Tópico original:

Galaxy S21 Ultra - surpreendente

(Tópico criado em: 02-18-2021 10:41 PM)
939 Exibições
TiagoOz
★★
Opções
Galaxy S

Olá comunidade 💙 tudo bem com vocês ? Espero que sim..  

 

Hoje vou tentar passar para vocês um pouco da experiência que tive com o Galaxy S21 Ultra. O Juan, o Leandro e o Felipe já expressaram a opinião e a experiência deles. Os posts ficaram ótimos e se você ainda não viu acesse ( Juanw10s , LeandroVasconcellos, Fsouza87). 

Mas assim como eles fizeram eu vou tentar mostrar um pouco do que achei e da minha experiência com esse novo Galaxy ! 

 

De cara quando você pega na mão três coisas chamam a atenção, suas câmeras, tela e construção.  

 

image
Fonte e créditos: Samsung
 

E como eu adoro tirar fotos, a câmera pra mim foi uma grande melhoria pois apesar de já estar acostumado com o Note 20 Ultra, que por sinal é um smartphone incrível e com excelentes câmeras. O Galaxy S21 Ultra consegue surpreender, o novo sensor ISOCELL HM3 é uma excelente e bem vinda evolução. As fotos estão bem mais nítidas, com mais detalhes e cores muito mais equilibradas.. 

Esse novo sensor traz tecnologias muito interessantes e que trazem uma boa melhora como o Nonapixel que combina 9 pixels em 1 gerando assim uma imagem de 12mp mais nítida e com menos ruído (no Note 20 Ultra até tem uma tecnologia parecida que é o Nona-Billing, porém com menos IA).

E por falar em IA (inteligência artificial) a linha S21 está utilizando muito bem esse recurso, que inclusive foi melhorado. O modo detecção de cena que já era muito bom ficou melhor e mais rápido assim como o pós processamento de imagem que está bem mais eficiente.  Outra coisa que melhorou é o foco automático, que já era bem rápido, mas agora tá quase instantâneo, pois o HM3 traz o Super-PD Plus que basicamente acelera a velocidade do foco AF, melhorando assim a precisão e deixando o foco ainda rápido. E pelo o que eu tenho testado funciona super bem, mesmo em ambientes com pouca luz e realmente a precisão aumenta bastante melhorando até aquele desfoque que fica quando tiramos fotos de objetos próximos a câmera. 

 

E esse sensor ainda traz o Smart ISO Pro que basicamente tira duas fotos, uma com ISO alto e outra com ISO baixo, uma destacando áreas brilhantes e a outra trazendo os detalhes em áreas escuras e combina esses as duas fotos gerando assim uma imagem mais brilhante, clara e com ruído reduzido mesmo em ambientes com pouca luz.  

E isso é bem notável quando você tira fotos noturnas ou em locais com pouca luz, pois ele consegue destacar bem o objeto. Abaixo eu vou falar do modo noturno e vocês vão notar isso.  

E junto a isso ele também traz a profundidade de cor de 12bits no HDR ou na opção RAW (modo pro), pra vocês terem uma ideia uma imagem com 12 bits contêm 64 vezes mais informações de cor que uma imagem de 10 bits e com faixa dinâmica de três vezes mais ampla. Isso é bem expressivo e isso vai nos dar cores mais vivas e mais detalhadas ! 

Abaixo tem uma foto que tirei com o S21 Ultra e Note 20 Ultra, ambas foram no modo automático com HDR ativo. 

 

image
Comparação, s21 ultra e note 20 ultra
 

Algo que me surpreendeu quando vi, foi o modo noturno do Note 20 Ultra pois ele é muito eficiente, mas no S21 Ultra eu senti que isso também melhorou, pois ele traz um sensor chamado Bright Night que consegue reduzir os ruídos como podem ver nas fotos abaixo. 

 

image
Foto noturna, s21 Ultra
 

O Space Zoom também está em outro nível, pois agora ele consegue alcançar um zoom de 100x e que pela primeira vez é feito com dois sensores ópticos, um sensor telefoto (periscópio) de 10x e um sensor telefoto de 3x ambos equipados com estabilização óptica (OIS) e com a tecnologia de Dual Pixel para uma foto ainda melhor.  

E o zoom de 100x consegue chegar muito longe, o que acaba sacrificando um pouco da definição, mas uma coisa bem legal é que o a inteligência artificial consegue travar o zoom automaticamente fazendo assim com que possamos tirar fotos melhores e menos tremidas. Infelizmente não consegui tirar uma foto da lua com 100x pois estava ansioso para ver o modo lua, ou algo do tipo, mas em um breve momento consegui capturar em 30x e o resultado é impressionante. 

 

image
Zoom de 100x
 

A Samsung trouxe um excelente conjunto de câmeras, na parte traseira temos quatro sensores:

 

  • Ultra-wide de 12MP com lente f/2.2 e Super Steady e Dual Pixel PDAF
  • Wide (principal) de 108MP com lente f/1.8 e Foco Automático a Laser, PDAF e estabilização óptica (O tamanho do sensor é de 1/1,33". De acordo com a Samsung, para melhor desempenho de baixa luz, o sensor pode unir 9 pixels em 1, que juntos produzem uma foto mais limpa de 12MP).
  • Telefoto (periscópio) de 10MP com lente f/4.9 e zoom óptico de 10x, dual pixel PDAF e estabilização óptica.
  • Telefoto de 10MP com lente f/2.4 e zoom óptico de 3x, dual pixel PDAF e estabilização óptica.
  • Selfie (wide) de 40MP com lente f/2.2 e DETECTe, PDAF.

 

Que entregam um excelente resultado e conseguem gravar em até 8K á 24fps e 4k á 60fps !! A Samsung conseguiu trazer um conjunto a nível profissional para o S21 Ultra e que vai agradar bastante, até porque ele nos da a capacidade para capturar fotos impressionantes com qualidade de estúdio em várias iluminações e configurações, além de gravar e editar vídeos com uma caixa de ferramentas dos novos recursos alimentados por Inteligência Artificial (IA) que aprimoram ao máximo cada foto/video.

 

image
 

Mas não é só as câmeras, o que também me chamou a atenção é a tela assim como sua construção e design. Todos tops da Samsung sempre trazem telas incríveis e o S21 Ultra não ficou de fora, pois ele traz uma tela de 6,8" muito bonita, nítida e que tem um brilho incrível e forte, são 1.500nits de brilho máximo, pra ter uma ideia esse é o maior brilho em um Galaxy. Além dele possuir uma taxa de contraste 50% melhorada, que resulta em imagens mais nítidas e imersivas mesmo na luz do sol ele fica ótimo. Inclusive ele consegue entregar a cor branca sem aquele tom muito avermelhado das telas Amoled. A definição é excelente e as cores são bem mais equilibradas.

 

O 120hz é claro faz parte, porém agora ele é inteligente, pois o 120hz adaptável do S21 Ultra consegue ajustar a frequência entre 10hz á 120hz, evitando assim o desperdício de bateria em aplicativos ou jogos que não precisam de uma frequência tão alta e pela primeira vez o 120hz funciona na resolução WQHD+ ou seja a melhor resolução com a melhor suavidade !

 

Outra novidade da tela é o Eye Comfort Shield (ou proteção para conforto ocular) que é basicamente uma evolução do Filtro de luz azul, mas agora ele é mais eficiente pois traz a função adaptável, que ajusta automaticamente a cor para te trazer um conforto visual melhor e reduzir a fadiga ocular.

 

A construção também é algo que merece atenção pois é muito bonito, a cor Phamton Black é extremamente elegante, a traseira em tom fosco (mate) é sofisticada e te passa um ar luxuoso. O modulo da câmera é algo incrivelmente bonito pois ele se integra perfeitamente a lateral do smartphone criando um visual único e diferente do ano passado a Samsung trouxe o vidro de proteção apenas acima das lentes oque deixou o Galaxy S21 Ultra muito top. Ele é um pouco mais pesado e grosso que o Note 20 Ultra mas é muito confortável e por ser mais "parrudo" ele te passa a impressão de ser mais resistente e firme.. E por falar em resistência tanto a frontal como a traseira tem a proteção do Gorrila Glass 7 (Victus), que é a melhor proteção contra riscos e até quedas !

 

Mas respondendo ao nosso member @Hloddoviko Ele se encaixa super bem na mão, mesmo eu tendo a mão pequena a pegada fica super confortável e até por ele ser mais grosso você consegue segurar ele bem melhor. Agora quanto ao modo adrenaline 24hrs eu não arriscaria, pois a traseira é um pouco liso e o vidro frontal é muito liso, muito mesmo. Não sei se virá com película mas essa versão que estou veio sem então o vidro da tela dica super escorregadio, se você colocar sobre uma mesa que tenha algum desnível ele escorrega. Então use capa !

 

E por falar em capa eu recebi uma junto e achei muito interessante o encaixe da Spen, fiquei meio com medo disso mas a capa funciona super bem. Ele fica super estiloso e ainda mais elegante. A Spen também se integrou super bem a linha S, oque aumenta ainda mais a produção de conteúdos. E a Spen da linha S lembra bastante a Spen do Tab e é super confortável até mais que a do Note e pra quem está em duvida a Spen do Note também funciona no S21 Ultra..

 

 

image
 
image
Suporte Spen capa clear view
 

Mas outra coisa que me chamou a atenção e até uma das maiores melhorias, é o Exynos 2100, ele conseguiu corrigir alguns erros do Exynos 990 e traz uma performance mais rápida, uma computação avançada e uma eficiência energética melhor.

Também teve um ganho na autonomia mesmo ele ficando bem mais potente, oque compensa bem as coisas. E acho que para alegria de muitos o aquecimento está bem mais controlado, aquecendo menos e resfriando bem mais rápido quando aquece. Na foto abaixo estou fazendo um teste de cpu estress com o s21 ultra e o note 20 ultra, e mesmo estando mais rápido no teste a temperatura dele está melhor.

 

image
Note 20 Ultra com 44° | S21 Ultra com 38° no cpu test


Mas aqui vale lembrar que isso não quer dizer que ele não aqueça, ele aquece sim mas só em situações especificas onde demandam muito processamento e mesmo quando isso acontece ele se resfria bem mais rápido que o note 20 ultra. A autonomia também está bem melhor, ele consegue chegar em casa ainda com bateria no final da noite, abaixo outro comparativo entre ele e o note 20 Ultra.

 

image
Note 20 Ultra | S21 Ultra


Aqui vale lembrar que a autonomia melhorou bastante mas ao meu ver mas isso também depende muito do seu uso e se a bateria ficar fraca em 30 minutos você tem 50% de carga..

 

E respondendo ao member @Hao84, sim realmente se nota uma diferença, o Exynos 2100 tá mais rápido, mais responsivo e a atividade que mais gastam ainda são os games que consomem bastante e a câmera que por ser potente acaba consumindo um pouco. Já em jogos ele não esquenta tanto, em media tenho percebido ai uma melhoria de 4° á 6º na temperatura e mesmo quando aquece ele esfria bem mais rápido. E dos jogos que eu tenho jogado que é asphalt 9, COD Mobile eu notei que o fps estão bem mais estáveis, na maior parte do tempo esses jogos mantem o 60fps e junto com o S21 Ultra tem a OneUi 3.1 que trouxe um recurso bem legal, um modulo do game plug-ins chamado modo prioridade que ajuda bastante na temperatura e no fps, pois ele prioriza o seu jogo liberando tudo oque está consumindo ram e mantendo assim a jogatina tranquila.

 

image
 
image
 
E o S21 ultra também traz a rede pioneira de banda ultralarga (UWB), para uma conectividade melhor e mais rápida, o suporte a Wi-Fi 6E, (quando esse recurso estiver disponível, pois o S21 é o primeiro a receber essa tecnologia). E é claro o 5G de latência ultrabaixa para fornecer download rápido de vídeo, bem como videoconferência e transmissão contínuas.

 

O Galaxy S21 Ultra acertou em diversas coisas, são diversas melhorias que mostra que ele é um smartphone diferenciado, fiquei muito empolgado com ele e com sua câmera, inclusive logo mais postarei algumas fotos feitas com ele e o resultado impressiona !!

 

Mas me diga, gostaria de ganhar um desses ?? Top né.. então corre lá, crie um vídeo super criativo de até 30 segundos e/ou 100mb respondendo a pergunta, oque você faz no seu dia a dia que poderia se tornar extraordinário com o novo Galaxy S21 ?

Depois é só postar no aba members extraordinários (Unpacked Juntos > Members extraordinários) e colocar as #'s, #GalaxyS21BR e #MembersExtraordinarios

 

O Galaxy S21 Ultra está disponível nas cores Phamton Black e Phantom silver. Para saber mais detalhes acesse: https://www.samsung.com/br/smartphones/galaxy-s21-ultra-5g/

 

Samsung Members 💙

12 Comentários
Galaxy S
Excelente post, meu velho. Legal ter tirado a dúvida do Hao. Muito bom ver como foi sua experiência 😁
Galaxy S
vlw Felipe, eu to amando esse galaxy e como sempre acabo passando do ponto.. falei demais e ainda faltou muita coisa para falar 😅😅
IzaelBra
Active Level 6
Galaxy S
Minha dúvida era sobre a câmera Periscópio, daí consegui tirar a dúvida nesse post. A Periscópio seria uma versão mais avançada da teleobjetiva normal. Muito bom, daí aprendi a usar o meu e consegui tirar foto no 100x da lua. Mais na cidade sacrifica a imagem. Muito bom esse aparelho. Praticamente é como se estivesse todas as câmeras ao mesmo tempo. Porque uma coisa legal é que a Ultrawide de 12 MP faz até mesmo o modo macro bem melhor do que as câmeras macro que tem nos aparelhos A52, A52s e A51 é muito legal, uma flor por exemplo fica perfeita e bem focada e até a câmera principal faz macro. É como se o s21 ultra tivesse uma macro de 12 MP ou 108 MP incrível
0 Kudos
AndréKt
Expert Level 5
Galaxy S
Ótimo post, um belo comparativo com o Note 20U! Ainda quero ver o comparativo da foto da lua Note 20U 50X E S21U 100X. Obrigado Tiago 🤗👏👏
Galaxy S
obrigado André 🤗 assim que conseguir tirar uma foto com 100x eu vou postar o comparativo. Vai ser boa a briga 😁
AndréKt
Expert Level 5
Galaxy S
👏👏💪😁
Cpinheiro
Active Level 7
Galaxy S
Sensacional parabéns
Davi07
Active Level 6
Galaxy S
Supermáquina! 🤩😍😎
0 Kudos
HelbertNSilva
Active Level 1
Galaxy S
Melhoraram as lentes, mas perdeu a capacidade de alternar as lentes durante a gravação de um vídeo. Logo, o único avanço considerável nas cameras(lente de 10x) é completamente inutilizado pela perda da capacidade de alternar entre as lentes durante a gravação de um vídeo. No quesito vídeo, um forte downgrade.
0 Kudos