Tópico original:

Linha verde no S22 Ultra - Minha experiência e solução

(Tópico criado em: 01-24-2025 07:11 PM)
375 Exibições
Grigorevski
Active Level 3
Opções
Galaxy S

Em maio de 2022 comprei um S22 Ultra para substituir o Note 10+ que eu usava. É um excelente aparelho, como todos sabem, e me serviu bem até o início do ano passado, quando o Note 20 Ultra da minha esposa apresentou o problema de linhas verdes (no plural mesmo) na tela. Com o S24 Ultra sendo lançado e uma boa promoção na loja aqui de Niterói, resolvi comprar um pra mim e dar o meu S22 Ultra para a minha esposa.

Pois bem, na noite desta terça-feira este S22 foi premiado com uma linha verde. Apareceu algo muito leve no meio da tela e em minutos se tornou a linha verde forte já conhecida. Foi uma grande decepção, por ser um celular com menos de 3 anos de uso e novamente com ela acontecer o mesmo problema do Note 20. E isso em um celular que nunca sofreu quedas e sempre foi usado com capa e película. 

Resolvi tentar e, após ler diversos relatos aqui no Samsung Members, na quarta-feira já levei o celular para a assistência autorizada Samsung Smart Center no Centro de Niterói (que merece os elogios pelo atendimento e solução do defeito). Mostrei o problema, a nota fiscal de maio de 2022, e educadamente falei sobre os relatos de consumidores que tiveram o conserto realizado como cortesia, mesmo fora da garantia de fábrica, por já ser algo crônico da linha S de uns anos pra cá. A atendentemente foi muito educada, falou que realmente havia alguns casos de consertos realizados por cortesia, mas que só a fábrica poderia permitir. Perguntei quais eram os critérios para que este conserto fosse realizado de maneira gratuita e ela não soube me informar.

Em resumo, deixei o celular lá para avaliação. E hoje, apenas 2 dias depois, recebi uma mensagem de que o celular estava pronto para retirada! Fiz a retirada do aparelho e de fato nada foi cobrado (e nem poderia, já que não me foi apresentado nenhum orçamento para aprovação). A atendente informou que a tela foi trocada, mas na ordem de serviço está escrito exatamente "NEC TROCA DA TELA E BAT EM GS", que não sei exatamente o que significa, mas aparentemente também trocaram a bateria.

Ou seja: problema resolvido pela Samsung! Isso me deixa muito satisfeito e agradeço, porém deixo aqui o meu registro de que é extremamente desagradável comprar aparelhos que são tão caros, e ter esta insegurança sobre a durabilidade de uma parte essencial do aparelho e cujo custo de troca é bem alto se for necessário fazer o reparo fora da garantia. Fico aqui pensando se daqui a 1 ou 2 anos estarei dando um relato parecido sobre o meu S24. Afinal, compramos estes celulares que tem inclusive o compromisso de um bom número de anos de atualização do sistema, então o que imaginamos é que todo o hardware tem a durabilidade, no mínimo, destes anos de atualização prometidos se forem usados da maneira correta.

Fora isso, é muito trabalhoso ter que fazer o back-up de tudo para outro celular (e no caso de bancos, nem sempre é possível fazer a transferência de tokens, sendo necessário o trabalho de novamente registrar o aparelho para acessar os apps). E depois do conserto ter que fazer novamente essa transferência. Sem esquecer que o aparelho que vai para o reparo é formatado (mesmo existindo um modo de manutenção, que não vejo razão de existir se ele sempre será formatado).  Então são inconvenientes totalmente desnecessários, tanto para o consumidor quanto para a própria Samsung, que se tivesse resolvido esse problema lá na geração 20, não precisaria ainda hoje lidar com esses problemas dos celulares de anos seguintes. 

E também acredito que os critérios para que o consumidor saiba se ele terá o reparo gratuito ou não deveriam ser bem claros, sendo que atualmente não há nada. Imagino que a Samsung não queira uma avalanche de pessoas tentando reparos gratuitos, mas infelizmente, pra ela, neste caso é responsabilidade da empresa. Cheguei a ler em outro tópico aqui que estariam fazendo a troca da tela para aparelhos com até 3 anos de uso, mas também relatos de aparelho com mais de 3 anos que foram reparados gratuitamente. Ou seja, nem aqui onde os fãs da marca se reunem temos informações concretas. Vejo que muitas vezes há uma resposta oficial da empresa pedindo para entrar em contato pelos canais (eu fiz isso na terça-feira e a resposta foi 100% genérica... do tipo "vá lá na assistência autorizada pra ver se resolve seu problema"). Não custa nada para a Samsung deixar bem explicado esses critérios e quem tem ou não tem direito, pois mostraria transparência sobre esse assunto que tem pesado tanto no grau de confiança dos usuários da marca. Afinal, por mais que as especificações da linha S sejam sensacionais e geralmente acima das demais marcas, é fato que o consumidor que já passou por esse problema (e são muitos) vai pensar se vale a pena ter um celular  poderoso, mas que pode apresentar um defeito grave de uma hora para outra, ou se seria melhor adquirir um modelo de especificações um pouco abaixo e de outra marca, mas que seja mais provável de passar uns bons anos de uso sem necessidade de assistência técnica.

Fica o meu relato, que espero que seja útil para mais pessoas.

7 Comentários
EduPavao
Expert Level 2
Galaxy S

Essa questão é 50/50 de chance da Samsung resolver. O certo seria ela resolver em todos os casos. Mas feliz por ter dado certo para você.

Grigorevski
Active Level 3
Galaxy S
Pois é... O certo seria a Samsung explicar o motivo de alguns conseguirem e outros não.
0 Kudos
fmotta
Expert Level 1
Galaxy S
Que bom que resolveu! Uso Note9, Note10, Note20 Ultra, S22 Ultra e S24 Ultra há anos e nunca tive linha verde. Um cuidado que tenho é deixar os aparelhos respirarem sem a capa, principalmente ao carregar ou atualizar, pois li que o aquecimento exagerado é um dos motivos para a linha verde aparecer, muitas vezes logo após uma atualização. E no dia a dia, a qualquer indício que um aparelho está mais quente que o normal eu já coloco no modo avião ou até desligo mesmo, o que esfria rapidamente. Venho conseguindo evitar as linhas verdes, talvez pelos cuidados acima.
Zoombie_brain
Expert Level 1
Galaxy S
Uma dica que sei que adianta muito e baixar o nível do brilho ao máximo ai atualizar o upgrade do software nas atualizações isso ajuda a não a aparecer as temidas linhas verdes nem ! 😉👍🏼
fmotta
Expert Level 1
Galaxy S
Boa
IamManza
Active Level 1
Galaxy S
Eu tiro a capa para jogar e não jogo com o carregador conectado, acho o S22U muito esquentadinho. Outra voisa que diminui o aquecimento, é jogar com o modo economia ativado.
0 Kudos
LucasLR84
Active Level 5
Galaxy S
Ótimo relato!

Isso vai ajudar muitas pessoas que tenham passado pelo mesmo problema