Tópico original:

S21 FE - PROCON

(Tópico criado em: 05-30-2023 12:10 PM)
brumope
Active Level 1
Opções
Galaxy S

Em 10.03.2023 realizei a compra do aparelho celular Samsung modelo SMG990EZWRZTO (S21FE), fabricado pela Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda CNPJ 00.280.273/0001-37, efetuando o pagamento da quantia $ 2.776,67. A compra foi realizada na loja MAGAZINE LUIZA S/A unidade localizada na AV. Augusto Montenegro Belém-PA. No mesmo dia 10.03.2023 o produto começou a apresentar o seguinte problema de funcionamento, alto aquecimento, extrema lentidão, constantes congelamentos e fechamentos de aplicativos, e a bateria não segura carga, impossibilitando a plena utilização do aparelho celular para o qual foi projetado para seus devidos fins.

O produto foi encaminhado para assistência técnica autorizada indicada pela Samsung, através do atendimento via chat no site www.samsung.com/br/, a VM Hostins LTDA, CNPJ 24.731.660/0002-91, houve o registro do vício no produto sob ordem de Serviço nº 177286, em 06.05.2023, dentro do prazo de 90 dias da garantia legal. Tendo em vista que o celular é um produto essencial de troca imediata, direito está garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC - artigo 18, §1° e 3°), que determina que quando o produto é essencial, não se aplica o prazo de 30 dias para a resolução do problema, dado ao fornecedor em outros casos.

Vale ressaltar que o aparelho celular Samsung S21FE possui uma grave falha na fabricação do produto, no qual afeta diversos de consumidores, sofrendo com casos similares a este, com diversos relatos em fóruns na internet, inclusive no fórum da Samsung o Samsung Members.

Ocorre que, foi aberto diversos protocolos no atendimento do chat do site www.samsung.com/br requerendo a troca do produto por outro de outro modelo, além da reclamação no site do consumidor.gov.br sob o protocolo 2023.05/00007616170, todas as tratativas com resposta negada, infringindo o código de defesa do consumidor. A Samsung deve troca o produto por outro modelo imediatamente em cumprimento da legislação vigente e para repara danos causado pela falta de qualidade dos seus produtos fabricados.

No dia 17.05.2023 compareci a assistência técnica autorizada Samsung a VM Hostins LTDA, para retirar o produto, devido o mesmo ter recebido o reparo, concluído em 16.05.2023, no qual a assistência técnica informa que houve a troca da placa principal do aparelho celular, recebi o produto e permaneci in loco na assistência técnica para realizar teste no aparelho, durante em media de 1 hora de tempo.

Ocorre que o produto permanece com o mesmo vício, alto aquecimento, extrema lentidão, constantes congelamentos e fechamentos de aplicativos, e a bateria não segura carga, o que evidencia mais uma vez, que o aparelho Samsung S21FE possui uma falha na fabricação e não ser um problema exclusivo da minha unidade do produto.

A assistência técnica VM Hostins LTDA, se recusou a abrir uma nova ordem de serviço alegando que o produto não possui nenhum vício, mesmo comprovando e mostrando ao vivo in loco os vícios que o aparelho apresenta, infringindo o código de defesa do consumidor negando a ganrantia do produto dentro do período de 90 dias da garantia legal, fui orientado a entrar em contato com o atendimento da Samsung via ligação telefônica, que realizar in loco na assistência técnica o contato com a Samsung por telefone sob o número 4004-0000.

O atendimento da Samsung determinou a abertura de uma nova ordem de serviço e foi aberto dois protocolos pelo atendimento da Samsung para que seja analisado o caso sob o número 1218971077 e 2210760771, no qual recebi resposta da Samsung dos protocolos em aberto por ligação telefônica 20.05.2023 as 8:30 da manhã, no qual a atendente da Samsung informa que a assistência não abriu uma nova ordem de serviço e por isso não há nada que a Samsung possa fazer, pois não tem como ser analisado o produto sem ordem de serviço.

O aparelho celular permanece na assistência técnica autorizada Samsung, a VM Hostins LTDA até a presente data dia 25.05.2023 sem a abertura da ordem de serviço, negando a garantia legal do produto dentro de 90 dias, e sem a devida troca do produto por outro modelo de aparelho celular nagada pela Samsung,

Tendo em vista que o celular é um produto essencial de troca imediata, direito está garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC - artigo 18, §1° e 3°), que determina que quando o produto é essencial, não se aplica o prazo de 30 dias para a resolução do problema, dado ao fornecedor em outros casos, além do aparelho já ter recebido o reparo e permanecer com o mesmo vício, o que infringe diretamente o código de defesa do consumidor.

11 Comentários
joaolucas209
Expert Level 3
Galaxy S
Oush, pq não pediu a devolução do dinheiro para a loja q vc fez a compra ?. Até pq pelo seu relato no mesmo dia começou apresentar problemas, era só voltar e devolver o aparelho pedindo reembolso total do valor pago. Pois esse problema era nítido, afinal sempre ouve reclamações sobre. Certamente vc poderia ter evitado esse b.o todo. Pq mesmo mandando pra garantia eles não vão resolver, afinal o problema é no molde de fabricação do aparelho onde diminuiram a câmara de resfriamento e com consequência disso ele esquenta demais e causa lentidoes e perda de desempenho nele.
CaioVinnicius
Active Level 10
Galaxy S
A garantia de 7 dias pra troca ou arrependimento é apenas para aparelhos comprados online
joaolucas209
Expert Level 3
Galaxy S
Tem sim, na loja física eles mesmo falam q em caso de algum problema ou defeito vc tem até 3 dias úteis para solicitar a troca ou devolução do valor do produto
brumope
Active Level 1
Galaxy S

Retornei no Magazine Luiza no dia seguinte mas se recusam a troca do produto, pois como comprei na loja física não aceitaram a devolução, e a troca por defeito no produto, solicitaram um laudo técnico  da autorizada da Samsung, então eu não consegui trocar na loja, infelizmente eu fui ingênuo e não fiz valer o nosso direito, agora estou com um processo no Procon que fiz a abertura ontem dia 29.05.2023, estou solicitando a troca do produto por outro modelo.  

0 Kudos
CaioVinnicius
Active Level 10
Galaxy S
Estou com um problema bem parecido com o seu, trocaram meu aparelho e o novo apresentou os mesmos problemas. Vai ser processo mesmo.
brumope
Active Level 1
Galaxy S

Vamos se unir aqui para força a Samsung a resolver esta questão de uma vez por todas, são muitos consumidores na mesma situação, é um problema generalizado com a linha de processadores Exynos tanto no S21... como no S22..., a Samsung tenta tratar cada caso separado justamente para não afetar sua imagem e prejudicar as vendas, a Samsung nem responde mais no Reclame Aqui, faz vários anos que interrompeu o atendimento pelo Reclame Aqui para que os clientes não fique sabendo das bombas que são os seus produtos em geral.  

Eu não vejo a devolução do valor como uma vantagem tendo em vista não compramos outro aparelho similar com o valor devolvido, vamos ter sempre que juntar mais dinheiro para comprar outro produto, seja Samsung ou não, então acredito que escolher a troca do produto por outro modelo seja a melhor opção. 

0 Kudos
RodrigoJP
Active Level 5
Galaxy S
Não seria melhor pedir reembolso
0 Kudos
Galaxy S
Levei o meu na assistencia pois a tela tinha burn in e a tampa traseira tava descolando, tiveram a cara de pau de falar q o celular não tinha nada... fui em lojas físicas só pra ver se era normal do aparelho, e como eu ja tinha certeza, nao é..., se recusaram a reparar um defeito q tava claro....
0 Kudos