Tópico original:

Conheça O Modo Pro

(Tópico criado em: 04-27-2020 03:15 PM)
5446 Exibições
MatheusMatias
Expert Level 1
Opções
Galaxy S
Bem, Boa Tarde!!! Mais cedo um member(Joãovitor18)sugeriu que eu criasse um tópico sobre o modo pro da câmera dos dispositivos, isso ocorreu devido ao fato deu ter dado umas dicas a um outro member.

Eu não sei muito sobre o assunto, o que sei adquiri pesquisando e experimentando.

Enfim, no modo Pro da câmera, as opções podem variar de dispositivo para dispositivo, sendo que dispositivos intermediários e de entrada possuem controles de Iso, Foco e Compensação de Exposição(se não me engano, me corrijam se estiver errado). Já os modelos topo de linha dispõem, além dessas opções, o controle de exposição, temperatura da foto, controle na abertura do diafragma da lente(alguns modelos) e controles gerais, como de saturação, brilho, sombra, contraste etc. Essas opções se localizam na parte inferior.

image
ISO 50, 1/250s, F/2.4 Zoom De 10x

ISO: 
A ISO determina a sensibilidade do sensor à luz, ou seja, quanto menor a Iso, menos sensibilidade à luz o sensor terá, já quanto maior a Iso, maior a sensibilidade a luz, na prática isso interfere tanto na claridade quanto na qualidade da foto, já que ISOs altas tendem a deixar a imagem granulada, e ISOs baixas tendem a deixar a imagem com maior nível de detalhes.

image

FOCO MANUAL: 
Isso determina onde sua câmera irá focar rsrs, na prática, reduzindo o foco vc terá fotos macros, aumentando-o terá o chamado foco infinito, que irá focalizar objetos e "coisas" distantes, este último serve para paisagens no geral e astrofotografia.

COMPENSAÇÃO DE EXPOSIÇÃO: 
Isso irá determinar a claridade da sua foto, sendo os números positivos a representação de maior claridade e números negativos menor claridade. Na prática é isso msm rsrs, mas por exemplo, ao fotografar a lua, vc quer capturar os detalhes de sombras, ent o ideal é diminuir a claridade, ou seja, compensar a exposição negativamente. O número que ele apresenta é uma importante indicação para vc saber como será a sua foto.

CONTROLE DE EXPOSIÇÃO: 
Diferente da compensação, este te permite definir de maneira mais precisa quanto tempo o Obturador da câmera ficará aberto para receber mais luz, na prática quanto maior a exposição, maior o tempo em que o obturador ficará aberto e mais luz irá entrar, porém isso pode ocasionar em fotos borradas se o objeto a ser capturado estiver em movimento. Já o menor tempo de exposição reduz o tempo de abertura do obturador, menos luz entra no sensor, porém a foto é capturada mais rapidamente.

TEMPERATURA: 
Está por sua vez, decidi a tonalidade das cores da foto, se terão um tom mais quente, que é puxado para o amarelado, ou um tom mais frio, que é mais puxado para o azulado. Mas isto pode ser alterado na pós edição, mas se vc quiser pode modificar manualmente, mas no automático já faz um bom trabalho.

ABERTURA DO DIAFRAGMA: 
Alguns modelos possuem essa opção, porém são alguns modelos topo de linha, a abertura influencia muito nas fotos, sendo uma abertura maior representada por números mais baixos, ou seja, a abertura de F/1.5 é maior do que a abertura de F/2.4, na prática quanto maior a abertura mais luz entra na câmera e menor será a profundidade de campo, ou seja, o desfoque entorno do objeto a ser fotografado será maior porém o foco se perde com maior facilidade, já aberturas menores reduzem a quantidade de luz que irá entrar no sensor, a profundidade de campo aumenta e será mais difícil do foco se perder. De noite é indicado aberturas maiores, para permitir maior entrada de luz e de dia aberturas menores para reduzir as chances de fotos estouradas.

CONTROLES GERAIS: 
Essas são as opções finas de como será sua foto, como saturação, contraste, sombra dentre outras, porém essas opções também estarão disponíveis na pós edição, sendo na maior parte das vezes desnecessário configurar antes de tirar a foto.

Já na região superior acredito não haver mudança para os dispositivos, essas opções são de Configurações Do Aplicativo, Flash, Temporizador, Proporção, Modo de Medição de Luz e Opções de Foco Automático.

image

CONFIGURAÇÕES DO APLICATIVO: 
Aqui vc poderá alterar o próprio aplicativo, podendo acrescentar opções te ajude a tirar determinada foto, como utilizar algum atalho no botão de volume, dentre outras funcionalidades, aqui vc pode explorar e descobrir recursos que irão te ajudar.

FLASH: 
É uma opção legal para obter luz no objeto a ser fotografado, sendo melhor utilizado a noite, mas, o uso do flash resulta em luz no objeto a ser fotografado e escuridão no segundo plano, então tem que usar de maneira correta. Mesmo sendo uma opção legal, o melhor é evitar seu uso, recorrendo a ele se funções de Iso e exposição não forem suficientes para obter claridade na foto.

TEMPORIZADOR: 
Uma opção muito útil para fotos com longa exposição, já que evita que a câmera trema no início da foto, já que quando vc clica no botão do obturador o dispositivo tende a balançar, mesmo estando num tripé.

PROPORÇÃO: 
Esta define qual será o tamanho da sua foto, sendo a opção de 3:4 a opção que extrai todo o potencial do sensor, ou seja, ela tira uma foto com o máximo é Megapixel que o sensor da câmera tem. As proporções disponíveis além desta são: 1:1(quadrada) 9:16(proporção comum de vídeos) e Full(proporção a tela do dispositivo). As proporções variam de acordo com o que vc quer fotografar, na maior parte das vezes fotografar em 3:4 é recomendado, pois vc pode fazer um corte na imagem sem ter muita perda de qualidade.

MODO DE MEDIÇÃO DE LUZ: 
 Essa será responsável por indicar como está a luz de acordo com o que vc escolher, tendo as opções de Centro Ponderado, Matriz e Centro. A medição será indicada na compensação de exposição, sendo números positivos maior claridade e negativos menor claridade. Eu não utilizo muito desse recurso ent não sei explicar muito bem, mas para quem quer utilizar está aqui uma breve explicação.

OPÇÕES DE FOCO AUTOMÁTICO: Este por sua vez será responsável pelo método de Foco Automático, podendo vc decidir se quer que o sensor foque no que está centralizado, ou se quer que ele faça uma medição em todo o ambiente que ele esta captando. Geralmente deixar o foco automático centralizado é suficiente, já que o objeto a ser fotografado tende a estar centralizado, ou também pode ser utilizadk o modo de foco manual.

AGORA NA PRÁTICA

Vou dar uns exemplos de fotos bem interessantes para que vc possa repetir e/ou aprimorar. É interessante sempre editar as fotos que são tiradas no modo pro para se obter o máximo de detalhes possível além de harmonizar a foto. Se seu dispositivo tiver a opção de tirar foto em Raw habilite-a, pois este formato de fotografia permite o máximo é detalhes que o sensor capturou, já que a mesma não faz nenhum pós processamento e a imagem sai como entrou no sensor.

Foto Longa exposição
Acredito que muitos já viram fotos com aqueles caminhos de luz que são projetados pelo movimento de algum emissor de luz como carros, esse tipo de foto é bem interessante, para fazê-lo basta.

•Colocar o Smartphone Num Tripé
•Focalizar No que Irá Fotografar
•Colocar a ISO no mínimo
•Definir o Tempo De Exposição Para 10s Ou Mais
•Colocar Um Temporizador De 5 Segundos
•Agr Tire A Foto

image
ISO 64,10s, F/1.5

Além de poder ser feita em rodovias, avenidas, ruas etc, é possível fazê-la também utilizando uma lanterna, fogo ou algo do tipo, assim vc pode fazer pinturas de luz.

Foto Macro
Esse tipo de fotografia fica legal com muitas coisas, principalmente com insetos, plantas, objetos, coisas pequenas, mas este estilo de fotografia é legal para ver detalhes que só são visíveis quando o objeto está bem próximo.

•Colocar o Smartphone Num Tripé
•Colocar o Foco No Mínimo E Aproximar O Objeto Ou O Dispositivo Até Que A Imagem Fique Nítida
•ISO e Exposição Irão Depender De Como Está A Luz
•Coloque a Abertura Na Maior Possível, Para Que Fique Um Desfoque Mais Aparente Ao Fundo Da Foto.
•Lembre-se, Quando For Longa A Exposição, O Ideal é o Uso Do Temporizador.

image
ISO 50, 1/90s, F/2.4 (não coloquei em F/1.5 pois estava sem tripé, estava muito fácil de perder o foco)

Uma dica legal para esse estilo de foto é dar um zoom de 2x já que este não faz a imagem perder muitos detalhes, mas só use zoom, Quando estiver em boas condições é luz.

Foto Da Lua
A Lua no modo automático tende a ser como um círculo de luz estourado rsrs, já no modo pro é possível desviar disso utilizando essas dicas:

•Coloque o Smartphone Num Tripé Ou o Segure Firme
•Defina a ISO No Mínimo
•Diminua A Abertura
•Focalize No Infinito
•Dê Zoom Na Lua Ou Utilize Uma Lente, Binóculos, Telescópio Etc Para Ampliar
•Reduza O Tempo De Exposição Gradativamente Até Ter O Resultado Esperado No Preview E Tire A Foto.

image
ISO 50, 1/125s, F/2.4 Zoom De 10x

image
ISO 50, 1/250s, F/2.4 Zoom De 10x

Utilize árvores, construções, até mesmo alguns objetos pata ficar em segundo plano para compor a imagem deixando a lua como destaque.

Astrofotografia
Esse é o meu favorito rsrs, além de ser bem simples de ser realizado, os resultados são surpreendentes.

•Coloque O Aparelho No Tripé
•Coloque o Foco No Infinito
•Use A Maior Abertura.
•Coloque A ISO No Máximo
•Deixe o Tempo De Exposição Entre 10 e 30s
•Defina Um Temporizador De No Mínimo 5s
•Tire A Foto

image
ISO 800, 10s, F/1.5 Jpeg

image
Mesma Foto, Porém Editada Da Versão Em Raw

O ideal para esse tipo de fotografia é estar afastado da região urbana, pois a mesma gera muita poluição de luz que interfere nos resultados, então para obter melhores resultados procure regiões mais afastadas, ou aproveite quando tiver algum apagão a noite rsrs.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Bom, acredito que seja isso, escrevi um livro da bíblia aqui rsrs, mas espero ter sanado algumas dúvidas a respeito, ter incentivado alguém à experimentar esse modo de câmera. Se tiver alguma dúvida comente, mesmo eu não sabendo muito oq eu sei irei dizer, além é claro, outros members também podem ajudar. Caso eu tenha cometido algum erro na explicações agradeço que me corrijam, pq eu não sei de tudo rsrsrs, como disse, aprendi pesquisando e praticando.

Obg Por Ler!!!

*Todas as imagens acima foram tiradas e editadas com um Galaxy S9+
17 Comentários
SSP
Expert Level 2
Galaxy S
Muito bom 👏
MatheusMatias
Expert Level 1
Galaxy S
Obg, deu um trabalhão escrever td isso rsrs.
SSP
Expert Level 2
Galaxy S
kk
JoãoVítor
Expert Level 5
Galaxy S
Era disso que estava falando 👏🏻👏🏻👏🏻🤩
Ficou ótimo. Parabéns! 🎉
Muito bem explicado e ainda com demonstrações. Obrigado por compartilhar conosco todas essas informações 👏🏻👏🏻
MatheusMatias
Expert Level 1
Galaxy S
Vlw, se vc nn tivesse dado ideia eu não faria rsrs
JoãoVítor
Expert Level 5
Galaxy S
😃😃👏🏽
0 Kudos
Galaxy S

Ficou EXCELENTE a sua explicação, e essas fotos estão incríveis. Obrigado mesmo pelas dicas e parabéns!

MatheusMatias
Expert Level 1
Galaxy S
Eu que agradeço, fico feliz em poder ajudar.
JC1723
Beginner Level 2
Galaxy S
n
0 Kudos