Tópico original:

Zoom óptico no S10

(Tópico criado em: 06-11-2021 03:59 PM)
424 Exibições
Members_lFCpJ3V
Beginner Level 2
Opções
Galaxy S

Boa tarde.

 

Fui fazer uns testes nas cameras do S10 e tampei as lentes traseiras, uma de cada vez. A mais perto do flash quando tampada as fotos 0,5x até 0,9x ficam escuras, Até aí tudo bem. Quando a lente do meio é tampada, a foto 1x até1,9x fica escura, Até ai normal. Mas chega no 2X e continua escura. Sendo que pelo site da Samsung a terceira câmera seria a lente de 2X pra frente. Quando tampo a terceira lente não atrapalha em nada a câmera. Parece que a terceira lente é de enfeite.  è normal isso ou está acontecendo só no meu? Se mais alguém puder testar eu agradeceria.

4 Comentários
Members_lFCpJ3V
Beginner Level 2
Galaxy S

a terceira camera não é enfeite não, descobri um modo que usa ela. o modo retrato. No modo retrato com ela tampada fica tudo escuro quando aplica o zoom . Então ela não é bem uma camera de zoom que é usada em todos os modos, é só para o modo retrato

0 Kudos
CaioGama
Expert Level 5
Galaxy S
Olá, seja bem-vindo(a) a comunidade!

Sua experiência me deixou curioso, então resolvi fazer o mesmo em meu S10+ e obtive o mesmo resultado, ao tampar a lente de zoom óptico as imagens de zoom continuam funcionando normalmente. Mas descobri que é algo relacionado ao software e não se trata de um defeito ou engano por parte da Samsung.

Ao tampar a lente de zoom óptico o software automaticamente troca para a lente principal com a mesma taxa de zoom digital no qual a lente de zoom óptico estava (inclusive é possível ver uma pequena mudança nas cores proveniente da alteração e características de cada lente nesse momento).

Mas confirmar essa teoria tente realizar o experimento em um local com boa ou médio iluminação e abra a câmera com o zoom antes de tapar, quando você colocar o dedo na lente poderá ver por um segundo seu dedo tapando a lente e o smartphone realizando a troca da lente.

Infelizmente não é possível eu anexar uma gravação a resposta para demonstrar o acontecimento.
Members_lFCpJ3V
Beginner Level 2
Galaxy S

Testei o que você falou e comigo não acontece, o zoom de 2 vezes na camera principal é sempre feito com a camera do meio, a terceira camera ele só usa no zoom do modo retrato mesmo.

Se fosse assim quando a do meio estivesse tampada era pra o zoom de 2x em diante funcionar, mas não funciona, quando a do meio está tampada fica tudo preto do 1x até o 10x

0 Kudos
Hyenna
Expert Level 4
Galaxy S
É normal.

Isso é algo que acontece até nos iPhones, e se dá pelo fato de que quando o software da câmera reconhece que a imagem está muito escura na câmera telefoto, ele dá prioridade a usar a câmera principal no lugar dela, já que a câmera principal costuma deixar entrar mais luz do que a telefoto por ter uma abertura maior. Então a câmera telefoto só é utilizada quando há iluminação suficiente.