Tópico original:

One UI 3.0 | Novidades e recursos da nova versão da interface da Samsung

(Tópico criado em: 01-08-2021 07:26 AM)
985 Exibições
LeandroOli
Active Level 2
Opções
Galaxy S
A nova versão da interface da Samsung, software que roda por cima do sistema operacional Android, entrou em testes já alguns meses. A One UI 3.0 traz algumas mudanças na experiência do usuário com seu dispositivo Galaxy.
Baseada no recém-lançado Android 11, a skin trará uma série de novos recursos e melhorias visuais em relação à versão 2.5, lançada com a linha Galaxy Note 20. Confira abaixo todas as novidades da One UI 3.


Novos recursos

Painel de notificações: a partir da One UI 3, as notificações de conversas serão agrupadas em um só lugar, facilitando o controle dos seus chats para não se perder em meio a tanta mensagem. Além disso, a empresa promete melhorar o controle de reprodução de mídias.

image

AR Emoji em videochamadas: o avatar criado pelo seu Galaxy poderá ser utilizado em chamadas de vídeo na tela inteira, e não mais apenas como um “filtro” na sua cabeça. O bonequinho vai reproduzir seus movimentos na tela.

Dual Preview: já presente no Galaxy Z Fold 2, a prévia de fotos nas duas telas, interna e externa, passará a estar disponível também no Galaxy Fold com a One UI 3. Isso permite que quem está presente no quadro veja como está saindo na foto, além de habilitar a selfie com a câmera principal.


image

Tela de bloqueio dinâmica: o recurso que troca a imagem de fundo na tela de bloqueio, já presente nos celulares da Samsung, passa a funcionar também nos tablets da empresa que receberem a nova versão da interface.

Samsung Internet: o navegador Samsung Internet tem recebido diversos novos recursos nos últimos meses e, com a versão 3.0 da One UI, a ferramenta passará a bloquear o redirecionamento de sites ao tocar no botão Voltar, além avisar o usuário sobre páginas que exibem muitos pop-ups ou notificações e proibi-los de serem exibidos.

O visual do navegador também mudará, principalmente o menu de opções, com o objetivo de tornar os novos recursos fáceis de encontrar. Uma dessas novas funções é a de traduzir sites com apenas um botão e também uma opção para esconder a barra de status para uma experiência mais imersiva.

Já o número de abas suportadas simultaneamente aumentará para 99 e o design da barra de guias será aprimorado para se tornar compatível com todos os dispositivos. Também vai ser possível bloquear e reordenar as abas de lugar, assim o ambiente deve ficar mais organizado.


image

Por fim, uma notícia triste é que o Samsung Internet não terá mais compatibilidade com o painel Edge, recurso que pode ser acessado deslizando o dedo na lateral dos aparelhos Galaxy.

Contatos: o aplicativo Contatos é um pouco confuso, pois geralmente são exibidos os contatos sincronizados do Gmail e do chip. Com a One Ui 3.0, será possível deletar números duplicados e procurar nomes com mais facilmente e editar múltiplos contatos de uma só vez.

Além disso, o limite de tempo da lixeira dos contatos será estendida de 15 para 30 dias, assim você terá um tempo maior para recuperar um contato previamente apagado.

Telefone: em relação à interface do app Telefone, a One UI 3.0 trará a possibilidade de customizar a tela de chamada com suas próprias fotos e vídeos.


image
Mensagens: o app Mensagens ganhará uma lixeira para armazenar mensagens deletadas por um período.

Galeria e Editor de fotos: já disponível em outros editores de fotos, a função de reverter as imagens editadas para suas versões originais finalmente será adicionada na One UI 3.0.


image

Calendário e Lembrete: com a One UI 3.0, o layout dos aplicativos Calendário e Lembrete serão aprimorados para exibir um alerta em toda extensão da tela.

Os eventos que começam no mesmo horário passarão a ser mostrados na visualização do mês e da agenda. Além disso, as opções de adicionar e editar eventos serão reorganizadas para facilitar a navegação.

Samsung DeX: a One UI 2.5 já havia trazido a opção de conectar sem fio aparelhos Galaxy compatíveis com o DeX a TVs e a nova versão vai manter esse recurso. A novidade será um novo touchpad que permitirá alterar o zoom da tela e o tamanho da fonte mais facilmente.

image

Samsung Keyboard: não haverá muitas mudanças na usabilidade do teclado oficial da Samsung, mas ele ganhará a adição de sugestões de preenchimento e a opção de copiar e colar imagens direto do teclado. Além disso, suas configurações agora organizarão as principais ferramentas em primeiro lugar.

Acessibilidade: a One UI 3.0 vai se tornar mais inteligente para fornecer recursos de acessibilidade baseados no seu uso, além de possibilitar o acesso rápido às principais funções através das configurações do aparelho.

Detectores sonoros funcionarão com dispositivos compatíveis com a plataforma SmartThings, como TVs e lâmpadas inteligentes, com o intuito de dar alertas mais visíveis quando a campainha toca ou o bebê está chorando, por exemplo.

Economia de bateria: nas configurações de bateria, haverá a adição de uma nova função chamada "Minimal Battery Use", que aplicará um tema escuro, uma tela inicial bastante simples e limite aplicativos em segundo plano para focar na economia de energia.a. 

image

Outra nova opção que podemos observar é um modo de processamento aprimorado, que faz basicamente um "overclock" no aparelho para fornecer mais desempenho.

Bixby Routines: as rotinas da Bixby são usadas para ajustar automaticamente algumas configurações e controlar aplicativos do aparelho com base nos seus padrões e preferências de uso. Com a One UI 3.0, será possível aplicar um ícone personalizado para cada rotina e ver quais ações são revertidas quando uma rotina termina.


image

Outras novidades incluirão algumas funções de acessibilidade, novas condições de rotina, incluindo horário específico, rede Wi-Fi, conexão Bluetooth e chamadas recebidas de um contato específico.

Bem-estar digital e Controle dos pais: um widget na tela de bloqueio para checar o tempo de tela sem desbloquear o telefone estará disponível com a atualização, além de algumas métricas adicionais para o relatório semanal, como o tempo de uso enquanto dirige.

Você também vai poder ver como seu uso mudou desde a semana anterior e verificar o tempo de uso de cada recurso.


image


image


image

Visual
Tela inicial: recurso bastante bem-vindo na interface da LG, desligar a tela dando dois toques em um local vazio na tela inicial finalmente está disponível para os usuários com a One UI 3.0.

Adicionar widgets de aplicativos também ficará mais fácil com a nova interface, bastando tocar e segurar no ícone associado.

Tela de bloqueio: a tela de bloqueio passará a exibir widgets mais inteligentes e a opção de alterar o papel de parede automaticamente de acordo com o tempo mostrará mais categorias.


image

Painel de notificações: foi adotado um efeito de desfoque no painel de notificações bastante interessante, semelhante à interface dos smartphones da OPPO.


image

Alguns detalhes menores, como o redesign do painel de volume, também não serão esquecidos. Com a atualização, o painel será exibido no canto direito da tela de forma vertical e terá três pontinhos na parte superior que encaminha para outras opções de áudio.


image

Câmera
A One UI 2.5 já havia trazido algumas importantes novidades no aplicativo de câmera da Samsung e a nova versão adicionou apenas melhorias no autofoco e na auto-exposição, além de aprimoramento na estabilização ao fazer fotos da lua.
5 Comentários
Luzi_lindu
Active Level 7
Galaxy S
quero muito esse "processamento aprimorado" no a10 ;-; por isso tô ansioso pra agosto
0 Kudos
Viiictttor
Active Level 7
Galaxy S
Espero que esse "processamento aprimorado" chegue pra todos os aparelhos e não somente a linha S20
0 Kudos
VHBatistella
Active Level 1
Galaxy S
No meu Galaxy S20 Plus, o "Processamento Aprimorado" realmente deu uma melhora significativa nos aplicativos, porém ele quem precisa ser aprimorado.
Usando o aparelho de forma mediana, tenho que carregar ele de 2 à 3 vezes ao dia, dependendo do uso.
Pela manhã, à tarde, à noite.
Mas só foi desligar essa função, tudo voltou ao normal, carrego apenas 1 vez.
EderBarros
Active Level 4
Galaxy S
como que faz para deixar foro de fundo da chamada em tela cheia?
alves62
Beginner Level 2
Galaxy S
Não consigo fazer meu avatar
0 Kudos