Tópico original:

Análise pessoal e imparcial do Galaxy S24 Ultra

(Tópico criado em: 01-31-2024 10:01 AM)
586 Exibições
GeekSauro
Expert Level 4
Opções
Galaxy S
Investimento:

A samsung soube fazer um lançamento nacional como ninguém - além de ter priorizado o Brasil, que recebeu o S24 até mesmo antes de outros grandes mercados, ele também chegou com uma política agressiva de preços e promoções.

Conclusão, acabei comprando meu S24 Ultra de 512Gb oficialmente na pré-venda e pagando “apenas” R$ 5.600 em 21x, ou melhor, 4 mil mais um iPhone 12 Mini. Comparativamente, meu antigo top de linha era um iPhone 15 Pro de 128Gb, o qual havia adquirido de forma não oficial, meses após seu lançamento, por R$ 5.900 pagos no PIX.

Ajustes:

Ao longo dessa primeira semana, acabei fazendo alguns ajustes/configurações que considerei essenciais para aproveitar o melhor do aparelho. 

1. Good Lock + NavStar para devolver os antigos gestos de navegação (imho, os novos atrapalhavam demais o uso da S Pen). 2. Ativação do Modo de Desempenho Leve (a performance permaneceu excelente, reduziu o aquecimento e aumentou a autonomia). 3. Ativação das Notificações por Categoria (por padrão, ele veio igual ao iOS, apenas permitindo ativar/desativar todas as notificações do app de uma vez).

Design e Tela:

Imho, há um excesso de opções de cores no S24U. Não que eu seja contra essa diversidade, já foi difícil lidar com isso no S23U, onde algumas cores nunca mais tiveram reposição. Outro problema é a dificuldade de vê-las ao vivo antes da compra – todas as lojas que fui tinham apenas o cinza titânio no mostruário – acabei optando por essa por ser a escolha “mais segura”.

A “nova” tela plana trouxe junto uma real mudança no design, que era basicamente o mesmo desde o S22U. Mas, para “compensar” a perda do arredondado da tela, a Samsung assumiu um frame um pouquinho mais largo capaz de manter a curvatura antes proporcionada pela tela e pelo vidro traseiro – tenho mãos grandes e, ao menos pra mim, o resultado foi muito n bom - mesmo mais largo estou achando a pegada do S24 Ultra excelente; consigo usa-lo na rua segurando de forma firme e confortável usando apenas uma mão. 

Essa primeira semana de uso também serviu para confirmar algo que eu já imaginava – a tela plana potencializou bastante o uso da S Pen, que voltei a usar como já não fazia há muito tempo.

Por todo esse conjujto, IMHO, esse poderia ser o design/acabamento padrão da linha S Ultra daqui em diante, não precisa mexer em mais nada, nem mesmo o peso mais acentuado está me incomodando dessa vez (e olha que saí recentemente de um M53 e de um iPhone 12 Mini, que são super leves).

O único aspecto negativo, ainda que possa ser ser uma impressão equivocada, achei que o acabamento oleofóbico dessa nova tela usada no S24 Ultra é um pouco menos eficiente que do S23U.

Desempenho:

Sem queixas, ele é extremamente rápido e responsivo - mesmo usando em modo de desempenho leve não notei qualquer prejuízo. Mas, comparativamente, a olho nú é realmente difícil notar alguma diferença na performance quando comparado ao S23U, que já era excelente.

Durante os primeiros dias que usei em modo de desempenho normal, cheguei a sentir um certo aquecimento, mesmo em tarefas básicas, mas nada exagerado, muito menos algo capaz de “derreter” a S Pen, como um usuário comentou aqui.

Bateria:

Um dos pontos de maior peso pra mim, no qual poderia jurar que o S24U iria falhar, já que foi o único da linha que não recebeu upgrade em sua capacidade (na verdade, não recebe desde o S22 Ultra). Mas acabei surpreendido: em modo de desempenho leve (da mesma forma que usava o S23 Ultra), o S24 Ultra conseguiu entregar uma autonomia sensivelmente superior.

No primeiro dia de teste, foram 7hs de tela, fechando o dia com mais de 15hs longe da tomada e ainda 45% de carga restante. No segundo dia, foram praticamente 10hs de tela com mais de 20hs longe da tomada.

Câmera:

Infelizmente essa (ainda) não é a estrela do S24 Ultra; vindo de um do S23 Ultra, a Samsung fez mudanças ousadas que já eram questionadas mesmo antes do lançamento oficial. Não bastasse a perda do do Zoom óptico de 10x, eventualmente ocorrem comportamentos erráticos no foco, balanço de iluminação e pós-processamento; que nem sempre são ajustados pata o melhor resultado possível; aparentemente não há um motivo claro, uma condição específica onde isso ocorra – a sensação é de que simplesmente as vezes a IA falha e fotos tiradas no mesmo local e condições acabam produzindo resultados bem diferentes. Me parece claro que é questão de software, algo que uma atualização deve corrigir em breve.

Ainda assim, consegui obter resultados bem bons nas fotos tiradas com ele com destaque para o excelente nível de detalhes em algumas delas, além de ter tido a impressão de que as fotos em movimento, mesmo com zoom, são facilmente detectadas e, normalmente, as cenas ficam devidamente congeladas, o que achei excelente.

Voltando à questão do zoom, e falando um pouco a favor da Samsung, de fato, até 10x o resultado fica excelente, você dificilmente vai notar alguma perda. Em 30x, os resultados são, na maioria das vezes, bem aproveitáveis. Mas ao chegar aos 100x, o resultado dificilmente pode ser chamado de foto – na imensa maioria, o pós-processamento acabou transformando a foto em um desenho bem mal feito.

Sistema:

Tirando aqueles pontos que já foram resolvidos com ajustes ou apps de terceiros, ainda ficaram algumas coisas que gostaria de ver; como a integração do “Circle to Search” às ações da S Pen, e a volta do antigo layout para acompanhamento da bateria (o novo não agregou absolutamente nada de positivo e deixou o acompanhamento mais difícil e impreciso).

I.A:

Ainda acho o termo IA aqui bastante exagerado/forçado. Muito do que é atribuído à IA, já era feito por vários apps de terceiros que estão no mercado há um tempo; mas há sim novos recursos muito bem vindos: A opção de “alinhar escrita à mão” do S Notes é bem interessante e tem funcionado bem 90% das vezes; e a função de tradução instantânea integrada a apps de terceiros como o WhatsApp trouxe muita praticidade. Por outro lado ainda senti bastante falta dessa IA aplicada à digitação cuja sugestão de palavras continua bastante imprecisa e um tanto aleatória

Por fim, os recursos integrados ao editor de imagem eu achei que poderiam ser mais intuitivos e fáceis de usar; na verdade, tanto recurso merecia um editor de imagens à parte, um pouco mais complexo e com recursos acessáveis mais facilmente, até mesmo com camadas (já é possível editar usando camadas, porém o acesso a esse recurso ainda é meio precário).
24 Comentários
Galaxy S
Muito rica sua análise GeekSauro, sua opinião sobre o S24 transmite muita credibilidade
GeekSauro
Expert Level 4
Galaxy S
Agradeço pelas palavras 👍🏼
meirycooper
Active Level 4
Galaxy S
Adorei a analise, to ainda mais ansiosa pro meu chegar e poder testar tudo isso!
GeekSauro
Expert Level 4
Galaxy S
Já está a caminho?
meirycooper
Active Level 4
Galaxy S
Simm finalmente! Ta com a transportadora ja. Deve chegar hoje ou amanha 🤩
GeekSauro
Expert Level 4
Galaxy S
🙏🏼 então aguardo suas impressões também muito em breve 🙂
GenezyS22
Active Level 6
Galaxy S
Bela análise do aparelho. Eu tenho um S22 Ultra recente, cerca de quatro meses e ainda não usei tudo que ele pode me proporcionar, mesmo assim achei legal os pontos de diferença que você mencionou.
Um ponto que também achei desnecessário foi a troca da lente ótica de 10x por uma de 5x, além de manterem a abertura alta das lentes, acima de f1.8. Eu ainda tenho um S9 Plus com abertura f1.5 que faz fotos excelentes.
Parabens pela sua análise
GeekSauro
Expert Level 4
Galaxy S
Tenho tendência a acreditar que seja algo mais complexo do que simplesmente terem escolhido reduzir o zoom. Talvez o novo módulo ocupe menos espaço ou seja mais leve para compensar outras novidades como a "vapor chamber" maior.

Mas isso da abertura também noto em relação a alguns modelos mais antigos. Apesar de nunca ter parado para me atentar que era isso.
JohnWergeld
Active Level 7
Galaxy S
E a tela menos colorida? O modo nítido que não difere do natural? O que achaste disso?