Tópico original:

Fechar Apps recentes e Impacto na bateria

(Tópico criado em: 06-20-2024 09:25 PM)
1293 Exibições
DheiviAnjos
Expert Level 5
Opções
Galaxy S
Pois é, galera, vamos falar de um assunto que sempre gera dúvidas: fechar os apps recentes no seu dispositivo e como isso afeta na duração da carga do aparelho. Muita gente pensa que isso ajuda a economizar bateria, mas a realidade é um pouco diferente.

Mito vs. Realidade
- Mito: Fechar apps recentes economiza bateria.
- Realidade: Na verdade, fechar os aplicativos recentes pode gastar mais bateria. O Android é projetado para gerenciar os recursos de maneira eficiente, mantendo os apps em segundo plano prontos para uso rápido.

Mas porque isso geraria um péssimo impacto na Bateria ?
Quando você fecha um app, ele reinicia, o processo de reabertura consome mais energia do que se o app estivesse em segundo plano. O Android gerencia a memória de forma inteligente, então, geralmente, os apps em segundo plano não consomem muitos recursos.

image

Minha recomendação de acordo os fatos em relação a esse assunto é: 

Para realmente economizar bateria:
- Use o Modo de Economia de Energia: Ative nas configurações do dispositivo.
- Gerencie Apps que Consomem Bateria: Nas configurações, veja quais apps estão gastando mais bateria e ajuste as permissões ou configure restrições.
- Desative Funções Desnecessárias: Desligue Bluetooth, GPS e Wi-Fi quando não estiver usando.

Então, galera, fechar apps recentes não é necessário para a maioria de nós e pode até gastar mais bateria. Deixe o Android fazer o trabalho dele e foque em ajustar outras configurações para maximizar a vida útil da bateria.
18 Comentários
LetíciaDS
Expert Level 5
Galaxy S
- Oxi, nunca nem pensei nesse assunto! 😂 Massss, bela dica.
DheiviAnjos
Expert Level 5
Galaxy S
Pois é verdade viu Letícia, fechar os apps recentes não é legal pra bateria 🚫
MatheusMarins
Active Level 1
Galaxy S
Memória RAM (Memória de acesso aleatório). Foi projetada para dar agilidade e velocidade no funcionamento geral do dispositivo. Hoje em dia, podemos deixar vários aplicativos em segundo plano sem travar nosso dispositivo. Coisa que não conseguíamos fazer antigamente. Se deixarmos os aplicativos abertos em segundo plano, estamos consumindo a Memória RAM. A curto prazo, não tem problema, mas a longo prazo faz diferença sim, tanto no processador quanto na bateria. Então, se quisermos um celular por mais anos de uso devemos poupá-lo. O ser humano consegue fazer várias tarefas ao mesmo tempo, mas se fizermos tudo ao mesmo tempo, ficamos sobrecarregados e uma hora precisamos descansar, e o seu aparelho também.
Se você troca anualmente de dispositivo desconsidere esse texto. Mas se você fica com o dispositivo por mais tempo, poupe ele para durar e permanecer o mesmo nível que ele entrega hoje.
DheiviAnjos
Expert Level 5
Galaxy S
Mas amigo, geralmente acontece as vezes da pessoa reiniciar o celular, até o reinicio automático já existe, e faz bem, concordo totalmente com você. Porém o meu post é pra aquela pessoa que vive fechando os apps o tempo todo achando que vai fazer bem pro celular. Tipo, usei um monte de app pela manhã, e chega meio dia vou lá e fecho tudo sendo que vou usar a tarde novo, não é legal pois os apps reiniciam e gastam mais energia e até exige mais processamento do celular pra isso. Eu mesmo quando usava Instagram, sempre que sai dele, já fechava dos recentes, e não pode cara
MatheusMarins
Active Level 1
Galaxy S
Muitos apps ficam abertos em segundo plano por natural, como o Instagram e apps do banco por exemplo, mesmo fechando pela janela rápida continuam em segundo plano funcionando para enviar as notificações. Se quiser fechar os apps que estão atuando em segundo plano um atalho mais prático são os apps de terceiros como o "KillApps", "Hibernator", etc.
Nas configurações conseguimos ter um pouco da noção dos apps que estão atuando em segundo plano, mas se quiser um recurso prático "KillApps" e "Hibernator" vão mostrar quantos aplicativos ficam abertos em segundo plano, pq não são apenas apps instalados por nós que estão atuando.
Temos um recurso nas configurações que é o "Assistência do aparelho" que dá um suporte simples nessa questão.
Auryyy
Expert Level 2
Galaxy S
Eu sempre faço pra mim esse questionamento e faço testes desse tipo, ficando uns dias sem fechar os apps, e percebo que consome sim mais bateria se não fechar. Sempre carrego o celular com uns 20% de bateria,se não fechar os apps consigo em média 5 horas e pouco de tela,fechando os apps ja consigo 6h30. Eu acho que o Android sabe sim gerenciar comparado a antigamente,mas ainda gasta bateria sim deixá-los abertos
MatheusMarins
Active Level 1
Galaxy S
Fiz o mesmo teste a um tempo atrás e quando pesquisei mais a fundo o assunto as empresas sempre falam que não é necessário pois a Memória RAM é boa, justamente a longo prazo você acabar comprando outro por indignação do seu atual não estar mais no mesmo desempenho.
Auryyy
Expert Level 2
Galaxy S
Concordo,sempre fechei os apps e os celulares que tive duram de 3 a 4 anos tranquilo,com o desempenho semelhante,so precisando trocar bateria
MatheusMarins
Active Level 1
Galaxy S
Isso aí, poupando o seu dispositivo ele agradece com os anos de vida útil. Bateria é um caso complicado pq hoje em dia são descartáveis, tem celular que vem com 5000mah e não dura nada pois o sistema não é otimizado, já tem outros que com 3000mah consegue fazer um desempenho superior.