Tópico original:

Conexão via aptx HD no Samsung S20 FE com Android 12 e OneUI 4.1

(Tópico criado em: 04-06-2022 02:16 PM)
258 Exibições
Qu4rta
Active Level 3
Opções
Galaxy S

Comprei ano passado esse telefone, ainda na versão Android 11.

Junto com ele, já possuía os fones de ouvido KZ ZSN Pro e seu conector Bluetooth 5.0 aptx HD.

Na minha mente, enquanto estava no Android 11, ele era reconhecido como aptX HD Qualcomm.

Porém, recentemente assinei o Tidal Hi-Fi, pra desfrutar de músicas em alta qualidade, e me surpreendi ao acessar as opções de desenvolvedor, já no Android 12, e notar que a opção de apxt-HD havia sumido, restando apenas a aptx normal.

Agora a pergunta, foi um delírio no Android 11 ele ser utilizado em sua máxima capacidade, e depois retirado no Android 12, ou ele nunca foi compatível mesmo?

Enfim, pelo o que andei pesquisando, apesar de ter o Bluetooth 5.0 nesse modelo de smartphone, ele realmente não é compatível com o aptx HD? Por quê, sendo que ele é Snapdragon?

Bastante frustrante isso.


+ Corrigindo

Nunca houve essa opção, apesar de tudo indicar ser possível a Samsung liberar esse codec para os usuários, pois faz uso do snapdragon. Seria questão de habilitar via software mesmo. 

32 Comentários
Diego_NBR
Active Level 4
Galaxy S
Sabe o que eu pensei, só teoria mesmo. E se a Samsung faz isso por que ela tem um codec próprio para otimizar os próprios fones que ela quer vender.
É quase uma forma de dizer: "Quer um fone bom, com baixa latência e alta fidelidade? Compra um nosso então!"
E isso faz sentido, uma vez que não é só ela que usa essa estratégia.
0 Kudos
Qu4rta
Active Level 3
Galaxy S
Sim, muitos usuários nos fóruns que visitei cogitam essa estratégia, a parte ruim é que a qualidade teórica não bate de frente com a aptxhd que é muito mais popular e de fácil acesso.
0 Kudos
Diego_NBR
Active Level 4
Galaxy S
E é exatamente por isso que eles não querem incentivar suporte. Faz sentido.
0 Kudos
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Qu4rta,

os codec's de áudio Bluetooth usado pela Samsung são estes:

SBC
AAC
AptX
LDAC
Scalable Codec

Note que o aptx HD não faz parte, apenas aptX básico faz parte.

Além disso, a presença de certos codec's em smartphones não tem nada a ver com a versão do Android, mas sim com a empresa fabricante, pois ela tem que pagar por cada um deles. Em média custam pouco mais de $ 1,00. Se um dado codec não for inserido no projeto, então a cada um milhão de smartphones vendidos s empresa economiza mais de um milhão de dólares.

Att.
Qu4rta
Active Level 3
Galaxy S
Sim, imaginei que foi por essa questão que retiraram, uma pena. Numa breve análise de todas as características do S20 e derivados, é a única coisa que falta, de resto ele é incrível.
0 Kudos
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Acho um erro a Samsung não integrar o codec aptX HD, aliás, ele nunca foi integrado até onde eu sei. Acho que a não inclusão está relacionada a custos e compatibilidade.

Veja se o seu fone tem suporte ao codec AAC, ele é muito bom também. Este é o codec preferido da Apple; e com certeza não é à toa.
Qu4rta
Active Level 3
Galaxy S
Ele tem SBC, AAC e aptx somente.
0 Kudos
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Opte pelo codec AAC, que tem suporte nos smartphones da Samsung. Não é igual ao aptX HD, mas é muito bom também.
Qu4rta
Active Level 3
Galaxy S
Os reviews do AAC no android não são tão bons, dizem que o aptx acaba sendo melhor. No fim vou ter que comprar um receiver com LDAC pra poder ligar no meu receiver da gradiente, nada muito mais caro que os aptxhd, mas não vou poder usar os meus fones na qualidade máxima tb, uma pena mas fazer oq. Melhor que gastar muito mais grana num celular semelhante ao S20, só por causa do Bluetooth.
0 Kudos
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Veja, tem review e review, é preciso ter cuidado. A questão do AAC é que ele é quase livre, ou seja, os fabricantes têm um bom grau de liberdade para fazer ajustes.

É por isso que a Apple escolhe esse codec, pois em termos de programação os caras são imbatíveis. No caso de dispositivos com Android a melhor qualidade com o AAC é da Samsung, que mantém frequência sonora acima de 18 kHz, ficando praticamente igual ao da Apple. LG e Motorola cortam mais frequências altas, algo em torno de 15-16 kHz (não mais do que isso). Já a Xiaomi eu não sei dizer.
0 Kudos