Tópico original:

Problema gravíssimo com a One ui 4.0/4.1

(Tópico criado em: 04-09-2022 12:23 PM)
1099 Exibições
Rickhcs
Active Level 2
Opções
Galaxy S
Venho compartilhar com vcs um problema/bug gravíssimo que eu encontrei na one ui 4.0/4.1 no meu galaxy s10e. É um bug em que o sistema passa a consumir mais e mais memória ram a cada dia que passa, sendo necessário a reinicialização do aparelho para diminuir o uso da memória ram, por isso muitos usuários estão relatando travamentos, é o sistema sufocando a memória ram, vou mostrar uns prints abaixo da one ui 4.0, 4.1 e 3.1 instalada no meu s10e, e claro eu fiz o Hard reset assim eu instalei a one ui 4.0

One ui 4.0 - Gráfico de uso da memória ram de quase um mês na one ui 4.0

image
Reparem como a memória ram usada pelo sistema(em vermelho) sobe sem parar, sendo necessário a reinicialização do sistema. Essas quedas bruscas no gráfico é quando eu reinício o aparelho, aí ele baixa o uso da ram, mas começa a subir novamente com o passar dos dias, sendo necessário ficar reiniciando de 4 em 4 dias para poder ter um desempenho agradável, eu já consegui ficar uma semana sem reiniciar, foi o máximo, celular ficou travando muito, aí reiniciei. E não, a opção de limpar memória ram não funciona com o sistema, só limpa os apps, para liberar a ram do sistema é preciso reiniciar

image
Sistema usando 2.4 Gb e subindo mais, se eu não reinício ele vai ao infinito e além

image
Quase 100% da ram com o aparelho parado praticamente, absurdo!

Abaixo é o gráfico da One ui 4.1 e o problema persiste - gráfico de uso da memória ram de 7 dias na one ui 4.1( foi o suficiente pra ver que o problema continuava) 

image
Essa parte marcada em verde foi a semana q eu instalei a one ui 4.1 no meu aparelho, e como vcs podem ver, o sistema continuou indo ao infinito e além.

image
Sistema usando 2,68 Gb, temos um record! Isso depois de 7 dias sem reiniciar

É galera, parece que há um probleminha aí que a Samsung deixou passar. Então para desencargo de consciência e para efeito comparativo, eu voltei para a última atualização da one ui 3.1 Android 11 patch de dezembro de 2021 para ver como ele se saia, e o resultado é óbvio, one ui 3.1 rodando lindamente, sem engasgos, sem esse bug em que o sistema usa toda a ram. Mas ainda tô testando ela aqui, agora q eu estou com 10 dias aproximadamente na one ui 3.1 e não reiniciei o aparelho ainda 

Abaixo o gráfico da one ui 3.1 Android 11 patch de dezembro - gráfico de uso da memória ram

image
O gráfico de uso da ram na one ui 3.1 com 10 dias de uso sem reiniciar o aparelho durante esse período. Agora sim, é assim que o gráfico deve ficar na one ui 4.0/4.1, e não aquele monte de "montanhas" kkk

image
Que lindo cara!

image
Aqui na one ui 3.1 o sistema usa entre 1.3gb a 1.5gb, ele não passa disso, não fica subindo infinitamente como acontecia na one ui 4.0/4.1

image
Agora sim tá bonito!

image
231 horas do Tempo de atividade, para comprovar que eu não reiniciei o aparelho nesses 10 dias de uso 😉

Vou tentar ficar um mês sem reiniciar o aparelho aqui na one ui 3.1, só pra ver se o sistema vai bugar e usar mais memória ram do que o necessário, mas creio que não vá. Esse é um bug que acontece na one ui 4.0/4.1 no galaxy s10e, não sei se esse bug afeta outros aparelhos, é preciso testar.

Se vc possui um s10e ou um outro aparelho com a one ui 4.0/4.1, façam o teste aí, baixem o módulo memory guardian e fiquem monitorando o gráfico, vejam se o sistema vai ficar usando muita memória ram, e compartilhem aqui nesse post ou postem na comunidade para que a Samsung veja q há um problema e que precisa ser corrigido urgentemente. Se muita gente tiver o mesmo problema que eu tive e compartilhar, a Samsung talvez olhe pra nós e mande um patch de correção, vamos fazer zoada aqui kkkk. Valeu galera! Abraço!

14 Comentários
Moderadora_Fernanda
Community Manager
Opções
Galaxy S

Olá, Rickhcs! Tudo bem? Lamento por essa situação. Nesse caso recomendo que acesse: Config> Assistência do aparelho> Memória e realize uma varredura afim de eliminar apps usados com pouca frequência e encerrar atividades em 2° plano. Em seguida, dentro da aba Assistência do aparelho, verifique a quantidade de memória disponível. Caso o problema persista, faça um backup dos seus dados e contatos, retire a conta Google e restaure o seu aparelho acessando: Config. e toque em Gerenciamento geral → Restaurar → Restaurar padrão de fábrica → Redefinir → Apagar tudo. Se não resolver, leve o seu Galaxy S10e em uma assistência autorizada, assim os técnicos poderão ajudar. 😉 Para encontrar a assistência mais próxima é só clicar aqui: http://spr.ly/end-assist-tec, ou ligar na central de atendimento, pelo 4004-0000 (capitais) e o 0800 555 0000 (demais cidades).

LipeNunes
Active Level 6
Galaxy S
Se não fosse meu medo em lenhar o aparelho, eu também faria esse procedimento. E no meu caso ainda seria mais radical que você. Eu voltaria pro Android 9 que foi a versão original que veio com esse aparelho. Como eu utilizo o S10e como aparelho principal e não tenho grana pra comprar outro caso dê algum problema, eu fico com medo de efetuar esse procedimento. Mas você tem TOTAL razão no que você falou. Depois dessa última atualização de sistema, o S10e ficou visivelmente mais lento e gastando mais bateria. Ficou uma carroça se comparado aos sistemas anteriores. Se na assistência técnica da Samsung eles fizessem esse procedimento, mesmo cobrando (a depender do valor, claro) eu daria um jeitinho e pagaria. Pelo menos seria mais "seguro" já que um leigo como eu não quer arriscar em fazer esse procedimento.
LipeNunes
Active Level 6
Galaxy S
E o pior que agora com esse lance de terem colocado a linha S10 pra atualizações trimestrais, agora é que muito provavelmente os aparelhos ficarão esquecidos. Se antes já demorava pra chegar alguma atualização, agora é que vai ser literalmente um parto. Como eu disse acima, se não fosse arriscado pra quem nunca fez esse procedimento, e se fosse um procedimento mais fácil e seguro de fazer, pode ter certeza que eu faria sem peso na consciência. Aliás uma linha que morreu que dava pra fazer esse procedimento de maneira fácil e oficial, era a finada Linha Lumia da Nokia com o Windows Phone. Eu me lembro que a Microsoft disponibilizava o sistema deles mesmo que bastava você conectar o celular ao computador, e o próprio programa reconhecia o aparelho, modelo etc, te mostrava as versões disponíveis do sistema, você podia escolher até a versão antiga e ele baixava de maneira oficial do servidor da Microsoft e fazia a instalação. Tudo isso de maneira simples e prática. Era tão fácil que chegava a ser mamão com açúcar. O software que fazia esse procedimento era todo intuitivo e automático. Eram poucos cliques e pronto. Você ou atualizava o sistema ou voltava pra versão anterior. Se a Samsung tivesse um sistema assim, seria uma mão na roda pra quem quisesse voltar a versão anterior do sistema. Mas creio que esse tipo de software etc, só quem têm acesso de maneira oficial, sejam os técnicos da própria Samsung nas assistências técnicas oficiais. Enfim...
0 Kudos
Marcelordrgs
Active Level 3
Galaxy S
O meu está travando e reiniciando sozinho. Como faço para voltar para o 3.1?
0 Kudos
Rickhcs
Active Level 2
Galaxy S
Você precisa baixar a rom da one ui 3.1, baixar o odin no computador, conectar o celular em modo download no PC, aí vc passa a rom pelo odin pro celular. Não é tão difícil, no YouTube tem vários tutoriais, só seguir tudo certinho que não tem erro
0 Kudos