Tópico original:

Use o máximo do seu Fone ajustando o Equalizador.

(Tópico criado em: 06-25-2020 11:28 AM)
24772 Exibições
Galaxy S
Quer aproveitar o máximo do seu fone de ouvido, mas não sabe como? Se liga na diga que eu vou te passar.
A maioria dos Samsung Galaxy vem com uma função que é muito usada por músicos, no entanto, existem poucas explicações claras sobre a maneira correta de usá-la e muitos acabam não utilizando. 
O recurso que me refiro é o Equalizador. Você encontra o equalizador indo em ‘Configurações > Sons e Vibração > Qualidade de som/efeitos’

Mas o que é um Equalizador? 
De forma bem simples (para fácil entendimento), equalizar é sinônimo de equilibrar, neste caso, equilibrar as faixas sonoras. Isso porque o ouvido humano consegue distinguir várias faixas sonoras, grave, médios e agudos. 

Há diversos tipos de equalizadores, mas o que vem nos nossos celulares é o equalizador de gráfico, pois ele entrega uma maior simplicidade para o usuário geral. 

image

Agora vamos ao que realmente interessa.

Como interpretar o Equalizador?

No equalizador de gráfico comum, temos 10 bandas representadas por números ou números e letra (63; 125; 250; 500; 1K; 2K; 4K; 8K; 16K). 

image

Cada um desses valores, individualmente, representam uma FAIXA. 

Nosso ponto de referência será 1K. 

Fazendo uma analogia ao plano cartesiano, tudo que estiver à esquerda (do 1K), serão as faixas dos GRAVES e tudo que estiver a direita do 1K, será as faixas dos AGUDOS

Agora, lhes apresento o que cada faixa representa (Dica de ouro)

• Faixa de 16kHz: Super-Agudos (sons dos pratos da bateria com mais suavidade e clareza. Atenção: alguns ouvidos humanos não alcançam essa frequência). 
  • Faixa de 8 kHz: Agudos (sons de pratos de baterias com mais estridência). 
  • Faixa de 4 kHz: Médios-agudos (voz humana com tom mais agudo). 
  • Faixa de 2 kHz: Médios-altos (vozes humanas soam com estridência). 
  • Faixa de 1 kHz: Médios (a voz humana natural se encontra nessa faixa). 
  • Faixa de 500Hz: Médios-baixos (não há batidas graves da música nessa faixa e a voz humana é com tom grave nessa faixa). 
  • Faixa de 250Hz: Médio-graves baixos (não há som de vozes humanas nessa faixa). 
  • Faixa de 125Hz: Graves Altos (graves com mais ataque nessa faixa). 
  • Faixa de 63Hz: Graves (graves mais retumbantes e encorpados nessa faixa).
A forma mais coerente de se julgar um fone, ou julgar o quão bom ele é, é saber identificar todos os instrumentos que estão sendo tocados na música. Cada instrumento vai soar um timbre diferente. Uma dica boa pra você escolher seu próximo fone de ouvido ou regular este que você já tem é: 

Coloque uma música, use os fones, se seu fone não tem cancelamento de ruídos ou não abafa o som externo, vá para um local silencioso, feche os olhos e tente escutar todos os instrumentos musicais (bateria, violão, contra-baixo, guitarra etc), se atente aos detalhes neste momento. Esses instrumentos tem que estar audíveis, se estiver inaudível, é sinal que você tem que melhorar aquela frequência. Agora que você já sabe a função de cada frequência, tire um tempo pra melhorar o som do fone de ouvido. Se notar que a voz do cantor(a) estiver abafada, é só ir na respectiva faixa destinada as vozes e ajustar. 

Te garanto que valerá a pena. 
36 Comentários
Clériston
Active Level 7
Galaxy S
Ótimo tópico. Boas informações ℹ
Galaxy S
Obrigado Clériston, isso me motiva a fazer mais. Espero ter ajudado
Galaxy S
bom tópico
Galaxy S
Valeu Danyllão
Jerok
Active Level 7
Galaxy S
Show!!!
Galaxy S
😁😉
italow
Active Level 7
Galaxy S
Maravilha de tópico, eu mesmo não sabia dessas informações!
Galaxy S
Massa né? Com um pouco de paciência, da pra melhorar a qualidade sonora do fone de ouvido.
EstêvãoGuerra
Active Level 2
Galaxy S
Rapaz, que legal. Eu sou uma pessoa que ama música e realmente sinto que meu fone as vezes tem uma falha no agudo, vou regular ele, valeu pelo tópico.