Tópico original:

Opinião sobre o longo suporte de atualizações.

(Tópico criado em: 05-13-2025 03:46 PM)
168 Exibições
CGS21FE
Active Level 7
Opções
Galaxy S
Boa tarde members. Espero que todos estejam bem.
Hj, venho compartilhar a minha opinião sobre esse longos updates que as marcas vem apresentando para os seus modelos, desde os mais básicos até os premium. Claro que o foco vai ser a Samsung, porque acredito que eramos felizes e não sabíamos e hj eu reconheço isso. Como assim?
Vamos a explicação!
Tudo começa quando a Sam lançava atualização da One UI para os seus modelos de 2021 para trás, com suporte entre 2 à 4 anos, um bom exemplo era a linha S9 que recebeu boa parte dos recursos da linha S10 e por aí vai, nós não tínhamos de maneira visível, pelo menos, um "capar" de recursos, porque vc tem que ter a linha recente para usufruir de tudo, desvalorizando o modelo que um dia foi o MELHOR…entendem a onde quero chegar?
Hj, nós temos smartphones com longos suportes, em comparação a antes, isso é muito bom, de fato, porém precisamos pontuar algumas questões que infelizmente não foram administradas direito, até então.

1° Longo suporte, porém menos recursos.

É, não adianta eu pagar caro num galaxy e ele não suportar recursos de uma geração a frente, duas gerações a frente, só porque ele não é recente, claro que à motivos concretos com relação a isso, que é o fato do procesador ser limitado e tals, conhecemos essa fala, mas é estranho vc chegar no YouTube e pesquisar: Galaxy S10 Plus/One UI 7, e ta lá o dispositivo lançado em 2019 rodando TODOS OS RECURSOS, que por exemplo, não chegaram na linha S23, várias pessoas estão falando sobre a falta de alguns recursos da One UI 7 que não chegaram nos seus dispositivos e que estão presentes nos S24 e S25. E a diferença é notável só pelo tamanho da atualização: S24 pesando 5GB; S23 e S22 4GB e S21 3,5GB.
Será que é porque os modelos não ter hardware o suficiente para rodar os recursos ou será que é o marketing e o capitalismo falando mais alto?! Será que realmente precisamos de um aparelho que oferece tanto?

2° Suporte longo, porém atraso na distribuição e bugs.

Claro que a UI 7 é uma interface feita do zero, deu trabalho, mas desde que começou a sair as betas da One UI 7 (tô citando ela porque é o melhor exemplo que temos), que foram muitas, a gente viu que teve atrasos na distribuição, paralisação, à relatos ainda, de bugs em alguns modelos que receberam, como o S23, S22 e S21 por causa de bugs na versão ESTÁVEL, inclusive ficou comprovado que a linha S25, inicialmente, tinha chegado com a UI 7 faltando alguns recursos e aprimoramentos, que chegaram no final do mês de abril e início de maio, aqui no Brasil…então é complicado, quando eu vi a linha S24 com o suporte de 7 anos, eu pensei que iria ser só felicidade e tala, mas não é bem assim, não só na linha S24 mas nos modelos que tem 5, 6 anos de suporte, também.
E aí eu me pergunto, será que precisamos desse suporte tão longo? Será que um smartphone com 3 à 4 anos de atualização não é o suficiente pelo valor que vc vai pagar e usufruir durante um período considerável? Até porque, é difícil uma pessoa ficar com um produto por mais de 4 anos, a gente sempre quer o mais atualizado, no final das contas.

Uma pessoa que usa um Note 20 Ultra, seja com exynos ou snapdragon, ela está errada? Claro que não, o aparelho da conta do recado, o problema só são as linhas na tela mesmo, mas tirando isso, pô acho que não tem como reclamar, a mesma pergunta eu faço para quem usa um S10 ou S20 FE, S21, S22, S23, são incríveis, tendo poder de fogo o suficiente.
Escolher um smartphone certo para as suas necessidades é bom, principalmente quando o preço nos favorece, e quando a gente escolhe o aparelho certo, a gente usa e cuida até podermos comprar outro, seja o su essir ou outro além.
Então assim, eu vejo a vantagem desse suporte longo, mas quando olhamos a realidade, as reclamações, eu fico pensando que se eu comprar um aparelho top, que já perdeu o suporte, não vai fazer tanta diferença, claro, depende da pessoa, não é todo mundo que olha por esse lado.
Eu mesmo, se eu pudesse eu pegava o S23 Ultra, pra mim já seria o suficiente, a menos que já não o encontrasse novo, aí eu partiría para o 24 Ultra. 

1 Comentário
Galaxy S
Falou tudo.
Eu, até certo ponto, entendo que gastar mais grana em um smartphone significa ter acesso a mais recursos, câmeras melhores e um hardware poderoso. Mas sinceramente não consigo me ver indo até uma loja, tirar literalmente um rim do bolso, e sair com um celular que mesmo tendo tanto tempo de suporte vai ficar de fora de receber alguma coisa nova (tendo a "justificativa" de que o hardware não aguenta). Sem contar que pode acontecer situações nada agradáveis durante esse período de suporte, como bateria estufada, partes descolando, linhas na tela, etc.
Se o celular tem um suporte de software tão longo assim, por que o suporte técnico não pode ser da mesma forma? Já imaginou a garantia ser de acordo com a quantidade de atualizações?
Eu, sendo do tipo que gosta de personalização, poderia muito bem pesquisar qual modelo suporta o Good lock e ir encontrá-lo na loja. Mas o que já tenho dá pra fazer alguma coisa e deixar do meu jeito. E eu estou satisfeito com isso. Já fui de usar launcher e icon packs, mas hoje em dia já me acostumei com o launcher e os ícones padrão.