Tópico original:

Review S24 FE

(Tópico criado em: 07-16-2025 10:59 PM)
369 Exibições
BernardoHazure
Active Level 1
Opções
Galaxy S
Eu vi a postagem do @viniciussilva34 e, como eu também estou há 3 meses com o S24 FE, eu pensei em compartilhar minha experiência e fazer uma review mais longa deste aparelho para ajudar os outros a decidir se vale a pena ou não comprá-lo. Bom eu troquei um S22 base que estava há quase dois anos pelo S24 FE e não me arrependo nem um pouco. Ano passado a Samsung reclassificou a linha S24 FE e tornou-a realmente parte da linha S, sendo um top de linha de entrada, sendo o básico que a Samsung considera como um flagship. Ele tem sua construção com bordas de alumínio e vidro na frente e na traseira, com proteção Gorilla Glass Victus Plus na frente e atrás. O S24 FE possui uma tela de 6,7 polegadas FULL HD+ com densidade de pixels de 385ppi, vindo com uma taxa de atualização de 120hz, que vai de 60 a 120. O mesmo conta com um pico de 1900 nits e ele possui o Always on Display, entretanto o S24 normal e demais possuem o Always on Display com a tela sempre ativa, onde mostra o wallpaper mesmo com ela desligada, e isso é graças à tecnologia LTPO, que não está presente no FE. Outro detalhe é que o S24 base possui um leitor de digital ultrassônico, enquanto o S24 FE possui um óptico. A bateria do FE tem 4700mAh em comparação com o Base que possui 4000mAh e o Plus 4900mAh; com uso intenso, eu faço uma média de 7 a 8 horas de tela, já em uso normal ela dura o dia todo sem problemas. Ele vem equipado com o Exynos 2400e, que é praticamente a mesma coisa que o Exynos 2400, com a diferença de que a versão e tem 3.1 GHz e a convencional, 3.2 GHz, mas na prática você não vai notar diferença alguma e conseguirá rodar qualquer coisa tranquilamente. Em testes de benchmark como o Antutu, o S24 FE inclusive está classificado acima do S24, mas tem outros testes que o S24 fica acima. O S24 FE nunca esquentou na minha mão, ele é um aparelho muito bem regulado termicamente, a única vez que ele esquentou foi quando passei meus dados do meu antigo S22 para ele. Em câmeras, ele conta com a principal de 50MP, que é exatamente o mesmo sensor que dos outros aparelhos da linha S24. Já suas auxiliares são diferentes, sendo a ultrawide de 12MP e a telefoto de 8MP, que nos outros membros a telefoto tem 10MP e a ultrawide é um sensor mais avançado apesar de ter 12MP também. Já a frontal no FE é de 10MP e nos outros aparelhos ela tem 12MP. As auxiliares gravam até 4K 30fps no FE e nos demais aparelhos até 4K 60fps, a principal grava até 8K 30fps e a frontal até 4K 60fps igual aos demais. Meus pais têm o S24 base e fiz comparações entre as câmeras, a principal é exatamente a mesma tanto na prática quanto nas especificações, já as outras, apesar de serem diferentes dos outros aparelhos, elas têm uma qualidade excelente também e a diferença é quase inexistente no dia a dia. Entretanto, o FE não tem alguns recursos, como por exemplo, a gravação em log, o app Expert Raw e autofoco na câmera frontal. Caso alguém queira ter a opção de gravar em log no FE, eu recomendo o app pago (custa 24 reais, se não me engano) ProShot. Ele possibilita a gravação em log e outros recursos parecidos com o Expert Raw da Samsung. Claro que não é tão bom quanto o app nativo, mas ele é muito competente. Na questão de AI, o FE tem todos os recursos que os outros aparelhos. Com a chegada da One UI 8, será integrado o Now Brief para a linha S24, mas não há informações se chegará para o FE; entretanto, eu creio que sim. O S24 FE também conta com resistência IP68 contra água e poeira, Dolby Atmos e mais 6 anos de atualização de Software, igual ao restante da linha. Bom, na minha opinião, o S24 FE é o bastante para a maioria dos usuários, e quando comparado ao S24 base, você perde muito pouco, e as diferenças são quase inexistentes quando comparadas na prática. Se seu foco é bateria, o S24 FE é perfeito. Claro, se você puder investir um pouco mais, vá com o S24 Plus, que aí sim tem mais diferenças em relação ao FE e algumas vantagens.

5 Comentários
Galaxy S
Gostaria de ler mais sobre a bateria, acho que foi minha principal questão quando cogitava pegar ele.
BernardoHazure
Active Level 1
Galaxy S
Oi @Roarr, então, sobre a bateria, ela não é algo surpreendente, mas é boa e dá conta do recado. Logo na semana seguinte que eu comprei o S24 FE, fui a um show que durou umas 3 horas. Consegui gravar tranquilamente o show inteiro em 4K 30fps, sem o celular esquentar, e a bateria ainda sobrou 40% para ser usada. No dia a dia como eu disse, com uso intenso, faço em média de 7 a 8 horas de tela usando YouTube, Netflix, Instagram, etc. Para jogos, ela se sai bem também. Eu não jogo muito pelo celular, mas quando joguei, ela não acabou que nem água e o celular não esquentou. Em dias normais, que eu acabo usando menos o celular por estar fora de casa, ele dura o dia inteiro. Geralmente, só carrego ele depois das nove da noite, e ele dura até o fim do dia seguinte tranquilo. Ele tem uma velocidade normal de carregamento, sendo de 25 watts com fio e 15 watts sem fio. Eu carrego ele quando chega a 20% e demora uma hora e quinze minutos para chegar a 100%, mas durante a noite eu carrego somente até 90%, o que demora 45 minutos. Ele não é devagar, mas não é o celular mais rápido que a Samsung tem.
Marclipe
Active Level 4
Galaxy S
Cara, eu não consigo essa autonomia toda de bateria não. Eu saio de casa por volta das 6:50/7hrs com 100% por exemplo. Vou pro trabalho, vendo videos, jogando e no Spotify. Chego no trabalho ja com 70%.
No almoço (12/13hrs) ela ja ta nos seus 50 ou 40%. Até as 18/19hrs que é quando saio do trabalho, ele ta nos 20% +/-
Tive que deixar um carregador no trabalho, pra dar carga no celular antes de sair, pra poder jogar ou ver filme/video durante a minha volta pra casa.
Samsung_moderador
Global Community Manager
Global Community Manager
Opções
Galaxy S
Olá, Members, estamos acompanhando tudo daqui, queremos que saiba que tamos empenhados em satisfaço!
Vamos seguir com alguns testes okay?
Segue abaixo algumas orientações para otimizar o dispositivo:
  • Otimizar o telefone: Em CONFIGURAÇÕES > ASSISTÊNCIA DO APARELHO > OTIMIZAR AGORA, poderá otimizar o telefone. Isso encerra aplicativos em segundo plano, verifica apps e funções que consomem muita bateria, possíveis aplicativos infectados (malware) e sugere configurações para reduzir o consumo de bateria.
  • Utilizar o modo de carregamento correto: Alguns smartphones possuem carregamento rápido, super rápido e ultrarrápido. Para funcionar corretamente, o aparelho deve ser carregado com um carregador compatível com a tecnologia, e a função deve estar habilitada nas configurações. Se o consumidor usar um carregador incompatível ou não habilitar a função, o carregamento será mais lento ou não ocorrerá. Certifique-se de que o consumidor está usando um carregador compatível com o seu aparelho e que a configuração está feita em: CONFIGURAÇÕES > ASSISTÊNCIA DO APARELHO > BATERIA > CONFIGURAÇÕES DE CARREGAMENTO > CARREGAMENTO RÁPIDO.
*Observação! Para o carregamento rápido funcionar corretamente, o cabo USB e o adaptador devem estar firmemente conectados ao celular e à tomada. É importante utilizar uma tomada compatível com o padrão brasileiro e não utilizar adaptadores de tomada, benjamins, réguas e extensões.
Em caso demais dúvidas pode nos chamar através do link: https://cutt.ly/cwqfWFAD.
0 Kudos
BernardoHazure
Active Level 1
Galaxy S
@Marclipe Eu vejo muita gente falando igual a você, que a bateria não dura, e tem gente que fala que dura, que nem eu. Eu uso muito o meu celular, principalmente agora que estou de férias da faculdade. Eu passo praticamente o dia todo no celular e faço 7 horas de tela ligada na maior parte dos dias, mas tem dias que a bateria acaba mais rápido do que o normal, e eu não sei o porquê. Acho que tem tantos relatos assim e gente com experiências diferentes por conta de falta de otimização, seja da Samsung ou dos apps, porque comigo tem vezes que eu fico tipo 30 minutos no Instagram e gasta 10% da bateria, mas aí, que nem eu disse, eu fui no show e gravei ele de boa, e gravar vídeo é uma das coisas que mais gasta bateria em qualquer celular. Então, com certeza é uma falta de otimização do próprio software, e é chato isso mesmo, porque deveria ser algo mais padronizado, mas também é difícil, porque cada um tem um perfil de uso diferente. Por exemplo, eu não jogo no celular, então isso pode mudar também o quanto de autonomia eu consigo ter.