Tópico original:

Bateria descarrega no carregador wireless sem uso

(Tópico criado em: 01-29-2022 08:26 AM)
465 Exibições
Members_9xbALqu
Active Level 1
Opções
Galaxy S

Alguém está tendo o mesmo problema? Deixo o meu s21 no carregador wireless durante a noite. A bateria chega nos 100%, porém de madrugada cai para algo em torno de 70% sem nenhum uso de aplicativos.

Screenshot_20220129-071323_Device care.jpg

9 Comentários
Members_9xbALqu
Active Level 1
Galaxy S

Esclarecendo mais um pouco: a descarga de 100% para algo em torno dos 70% ocorre durante o carregamento sem nenhuma intervenção no celular. Se eu carregar o celular pelo fio, isso não acontece. Se eu colocar o celular pra carregar pelo carregador wireless e retira-lo quando comoleta 100%, o comportamento da descarga durante o uso é normal. E o celular tem menos de 2 meses de uso.

Brunno
Active Level 8
Galaxy S
A base de carregamento é da Samsung ou de outra marca?
Members_9xbALqu
Active Level 1
Galaxy S

É outra marca. Porém já fiz o teste com o celular da minha esposa que também é um S21 comprado na mesma data e não deu problema. Também já troquei minha base com a dela e o problema persistiu.

OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Isso não acontece com o meu S21 Ultra. Motivo: não faz sentido deixar um smartphone "dormindo" sobre um carregador wireless. Jamais faria tal coisa.

O que escreverei não é uma explicação, mas apenas e tão somente uma análise sobre uma hipótese.

Ao colocar um dispositivo compatível em um carregador wireless, ambos os sistemas iniciam um protocolo para um carregamento indutivo. Quando o dispositivo (no seu caso, um S21) completa a carga, ele envia um sinal para o carregador informando que já pode parar de enviar energia. Nesse caso, o carregador wireless entra em modo tipo stand-by.

Pois bem, a base do carregador tem um enorme solenoide (bobina) que sob ação de corrente elétrica faz dele um potente ímã. Muito provavelmente é este campo eletromagnético que está influindo no consumo da bateria do smartphone. Motivo: nunca se deve deixar dispositivos eletrônicos perto de fortes campos eletro/magnético (inclusive sempre aparece nos manuais).

Em suma, não existe problema no S21, mas sim imprudência de seu proprietário.

Att.
Members_9xbALqu
Active Level 1
Galaxy S

Bom, imprudência do proprietário é uma expressão forte pra uma ação que não vem expressamente proibida.

Mas ok. Pensei nessa hipótese quando ocorreu a primeira vez. Porém, o que explicaria o fato do celular da minha esposa ser o mesmo e não descarregar no mesmo cenário? 

0 Kudos
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Só depois que postei que vi seu post comentando sobre o S21 de sua esposa.

Bem, como eu disse, não dei uma explicação, apenas apresentei uma hipótese. O fato de dois aparelhos idênticos apresentarem comportamentos distintos em relação a certo carregador não diz muita coisa. Por exemplo, é preciso saber a configuração de cada smartphone.

Uma possibilidade é seu smartphone estar enviando um sinal de carga completa pata o carregador e o S21 de sua esposa não fazer o mesmo. Nesse caso, o S21 dela fica carregando o tempo todo e o seu, não.

Difícil saber ao certo, pois tem muitos fatores e configurações envolvidos. Porém a minha recomendação é para nunca deixar dispositivos eletrônicos (quaisquer) muito perto ou junto de fortes campos eletromagnéticos ou magnéticos (como ímã de caixas de som, por exemplo). É estrago garantido. E se a tela ficar ligada, pior ainda, a tendência é de danificá-la rapidamente.

Se é preciso manter o carregamento noturno (e eu entendo perfeitamente, principalmente para quem sai cedo no dia seguinte para ir trabalhar), que se opte pelo carregador de parede ou pelo cabinho USB-C do carregador wireless (Power bank). É mais seguro.

Abraços, meu caro. 😉
Members_9xbALqu
Active Level 1
Galaxy S

Entendi. Pode realmente ser alguma configuração que está diferente da dela.

Minha intenção não seria deixar sempre carregando a noite toda. Mas algumas vezes fica para trabalhar no dia seguinte, como você bem disse.

Bom, vou tentar fazer um reset pra configurações de fábrica e ver o comportamento. Mais para tirar de cabeça, pois num primeiro momento, fiquei com receio de ser algum problema físico. 

Agradeço a atenção e, se der certo, posto aqui o resultado.

Abracos e obrigado!

OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Boa ideia. Apenas recomendo que faça um backup de seus dados e app para posterior recuperação. Mas antes de restaurar seus dados, porém após a restauração de fábrica, faça um teste com a Power Bank. Com configuração "limpa" terá informações seguras.

Se com a configuração limpa der tudo certo, mas falhar novamente após a restauração de seus dados, então é alguma configuração ou app que está gerando o problema. Tente revisar o que for possível.

Abraços
Members_9xbALqu
Active Level 1
Galaxy S

Bom dia pessoal. Só pra dar um retorno, fiz o reset para configurações de fábrica e infelizmente o resultado foi o mesmo. Mas também fiz o teste deixando o celular carregando desligado de ontem pra hoje no carregador wireless e a bateria amanheceu 100%.

Aparentemente com ele ligado, ele interage de alguma forma com a base que faz com que ele descarregue sem uso após completar os 100%.

Bom, como disse antes, vou evitar deixá-lo carregando a noite toda,  mas caso haja necessidade, vou deixá-lo carregando desligado que o descarregamento não ocorre.

Abraços 

0 Kudos