Original topic:

S21 FE: dicas para reduzir o aquecimento

(Topic created on: 11-18-2023 11:44 AM)
6163 Apresentações
rafaelnfontoura
Active Level 7
Opções
Galaxy S
O Galaxy S21 FE é conhecido pelos problemas de aquecimento, uma característica do processador Exynos 2100. As atualizações que o aparelho recebeu melhoraram muito nesse quesito, mas o aquecimento ainda ocorre em algumas situações e acaba frustrando os usuários.

Eu tenho um S21 FE há um ano e sempre mexi muito nas configurações, testando muitas coisas, e nisso consegui reduzir bem os problemas de aquecimento. Já dei essas dicas em comentários no Members e no Reddit. Em ambas as plataformas os feedbacks foram positivos, então estou fazendo essa postagem para tentar ajudar.

Vamos lá:
  • Velocidade de Processamento ALTA
image
Configurações > Assistência do aparelho e bateria > Bateria > Mais configurações de bateria > Velocidade de processamento (ou você pode inserir um atalho no painel rápido).

É contraintuitivo, parece não fazer sentido, mas por algum motivo funciona. Colocar a velocidade de processamento em Alta faz o celular aquecer menos do que na velocidade Otimizada. 

Já falei isso em vários comentários aqui e o feedback foi positivo na maioria, e já vi outros relatos assim no Reddit, nas páginas do S21 FE e S21 normal.

• Good Guardians e Thermal Guardian
Baixe os apps Good Guardians e Thermal Guardian. São aplicativos da Samsung que, por algum motivo, não estão disponíveis na Galaxy Store do Brasil. Eu instalei por APK, vou deixar os links nos comentários. Talvez você consiga baixar direto na Galaxy Store usando VPN.

Instale os APKs na ordem: Good Guardians, Good Guardians Agent, Thermal Guardian. Abra o app Good Guardians, dentro dele selecione o Thermal Guardian. Ele mostra o gráfico de temperatura da CPU, que ajuda a identificar o que causou o aquecimento. 

Abaixo do gráfico tem a opção “thermal threshold”, coloque no máximo. Essa opção permite a CPU chegar a 2ºC a mais do que o padrão, aumentando a tolerância ao calor (maior tolerância = melhor desempenho, pois ao atingir o limite o desempenho é reduzido para baixar a temperatura).

image

Em “additional setting”, desmarque a opção “limit CPU boosting when heating”. O restante deixe marcado conforme sua preferência, eu particularmente deixo os outros três marcados.

• Proteção do aparelho
Usando o próprio Thermal Guardian, descobri que a Proteção do aparelho causava aquecimento sempre que rodava em segundo plano, principalmente quando instalava ou atualizava um app na Play Store. Então eu desativei essa configuração, e só faço verificações manualmente vez ou outra.

image
Configurações > Assistência do aparelho e bateria > Proteção do aparelho > três pontinhos - Configurações de proteção do aparelho > Desmarcar “procurar apps automaticamente” e “varred. autom. ao instalar apps”.

ATENÇÃO: se você costuma instalar apps de fora da Play Store ou Galaxy Store, recomendo não desativar essas opções, ou pelo menos ative elas antes de baixar e instalar um APK por fora. 

• Conclusão
Essas configurações e apps fizeram meu S21 FE esquentar bem menos, por isso estou compartilhando com vocês. Mas não é milagre! O celular ainda aquece em algumas situações, principalmente quando estou em algum lugar quente, sem ventilação ou ar condicionado. E nessa onda de calor que o Brasil está enfrentando, é impossível não aquecer uma hora.

No meu uso diário, a única coisa que faz esquentar mesmo é usar o Android Auto quando o dia está quente, normalmente voltando do trabalho (por volta de umas 17:30h). Usar a câmera por muito tempo também.

Importante destacar que essas configurações visam melhorar o desempenho, e isso pode afetar a duração da bateria. No meu caso, sinceramente não percebi grandes alterações, mas pode acontecer.

Se o aquecimento do S21 FE (ou outro aparelho com chipset Exynos) te incomoda, testa essas configurações. Espero que resolva para vocês também!

------- DICAS EXTRAS PARA DESEMPENHO:

Galaxy App Booster: outro app que faz parte do Good Guardians, muitos usuários relatam que é interessante usar ele após atualizações. Alguns usam toda semana, mas eu acho desnecessário.

RAM Plus: usei o aparelho com a RAM Plus desativada a maior parte do tempo, mas há dois dias dei uma nova chance, depois de ver comentários positivos aqui no Members. Coloquei só 2GB e a princípio o desempenho parece melhor, mas ainda não consegui concluir se é melhor assim ou sem.

Bateria adaptável: eu particularmente uso desativado, pois limita a velocidade da CPU em alguns cenários e isso acaba gerando algum engasgo. Esses engasgos me incomodam mais do que a bateria ruim desse aparelho.

Limites de uso em segundo plano: muitos usuários falam para colocar os apps não usados em suspensão profunda. Eu só coloco em suspensão profunda os apps que poderia desinstalar de tão pouco que uso, tipo o app do fast food que tem cupom. Não coloque apps que você usa com frequência e consomem muita bateria, tipo um Facebook ou Instagram, pois quando você abrir o app ele vai consumir ainda mais energia “voltando à ativa”. Esses apps devem ficar só em “aplicativos suspensos” ou, se usa o tempo todo, nem suspenda.
42 Respostas
pedro_04100
Active Level 3
Galaxy S
Vou testar essas dicas! Pra ver se meu s21 FE fica menos "esquentadinho", rs
rafaelnfontoura
Active Level 7
Galaxy S
Tomara que dê certo!
GeekSauro
Expert Level 4
Galaxy S
Belo post, seria bom se pudesse ficar em destaque senão logo some.
rafaelnfontoura
Active Level 7
Galaxy S
Obrigado!
PedroQueiroz
Active Level 7
Galaxy S
Belas dicas! Vou testar aqui no S20 com exynos 990 que é tá esquentadinho como o 2100 do S21 fe! Rs
rafaelnfontoura
Active Level 7
Galaxy S
Boa! Se funcionar, comenta aqui! 😄
0 Kudos
IgorS23Plus
Active Level 6
Galaxy S
Vou fazer mais tarde, já ia até fazer um post, depois do patch de novembro senti uma piora
rafaelnfontoura
Active Level 7
Galaxy S
Acho que só coincidiu com o calor do Brasil mesmo.
0 Kudos