Tópico original:

Saúde da bateria

(Tópico criado em: 03-22-2023 04:06 PM)
554 Exibições
ZzDrubszZ
Active Level 1
Opções
Galaxy S
Meus amigos, boa tarde ✌🏻

Andei pensando sobre como diminuir o estresse na bateria pelo uso diario para conservar a integridade e durabilidade da mesma. Gostaria de compartilhar isso para ver se alguém tem uma resposta técnica para me ajudar.

Meu uso é bastante acentuado, por conseguinte a bateria do meu Galaxy S23 Ultra não tem uma duração muito longa. Tinha um galaxy S21 Ultra e ele estava deixando muito a desejar, daí migrei para o iPhone 13 Pro Max pois o S22U não tinha uma autonomia muito diferente da do S21U. Porém, agora com o lançamento do S23U notei uma melhora neste quesito e decidi por voltar para o Galaxy ❤️.

Acontece que eu preso muito pela conservação do meu aparelho, e carregá-lo até 100% não me agrada muito. Sei que essa prática muito estressa a bateria e pode acelerar a degradação a longo prazo. Porquanto, deixo ativada a função de bloquear a carga em 85%. Contudo, com 85% de bateria meu celular não chega ao final do dia, preciso dar uma ou duas cargas rápidas no meio do dia. Com 100% ele também não chega até a hora que costumo dormir, mas ao menos sei que até umas 18 horas ele aguenta.

A dúvida então é, qual situação estressa menos a bateria: 
A - Tirar ele da tomada de manhã com 100% e usar o dia todo com uma possivel recarga curta por volta das 19 horas e depois deixar para recarregar até 100% durante a noite; ou
B - Tirar ele da tomada de manhã com 85% e dar carga(s) rápida(s) durante o dia carregando de volta aos 85% durante a noite.

Agradeço a todos que interagirem 😊.
17 Comentários
AlêBsBS20Plus
Expert Level 5
Galaxy S
Por aqui no meu S20plus é 85% sempre .... Ele já tem 3 anos e bateria 🔋 quase que quando comprei ... O meu foco é longevidade dela com menos ciclos possíveis dela sendo gasto .... DO que forçar uma carga maior ..... Tenho uma dock por indução na minha mesa entwo quando preciso só colocar lá e alegria hahahahah
LGzinho
Active Level 7
Galaxy S
Esse negócio de carregar de 20 até 80%, sinceramente n vi nenhum teste prático que mostrasse a diferença entre as duas formas de carregar.
inclusive já vi fabricante falando que n tinha diferença, os ciclos eram contados da mesma forma.
sem falar que esse desgaste não acontece do dia pra noite.

exatamente, estamos falando de anos.
fiquei 3 anos carregando um moto g7 power de "forma errada"
3 anos, e ainda tinha uma autonomia boa.
acho que o que mais prejudica o aparelho na vdd é usar enquanto carrega, principalmente jogando, prejudica mais que a carga em si.

se for assim, ent desativem o carregamento rápido e esperem 3 horas pra carregar, voltaremos a idade da pedra por medo de "desgaste" além de tirar a capinha enquanto carrega.

obs: a um longo prazo de muitos anos talvez faça uma diferença maior, mas eu te pergunto você pretende ficar com o aparelho 4-5 anos? eu acredito que quando sair o S27 e Iphone 18 vc n vai querer mais estar em um S23.

então na minha opinião, use da forma que lhe atende, mas uma coisa eu te garanto, usar o celular enquanto carrega faz bem mais mal que qualquer outra prática.

então entre esperar carregar até 100% para ter mais horas de uso.
ou carregar até 85% mas ficar na mão quando vc mais precisa e ter q ficar pendurado na tomada enquanto usa, vá de primeira opção.
LGzinho
Active Level 7
Galaxy S
bônus: lembrando que o moto g7 teve esse problema de bateria graças a placa que estava oxidada devido a umidade, no fim das contas comprei outra bateria original por R$140, mas o problema era na placa pq n queria carregar corretamente.
então acabei comprando outro aparelho do mesmo usado semana passada.
Galaxy S
Os fabricantes dizem que pode sim ocorrer o uso do aparelho enquanto ele carrega, desde que o cabo é o carregador sejam homologados pela Anatel. O problema do desgaste da bateria só vai ocorrer enquanto carrega, se a pessoa executar jogos ou aplicativos pesados, que possam aquecer muito o aparelhoe os componentes internos, mas pra redes sociais, YouTube e outras funções básicas podem ser usadas normalmente, inclusive essa informação vem escrita no manual de instruções. Então pode sim usar enquanto carrega, isso não vai trazer problemas a bateria ou o aparelho.
LGzinho
Active Level 7
Galaxy S
amigo, ninguém aqui disse que não pode usar o cell enquanto carrega, o mal da bateria é o aquecimento, carregar o aparelho já gera aquecimento, se for jogando ou apps pesados pior ainda.
ou joga ou carrega, as duas coisas n dá.
agr ver um app, um status no whats ou rolar o feed do insta, n vai degradar tanto, mas obviamente irá afetar o tempo de recarga.
justamente para evitar superaquecimento.

eu mesmo uso o cell carregando de vez em quando, mas pra procurar ver responder algumas mensagens rápidas e depois vou assitir algo na TV enquanto carrega.

mas jogar enquanto carrega, não, não faça isso.
Galaxy S
Mas foi isso o que eu acabei de falar, leia com mais atenção antes de responder
LGzinho
Active Level 7
Galaxy S
eu sei que foi isso, mas pq respondeu ao meu comentário? n entendi.
não falei que não podia usar enquanto carrega para você chegar com um "as fabricantes dizem que pode sim"
leia com mais atenção antes de responder meu comentário!
0 Kudos
Galaxy S
"usar o celular enquanto carrega faz bem mais mal que qualquer outra prática". Foi exatamente o que você escreveu.
LGzinho
Active Level 7
Galaxy S
mas realmente faz mal, mas em nenhum momento foi dito que não poderia usar carregando.
para você responder com um "Os fabricantes dizem que pode sim ocorrer o uso do aparelho enquanto ele carrega"
ou pior, ainda criou um post falando que bateria não vicia e que pode usar carregando, é óbvio que n vicia e é claro que pode usar carregando. mas também é óbvio que a degradação é maior enquanto carrega usando.
0 Kudos