Tópico original:

Alteração da Câmera

(Tópico criado em: 03-23-2022 02:02 PM)
226 Exibições
Hao84
Active Level 8
Opções
Galaxy S
Antes, nos celulares com câmera telefoto (zoom óptico 3x), dava pra tirar foto bem de perto do objeto, simulando uma câmera macro.

Agora, depois que esse recurso ficou só pra o S22 Ultra, a Samsung fez o favor de aumentar a distância focal da câmera telefoto (agora ela não foca mais em objeto próximo) e muda AUTOMATICAMENTE pra o zoom digital da câmera padrão (1x). 

Isso é prejudicar o consumidor por pura perversidade. 
Não tenho dinheiro o suficiente para ir pra concorrência, mas deixo aqui minha indignação.
9 Comentários
gabriel_franco
Active Level 6
Galaxy S
É, também acho desnecessária essa mudança de lente automática caso o limite próximo de distância focal seja atingido. Tenho um A72, gosto muito do celular, mas tem muita coisa pra melhorar ainda (como a câmera frontal, ruído nas imagens), sinto falta das atualizações mensais, o que não era um problema quando possuía um A50
Hao84
Active Level 8
Galaxy S
Exatamente, e eu usava a telefoto pra trabalho (foto de documentos com zoom óptico) e agora fiquei na mão sem necessidade 😕
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Hao

entendo sua insatisfação, mas deixe-me contar-lhe um detalhe: não existe zoom DIGITAL de 1x. Aliás, 1x significa exatamente não ter zoom. Zoom de verdade, ótico ou digital, somente ACIMA de 1x.

Não é crítica, tá? É só para que essa coisa não pegue e depois surja um monte de gente falando essas coisas equivocadas.
Hao84
Active Level 8
Galaxy S
Você não deve ter entendido. O celular aplica o zoom digital de 3x na câmera sem zoom óptico (câmera de 1x), e não usa a telefoto (câmera de 3x zoom óptico)... entendeu melhor agora?
gabriel_franco
Active Level 6
Galaxy S
OPF

Funciona assim: como a lente Telefoto de 3x tem uma abertura menor de f/2.4 e por ser uma lente de 8 MP, claramente ela tem menos eficiência comparada a câmera principal, sendo assim, o melhor jeito de usar a câmera Telefoto é em locais bem iluminados, porém quando esse não é o caso, o aparelho faz um reconhecimento de cena e se o ambiente não condizer com o plano de cenário adequado para fotografar com a "Tele" ele faz uma troca de lente automática da Telefoto para a principal, buscando melhorar a qualidade da foto, pois a configuração da mesma é melhor do que a "3x", já que ela faz uma combinação de 4 pixeis em 1 pixel, transformando 64 MP em 16 MP no que resulta em uma foto mais detalhada, com melhor alcance dinâmico, melhor iluminação e coloração, sendo assim o sistema reconhece que é melhor tirar uma foto de 3x digital com a câmera principal por conta de todo esse pós-processamento do que usar a câmera Zoom de fato. Contudo, isso tira o controle que o usuário tem sobre os recursos do aparelho, incomoda...
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Gabriel,

entendo o processo, mas o que escrevi era em outra direção.

A insatisfação aqui apontada não faz, para mim, nenhum sentido. O modo automático foi pensado e desenvolvido para obter o melhor resultado possível em diversos cenários. Mas isso não significa que a foto será a melhor possível. O modo automático foi pensado para pessoas leigas em técnicas de fotografia, que é o caso da maioria das pessoas. Essa é a grande aposta dos principais fabricantes de smartphones, incluindo Samsung e Apple aí.

Quanto ao "problema" da troca das câmeras a solução é muito simples: escolha o modo Pro e selecione manualmente a câmera desejada. O modo Pro foi pensado e desenvolvido para pessoas mais exigentes e que desejam maior controle da câmera, que permite ajustes finos e personalizados. Nos iPhone esse recurso não é tão bom quanto nos smartphones da Samsung. Assim sendo, aqueles que estão incomodados com a troca automática das câmeras, que mudem para o modo Pro, que permite a seleção manual da câmera desejada. Em suma, não há problema algum, basta usar o recurso mais adequado ao gosto de cada um.

Att.
gabriel_franco
Active Level 6
Galaxy S
@OPF67

Infelizmente a Samsung não disponibiliza a troca de lentes no Modo Pro do seus smartphones intermediários, tão pouco a opção de fotografia em RAW (mas da pra usar com apps de terceiros a mudança de arquivo). Quem sabe em alguma atualização recebamos mais recursos que melhorem nossas experiências. Grato pelas informações.
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Estranho, achei que o modo Pro estava disponível em todos os modelos. Sei que alguns recursos, como Visão do diretor, está disponível apenas nos tops, mas acho que o modo Pro estaria presente e completo em todos os aparelhos. Claro, alguns ajustes mais finos dependem das câmeras, aí pode diferir uma coisa ou outra, mas não liberar a troca manual das câmeras é algo inacreditável.

Concordo, é torcer e esperar que alguma atualização corrija esse absurdo.

Abraços
gabriel_franco
Active Level 6
Galaxy S
@OPF67 ficamos na esperança. Meu antigo Galaxy A50 não tinha um Modo Pro completo, havia apenas 3 configurações nesse modo