Tópico original:

Conexão via aptx HD no Samsung S20 FE com Android 12 e OneUI 4.1

(Tópico criado em: 04-06-2022 01:02 PM)
608 Exibições
Qu4rta
Active Level 3
Opções
Galaxy S

Comprei ano passado esse telefone, ainda na versão Android 11.

Junto com ele, já possuía os fones de ouvido KZ ZSN Pro e seu conector Bluetooth 5.0 aptx HD.

Na minha mente, enquanto estava no Android 11, ele era reconhecido como aptX HD Qualcomm.

Porém, recentemente assinei o Tidal Hi-Fi, pra desfrutar de músicas em alta qualidade, e me surpreendi ao acessar as opções de desenvolvedor, já no Android 12, e notar que a opção de apxt-HD havia sumido, restando apenas a aptx normal.

Agora a pergunta, foi um delírio no Android 11 ele ser utilizado em sua máxima capacidade, e depois retirado no Android 12, ou ele nunca foi compatível mesmo?

Enfim, pelo o que andei pesquisando, apesar de ter o Bluetooth 5.0 nesse modelo de smartphone, ele realmente não é compatível com o aptx HD? Por quê, sendo que ele é Snapdragon?

Bastante frustrante isso.


+ Corrigindo

Nunca houve essa opção, apesar de tudo indicar ser possível a Samsung liberar esse codec para os usuários, pois faz uso do snapdragon. Seria questão de habilitar via software mesmo. 

32 Comentários
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Em post mais abaixo eu listo todos os codecs usados pela Samsung e o LDAC está lá. Tenho dois fones da Sony, WH-1000XM3 e WH-1000XM 4, ambos têm o LDAC. E nos smartphones que tenho tudo fica habilitado no máximo.
Qu4rta
Active Level 3
Galaxy S
Já vi esses fones, mas acabam sendo muita areia no caminhão pra mim, comparado ao que investi nos kz, por exemplo, que teoricamente entregam uma qualidade bastante similar, em questão de codec.
Diego_NBR
Active Level 4
Galaxy S
Se é por uma questão de software realmente é um vacilo da Samsung. Vou mandar para ele feedback, quem sabe futuramente eles não prestam atenção nisso. Provavelmente os clientes da Sam não sabem muito da existência desse codec para exigir, então eles nem ligaram.
Qu4rta
Active Level 3
Galaxy S
Sim, ao que tudo indica é questão de software. Provavelmente eles devem ter de pagar licença pra usar, e aí optaram por tirar e deixar só o da Sony (LDAC). Se você pesquisar, vai ver que em modelos anteriores, havia suporte nativo para o aptxhd e depois foi removido, daí reclamaram, colocaram de volta (acho que no S8). Enfim, pra quem busca qualidade em transmissão Bluetooth, vai ficar na mão como eu, pq no restante, o celular é fantástico.
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Não é software, é hardware. 😉
0 Kudos
Qu4rta
Active Level 3
Galaxy S
Mas aí que tá, acredito que o hardware o aparelho já tenha, então habilitar ou não, seria uma questão de software. Visto que na pesquisa que fiz, vi usuários relatarem que em outros aparelhos mais antigos, a Samsung chegou a desabilitar e posteriormente habilitar novamente mediante reclamação dos consumidores.
0 Kudos
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Não, os smartphones da Samsung não têm hardware compatíveis com o aptX HD, não dá para mudar por software.

A questão é a seguinte: o codec SBC é obrigatório em todos os dispositivos Bluetooth, é universal. Em termos de qualidade sonora você tem o LDAC em primeiro, o aptX HD em segundo, o AAC em terceiro (ele é usado pela Apple), o aptX é o SBC.

Acredito que a Samsung escolheu o aptX por ser mais compatível com vários fones. E também porque todo fone que tem suporte ao aptX HD também tem suporte o aptX comum. Ambos têm baixa latência, as a versão HD tem mais qualidade sonora.
Qu4rta
Active Level 3
Galaxy S
Saquei, eu imaginava que por ser snapdragon, meio que teria esse suporte caso quisessem. É realmente chato não ter, porque em questão de investimento, o formato aptx HD é muito mais acessível do que o LDAC por exemplo, e entrega um formato teórico muito parecido.
BrunoHBR
Active Level 7
Galaxy S
Sempre tive dúvida do que seria essa opção, isso muda muito a qualidade e atraso do bluetooth?
0 Kudos
Qu4rta
Active Level 3
Galaxy S
Sim, a latência no aptx HD chega a 40ms apenas. A qualidade é 24 bits, 96khz. Há alguma perda, mas é mínima. É o melhor tipo de conexão Bluetooth que tem, mas celular e headphones tem que ser compatível. No caso eu tenho o headphone, mas o celular não acompanha haha
0 Kudos