Tópico original:

S9 - TELA VERDE - VICIO OCULTO

(Tópico criado em: 03-29-2021 10:08 PM)
1937 Exibições
gessicabenicio
Active Level 1
Opções
Galaxy S

Em 23/10/2019 comprei um aparelho GALAXY S9, o qual funcionou bem até HOJE, 29/03/2021. Desde o inicio o aparelho esquentava muito no uso e após a última atualização passou a apresentar tela verde e, depois de um tempo, preta. Atualmente o celular só funciona se manter no brilho máximo, mas mesmo assim apresenta instabilidade com a tela verde. Foi realizado o Hard Reset e nada mudou.
Destaco que meu aparelho ainda está na garantia, pois tem apenas 1 e 5 meses. Porém entendo que se trata de vício oculto, ocasionado pela própria SAMSUNG após uma atualização automática. Neste contexto, o Código de Defesa do Consumidor prevê, no seu art. 26, § 3º, que o direito de reclamar do vício oculto se inicia após o conhecimento do defeito. Vejamos:
"3 § Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito."
Interpretando esse dispositivo, o STJ sedimentou entendimento de que essa garantia do vício oculto não é eterna, mas limitada ao tempo de vida útil do produto (critério da vida útil). Ou seja, quanto tempo se espera que um celular topo de linha da SAMSUNG dure? 1 ano, 1,5 anos?

Nesse sentido, colaciono a ementa de um dos julgados do STJ:
"RECURSO ESPECIAL. CONSUMIDOR. VÍCIO OCULTO. PRODUTO DURÁVEL. RECLAMAÇÃO. TERMO INICIAL.
1. Na origem, a ora recorrente ajuizou ação anulatória em face do PROCON/DF - Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal, com o fim de anular a penalidade administrativa imposta em razão de reclamação formulada por consumidor por vício de produto durável.
2. O tribunal de origem reformou a sentença, reconheceu a decadência do direito de o consumidor reclamar pelo vício e concluiu que a aplicação de multa por parte do PROCON/DF se mostrava indevida.
3. De fato, conforme premissa de fato fixada pela corte de origem, o vício do produto era oculto. Nesse sentido, o dies a quo do prazo decadencial de que trata o art. 26, §6º, do Código de Defesa do Consumidor é a data em ficar evidenciado o aludido vício, ainda que haja uma garantia contratual, sem abandonar, contudo, o critério da vida útil do bem durável, a fim de que o fornecedor não fique responsável por solucionar o vício eternamente. A propósito, esta Corte já apontou nesse sentido.
4. Recurso especial conhecido e provido.
(REsp 1.123.004-DF)"

Nesse raciocínio, ressalta-se que se trata o celular topo de linha da época (GALAXY S9), que custou R$ 2.069,10. Ou seja, ainda que tenha passado 1 ano e 5 meses desde a compra, o celular ainda está na sua vida útil e o vício foi ocasionado por uma atualização da própria SAMSUNG e não por má utilização.

Em pesquisa no community.samsung verifica-se que diversas pessoas relataram o mesmo problema, não se tratando de erro isolado. Tentei fazer os comandos orientados lá, mas não funcionou.

 

OBS - Registrado no consumidor.gov.br

14 Comentários
Juarakaki
Active Level 1
Galaxy S
Isso aí! Não dá pra aceitar.
ThaisDG
Active Level 1
Galaxy S
Eu tenho um S9 Tb e nunca tive problema com ele até essa semana, após atualização de software ele está superaquecendo muito. Não posso abrir dois aplicativos ao mesmo tempo que frita minha mão. Já fiz vários ajustes, incluindo limpeza de cache do sistema, boot forçado e nada, com isso minha bateria não está durando também. Muito chato tudo isso 😕
LockDrix
Active Level 1
Galaxy S
também amigo, achei que tinha me livrado desse problema, mas começou essa semana a tela verde, 1 ano e 6meses de uso
gessicabenicio
Active Level 1
Galaxy S

Quase mesmo tempo de uso que o meu. Um celular muito novo para parar de funcionar assim, escolhemos uma marca da "credibilidade" no mercado, optamos pelo produto da melhor linha e temos de passar por isso, uma vergonha para SAMSUNG. 

Robertozm
Active Level 1
Galaxy S
Vale a pena tentar um ressarcimento judicial por este problema da tela verde?
gessicabenicio
Active Level 1
Galaxy S

Robertozm 

Vendo a quantidade de pessoas com o mesmo problema, não descarto nenhuma possibilidade para ir atrás do meu direito. Estou tentando o contato com a SAMSUNG via Comsumidor.gov. Caso não tenha sucesso, vou procurar o PROCON e em último caso ingressar com processo judicial. Nós consumidores não podemos ficar calados diante de um vicio oculto como este, em um celular considerado Top de linha para o fabricante em questão. É nosso direito, devemos ter respostas da SAMSUNG.

GuilhermeTrilha
Beginner Level 2
Galaxy S

Estou com o mesmo problema a aproximadamente umas 2 semanas... Quando esquenta muito começa a ficar mais dificil de acender a tela, e quando tem muita mudança de claridade a tela se perde e fica preta... 

gessicabenicio
Active Level 1
Galaxy S

Busque seus direitos, abra demanda na página: https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1618414650729

 

0 Kudos
gessicabenicio
Active Level 1
Galaxy S

DESCASO!!!

Recebi contato hoje pela manhã de uma funcionária da assistência técnica que me ligou do número (31) 3555-3113, que por sinal foi muito grossa e sem educação.

Ela só sabia repetir que meu celular não estava na garantia e que tinha a tela trincada, portanto eles não iriam fazer nenhuma avaliação do relato de erro e estaria me devolvendo o Celular.

Porém, isso é um DESCASO e falta de respeito com o consumidor.

Primeiro, que desde o início informei o tempo de aquisição do produto e que o mesmo tinha o dano em tela;

Segundo, que a falha que estou solicitando reparo é devida a uma atualização de software, a qual centenas de proprietários de S9 vem fazendo reclamações muito semelhante na própria comunidade da SAMSUNG, considerado vício oculto do aparelho;

Terceiro, que a SAMSUNG informa o telefone de contato (0800 941 2880 |Ramal:36648) no retorno do CONSUMIDOR.GOV porém tentei várias vezes falar neste telefone, digito o ramal duas vezes, e a ligação é encerrada!

É essa a qualidade de uma empresa renomada que vende um aparelho de celular por mais de 2 mil reais? Caso a assistência técnica seja terceirizada, e o Risco de Imagem? É essa imagem de atendimento que a SAMSUNG quer passar no mercado?

Estou totalmente decepcionada, fiz questão de relatar exatamente o ocorrido, fui fiel a situação do celular, e estou certa que o problema atual de tela verde NÃO FOI CAUSADO PELO DANO. Se fosse pelo dano, o fato de ajustar o brilho da tela ao máximo solucionaria o problema? Gostaria de uma resposta técnica sobre isso.

Com base no código de defesa do consumidor, artigo 26 e paragrafo 3˚, vou seguir buscando meus Direitos, ainda mais depois desse descaso.