Tópico original:

Review S20 FE 5G: 2 anos e 2 meses depois

(Tópico criado em: 12-05-2024 07:23 PM)
235 Exibições
BTold
Expert Level 5
Opções
Galaxy S
Uso meu aparelho desde 05/10/2022, e até agora ele tem me atendido muito bem. Quando o peguei pela primeira vez, fiquei impressionado com o desempenho absurdo, a câmera principal excelente, a telefoto boa e a suavidade incrível da tela de 120Hz. A bateria de 4500mAh sempre foi suficiente para mim, mas com uma ressalva: os 120Hz, por serem fixos, consomem energia o tempo todo, mesmo com a tela parada, e acabam drenando a bateria rapidamente.

image
S20 FE

Um ponto que nunca foi o forte do aparelho é o brilho da tela sob luz solar. É extremamente difícil enxergar algo, principalmente com uma película de vidro, que reflete ainda mais a luz. Isso já não acontece em aparelhos mais recentes, com altos níveis de NITs, mas no S20 FE é uma limitação.

image
S20 FE

Sempre explorei meu aparelho ao máximo, testando todo tipo de rotina e combinação possível no Modos e Rotinas e em outros serviços nativos da Samsung. Também fiz várias gravações em 4K e usei o Processamento Aprimorado em diversas situações. Por isso, desde o começo, acabei me deparando com alguns bugs específicos, que sempre compartilhei na comunidade, e a maioria deles foi corrigida com o tempo.

image
S20 FE

Por que sinto meu S20 FE cansado?
Atualmente, sinto que meu bom e velho companheiro está começando a ficar cansado, mesmo com a bateria ainda mantendo uma boa saúde (86%).
image
AccuBattery
Considerando meu uso extremo, essa saúde poderia ser até menor. Grande parte desse resultado se deve ao cuidado que tive, já que, na maioria das vezes, carreguei o aparelho com a proteção de bateria ativada, parando a carga em 85%.

image
S20 FE

Porém, venho enfrentando problemas recentes de desempenho:

Erro na câmera: Muitas vezes o app da câmera fecha ao tentar tirar fotos, especialmente na lente ultrawide, que está quase inutilizável. A telefoto também dá erro, mas ainda consigo tirar algumas fotos antes do app fechar. Já na câmera principal, o problema ocorre quando a otimização de cena entra em ação. Além disso, o app esquenta muito rápido, o que parece estar causando o fechamento. Tento tirar a foto várias vezes, e, quando consigo, algumas aparecem corrompidas na galeria. Mais sobre esse problema aqui: https://r1.community.samsung.com/t5/galaxy-s/erro-na-câmera-do-s20-fe/td-p/30478313?src=ShareByUserC...

Problemas físicos: A tampa traseira está descolando, e o botão de power está caindo, o que compromete a segurança do dispositivo. Veja mais aqui:

Superaquecimento: Como fotografo mais frequentemente agora, percebi que o app da câmera esquenta o aparelho assim que é aberto, mesmo antes de tirar fotos. Esse superaquecimento pode ter contribuído para o derretimento de duas capinhas recentemente. Veja mais aqui: https://r1.community.samsung.com/t5/galeria-galaxy/e-o-meu-s20fe-que-derreteu-a-capinha/td-p/3041342...

Atualizações e longevidade
O S20 FE parou no Android 13 (One UI 5.1), e a última atualização de segurança foi em outubro de 2024. Por enquanto, isso não me incomoda tanto, como já comentei neste post: https://r1.community.samsung.com/t5/galaxy-s/sobre-usar-celular-com-software-defasado/td-p/30412931?...

Considerações finais
No geral, meu S20 FE continua firme e forte, mas os sinais de desgaste estão cada vez mais evidentes. Outros usuários podem ter experiências diferentes, pois fatores como o uso, a região e o cuidado com o aparelho variam bastante.

Deixo aqui algumas observações finais:

Nunca tive problemas com listras verdes na tela.

O aparelho nunca caiu, e a tela segue sem arranhões, graças ao uso contínuo de películas e capinhas.

Essa foi minha experiência com o S20 FE após mais de dois anos de uso intenso e contando. Obrigado pela atenção!
14 Comentários
LetíciaDS
Expert Level 5
Galaxy S
- Nossa, nunca vi um review tão completo assim! 😮 Parabéns!!! Calma que seu S24 vai chegar. ❤
BTold
Expert Level 5
Galaxy S
Obrigado, Letícia ❤. Do jeito que as coisas vão, pode ser que ele nunca chegue 🥲.
LuhBrandao
Expert Level 5
Galaxy S
Rapazinho nada de pessimismo, rum. Acredite sempre. Vc é mais capaz do que imagina, não desanima.😉😊❤️
AcQueiroz
Expert Level 5
Galaxy S
Bem mais detalhado esse review ou retroreview (como gosto de chamar) 👏 👏 👏, em setembro também fiz retroreview do A31 e review do A55.

Esse modelo concerteza vendeu que nem água e o S23 base tá repetindo esse feito do S20 FE (no meu ponto de vista).
BTold
Expert Level 5
Galaxy S
Ainda acaba sendo um review porque usarei ele por um longo tempo 😅. Eu lembro dos seus, e me inspirei na ideia. Obrigado, por sinal!

Concordo contigo, hoje o S23 é o aparelho que mais está fazendo sentido a compra, como na época o meu foi o rei do custo benefício. Grato pelo comentário, Queiroz 🤝.
AcQueiroz
Expert Level 5
Galaxy S
Fiquei grato pela inspiração nos meus reviews, BTold. 😁

Também me inspirei a fazer esses conteúdos de reviews e retroreview acompanhando canais de tecnologia atraves do YouTube.
leosbritto
Expert Level 5
Galaxy S
S20FE foi guerreiro demais, vou ficar até triste no dia que precisar trocar. Mas por enquanto sigo firme com ele. ❤
BTold
Expert Level 5
Galaxy S
Né isso, também passarei um longo tempo com o meu, vai aguentar bastante. Já chegou a ver a saúde da bateria do seu?
LuhBrandao
Expert Level 5
Galaxy S
Que review maravilhoso. Super completo e bem detalhado.
Arrasou, Be.❤👏👏