Tópico original:

Sobre o Galaxy S22 e a One UI 6

(Tópico criado em: 01-04-2024 02:43 PM)
1133 Exibições
rodrigo_sm2
Active Level 3
Opções
Galaxy S
Pessoal, as vezes somos tomados de ansiedade por novidades. No mundo dos smartphones uma nova atualização sempre nos deixa atentos às novidades.

Para nós, usuários da linha Galaxy S, é de costume que sejamos os primeiros da fila, mas na One UI 6 não vem sendo o caso. Ao menos não no Brasil, já que a atualização está sendo distribuída em diversas partes do mundo.

Bom, ao meu entender não se trata de uma situação preocupante, pelo contrário, e é necessário esclarecer algumas coisas aqui.

Eu não trabalho pra Samsung, tampouco sei as razões ao certo, mas quero fazer alguns apontamentos que ajudam a esclarecer o atraso.

Ai vão elas.

Primeiramente, a incidência de bugs e problemas: Os principais problemas que enfrentamos numa atualização são bateria e aquecimento. Como todos sabemos, as atualizações da one ui costumeiramente redefinem os ajustes conforme utilização do consumidor, e as vezes são necessários ajustes "finos" para tratar a questão. Como a Samsung detém mais de 40% do marketshare no Brasil, imagine distribuir uma atualização bugada para um dos seus maiores mercados? Por isso costumamos ficar por último na lista.

Ainda sobre o tópico acima, o Brasil é um país quente e estamos no verão: como todos sabemos, o Snapdragon 8 Gen 1 é reconhecido por ser esquentadinho, soma-se ao fato de que novas atualizações costumam trazer superaquecimento, a incidência de problemas derivados do calor torna-se constante, o que abala a reputação da Samsung e lotam as assistências técnicas. Assim, é prioridade pra Samsung resolver esses problemas para que, aí sim, distribua a atualização no Brasil. Outra coisa é que usamos todo tipo de capinha de celular e película, o que agrava ainda mais a questão do aquecimento do celular.

O padrão de uso de smartphones no Brasil é peculiar: especialmente para nós, usuários da linha S, gostamos muito de jogos e aplicações que demandam muito processamento do aparelho. Uma atualização que drena a bateria muito rapidamente ou "capa" a performance do aparelho seria também uma coisa altamente indesejável. Assim, é necessário pra Samsung fazer uma distribuição de atualizações mais abrangente, mas controlada e gradual, para que sejam observados quaisquer problemas para que haja uma distribuição total da atualização. Vai ver por isso não costumamos ser incluídos nos programas de testes...

Ah, mas os iPhones recebem muito mais rapidamente as atualizações: Primeiramente, e como ex-usuário de iPhone, as grandes atualizações do iOS são MUITO BUGADAS, e não demora pra Apple liberar atualizações menores. Para além dos problemas de aquecimento e performance do aparelho e consumo de energia, ainda é comum funcionalidades dos iPhones simplesmente ficarem comprometidas. Mas, um ponto que se faça: a Apple possui controle de todo o aparelho e sistema operacional, e não depende de ninguém para produzir as atualizações.

Finalmente, a One UI 5.1 vai muito bem, obrigado: o sistema está estável, sem problemas e tudo funcionando como deveria. Tem um monte de usuário de S20 FE que vai ficar no Android 13 mas que estão contentes com o funcionamento do aparelho.

Assim, deixo aqui meus apontamentos e, acalmem-se, não deve demorar a chegar. Vamos dar tempo ao tempo!
33 Comentários
Gabriel_Batista
Active Level 6
Galaxy S
É bom ver alguém que não está desesperado por uma atualização que não muda quase nada no celular.
Só pra ressaltar seu último ponto, uso um Galaxy S20 4G com o Android 13 e One UI 5.1 e estou extremamente satisfeito. Não tenho problemas de performance, aquecimento (esse somente com uso pesado da câmera) e tudo está estável, não tem porquê de tantas pessoas estarem loucas pela atualização, está até ruim de usar o Members porquê só se fala nisso
rodrigo_sm2
Active Level 3
Galaxy S
No meu caso interessa o uso do celular como webcam via USB e o suporte aprimorado de instalação de certificados root (novidade do proprio Android 14) e os aprimoramentos do scanner de texto (da One UI).

Mas, como nosso próprio ponto de vista defende: não adianta ter todas as novidades se vier bugado. Agora pense nesse pessoal apressado que sequer vai usufruir das novidades?
0 Kudos
luflavion
Active Level 5
Galaxy S
Tu continua pixando saco da Samsung né. Toma vergonha. Te interessa se o cara vai usufruir ou não das novidades, aqui se trata e do descaso para com o mercado brasileiro.
Até pq outros países da América do Sul já receberam One Ui 6 e aqui a mesma ***, mas pra vc tanto faz pelo que já percebemos.
0 Kudos
Luansantos31
Active Level 3
Galaxy S
E isso aí mano, por min pode demorar. eu n ligo, desde que venha sem bugs
0 Kudos
wtonfers
Expert Level 1
Galaxy S
Tava animado com a atualização porque queria receber antes do Ano Novo e fazer um limpa nos aparelhos.

O Galaxy Watch5 recebeu o update de dezembro, Windows 11 com a versão 23H2 e por aí vai, só faltava o meu Galaxy receber o Android 14, mas como já estamos em janeiro e não teve atualização antes da virada, por mim tanto faz agora, claro que, quanto antes, melhor, só que sem pressa
0 Kudos
Kyanner
Active Level 8
Galaxy S
Na minha opinião é muito melhor algo chegar atrasado e funcionando, do que algo chegar no dia todo problemático e causando mais dor de cabeça.
0 Kudos
MPSs_
Active Level 5
Galaxy S
O pior seria o bagulho chegar atrasado e com bugs, aí a revolta seria ainda maior, mas enfim, vamos esperar com calma
0 Kudos
____Camppos_SP
Active Level 7
Galaxy S
Cara, não ligo muito para atualização, mas posso te falar uma coisa.

A Samsung tá cagando para tudo isso que você disse, e outra a questão e mercado e marketing.
Se eles prometem para vender, as pessoas tem o direito sim de cobrar por isso.
A Samsung não descobriu o Brasil ontem, sempre foi assim com todos os viés que vc falou.
luflavion
Active Level 5
Galaxy S
O problema não é só a demora, mas sim a sacanagem de não dar uma nota de satisfação para esse mercado como já disseram ser o maior mercado da Samsung.
Custaria tanto? O cara nem precisa levantar a banda da cadeira macia dele, apenas digitar uma nota explicando, já seria um grande passo ou então tira do ar esse canal que está servindo apenas de muro das lamentações.