Tópico original:

Conexões estranhas

(Tópico criado em: 05-20-2022 01:59 PM)
96 Exibições
mcury
Active Level 7
Opções
Galaxy S
Alguém sabe o motivo pelo qual meu celular está tentando conexões com esse país na imagem?

Nada contra esse pais ou seu povo, é que simplesmente não tenho nada lá, nenhum serviço, android zerado pra fins de testes e as conexões persistem.

investiguei e parece ser o Android modificado pela Samsung, alguém poderia esclarecer?

O motivo pelo qual eu bloqueio esse país na minha rede é pessoal e não gostaria de comentar sobre o assunto, apenas esclarecer essa dúvida, obrigado.


image


image


6 Comentários
Galaxy S
Você poderia explicar melhor oque está acontecendo?
0 Kudos
mcury
Active Level 7
Galaxy S
Um familiar meu foi infectado por um malware e teve seus dados criptografados com pedido de resgate (ransom). Identifiquei que o ataque veio desse país.
Instalei um firewall na minha casa (sou analista de segurança da informação) e fiz o bloqueio de conexões das minhas VLANs para alguns países.
Descobri então que o meu próprio celular está tentando atingir esses destinos e eu gostaria de entender o motivo disso.
Estou analisando pacotes e parece estar relacionado com o app assistência do aparelho que analisa o espaço usado no aparelho, mas ainda não posso bater o martelo que seja isso.
Bloqueio por geoIP é uma das formas que utilizei para sanear o ataque na época. Bloqueio a partir da origem pois estou utilizando um firewall de estado. Ou seja, não é esse país que está tentando conectar no meu aparelho, é meu aparelho que está tentando se conectar com esse país.
Galaxy S
Mano que loucura. Será que o teu também não foi infectado? Infelizmente tudo isso foge do meu conhecimento
0 Kudos
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Cury,

por acaso você usa VPN? Se a resposta for sim, então esse é o motivo de seu smartphone tentar conexão em outro país, pois isso é a essência de uma rede com VPN (esconder a localização e a identificação do usuário).

Att.
0 Kudos
mcury
Active Level 7
Galaxy S
Não uso VPN, mas valeu pela observação.
Anonymous
Não aplicável
Galaxy S
O aplicativo assistência do aparelho da Samsung, teve uma polêmica sobre isso em 2020, onde a notícia afirmava que o aplicativo envia essas informações para a empresa chinesa que a Samsung tinha parceira na época para otimizar o que poderia ser excluído ou não no smartphone. Vou enviar o link da notícia por mensagem aqui na comunidade mesmo.
0 Kudos