Tópico original:

astrofotografia com o S21FE emprestado

(Tópico criado em: 06-11-2024 01:06 PM)
530 Exibições
GuiSimão02
Active Level 6
Opções
Galeria Galaxy

image
Resultado duma dupla exposição feita com o S21FE, com edição.

Tirei duas astrofotos com o S21FE de um primo meu, usando o tão aclamado por mim .raw, pude obter excelentes resultados. Depois duma boa edição, e aplicar uma dupla exposição na foto com menos tempo de exposição, que até deixou algumas pequenas falhas, mas o foco realmente é na via láctea e aglomerados. Fiquei muito contente com o resultado, uma pena não ter poder ter tal resultado com o meu M34, e também por não ir constantemente ao interior, para contemplar ainda mais o céu noturno.

image
foto tirada com o meu M34, no mesmo lugar, e editado pela Galeria. O resultado é realmente contrastante, não há o que dizer.

44 Comentários
Sabrizen
Expert Level 5
Galeria Galaxy
Amigo, me ensina a essa técnica kk esse é meu celular e até agora não achei um app bom pra isso!! Ameeei seu resultado, explica como baixo e instalo esse tal de .raw
GuiSimão02
Active Level 6
Galeria Galaxy
opa, vamos lá! O arquivo de imagem .raw permite ao usuário editar com uma maior riqueza de detalhes, bastante essencial para astrofotografia, por exemplo. Para ativar isto, vai nas configurações, dentro do app da Câmera, e busca a opção de salvamento de imagem, ativando o "Cópia em RAW". Feito isso, basicamente quando você tirar uma foto, surgirão duas, uma JPEG e outra em RAW. De antemão, aviso que o RAW ocupa mais espaço de armazenamento.

Sobre a técnica para tirar uma foto assim, basta usar o Modo Pro de sua Câmera, ajustando a ISO, usando a velocidade do obturador até 4 segundos, ou mais, vai de você, mas acima desse tempo, haverá o rastro das estrelas. Além disso, outra coisa importante é o foco! Precisará ajustar manualmente. Considerando que no caso do celular do meu primo foi o 6, o seu deve ser perto disso. Em todo caso, usando um tripé, dá para ajustar tranquilamente o foco. Voltando a falar do ISO, basicamente é a quantidade de luz da foto, então, se você mora num lugar distante das grandes cidades, pode usar a ISO 1600. Do contrário, varia entre 400 e 800. Sabendo disso, agora é tentativa e erro, até encontrar a melhor configuração pro seu caso. Ao final de tudo, basta editar a foto, usando o Snapseed ou o Lightroom, e terás uma foto bem legal!
Espero que tenha dado para entender, qualquer coisa, pesquise mais no YouTube, há muito material ensinando.
Karbone
Active Level 10
Galeria Galaxy
Linda foto!

Se estiver disponível na store aconselho a usar o app Expert Raw para tirar as fotos, referente a exposição ali do obturador para evitar o trail (rastro das estrelas) tem um cálculo para saber o melhor tempo de acordo com a distância focal da lente do seu celular... a exemplo no S23U a lente é de 24mm então usamos a regra do 500 que fica 500/distancia focal ou seja no meu caso 500/24 q da 20,833 dae arredonda para baixo então o maximo q posso usar na minha foto é 20 sec.

Espero ter contribuido 👏😊
GuiSimão02
Active Level 6
Galeria Galaxy
isso mesmo! Obrigado pelas informações e pelo elogio.
GuiSimão02
Active Level 6
Galeria Galaxy
a propósito, onde posso ver a distância focal do meu M34?
Karbone
Active Level 10
Galeria Galaxy
dale, rapaz eu catei a do meu no google em sites q trazem o detalhamento técnico... mas tem q ver um q seja de confiança!
eu olhei o seu aqui no google e acredito q seja 26mm o seu... mas acho q tem q pesquisar mais para ter certeza 😅, depois dou mais uma olhada se descubro e mando aqui... é q to no trabalho as vezes demoro a olhar 😅 valeu!
GuiSimão02
Active Level 6
Galeria Galaxy
tranquilo meu amigo, sem problemas. Eu olhei num site, e é dito que não é especificado, porém geralmente é esse 26mm mesmo. Apesar disso, aguardo aqui caso você encontre algo, agradeço muito!
Karbone
Active Level 10
Galeria Galaxy
encontrei uma referencia nesse site:
https://www.devicespecifications.com/en/model/f6eb5d2f

q referencia a 26mm mesmo... engraçado em outros sites é como vc disse! eles não especificam 😑
GuiSimão02
Active Level 6
Galeria Galaxy
bem chato isso, mas não há muito o que fazer, não é mesmo? Muito obrigado pelo compartilhamento do site, servirá.