com várias coisas abertas e fazer várias atividades aí é mais complicado.

Conheço pessoas que tem o A5 2017 (que tinha 3Gb de ram) mas ainda utilizam ele normalmente para os apps comuns.