Tópico original:

Comparação: S24 Ultra vs. Nokia 808 PureView

(Tópico criado em: 05-11-2024 01:12 PM)
172 Exibições
rickfr
Active Level 8
Opções
Galeria Galaxy
Bom, se eu dissesse que um telefone de 2012 ainda colocaria alguma banca em um telefone de 2024, no quesito câmera, provavelmente iriam rir da minha cara. Claro que a tecnologia evolui muito, o poder de processamento dos smarts atuais permitem melhorias como HDR, múltiplas exposições, foto noturna, correções, etc. O Nokia, de 2012, nem tem HDR, por exemplo, mas o sensor dele é maior do que os sensores principais do S24 Ultra e do iPhone 15PM. Como o sensor de 41 megapixels do Nokia se sai contra uma foto de 50 megapixels do S24 Ultra? Vamos conferir:

Obs.: As fotos foram tiradas sem nenhum ajuste, usando modo automático e a medição de luz que a câmera fez.


image
Foto feita com S24 em 50MP


image
Foto feita com Nokia 808 em 38MP (Não é possível tirar fotos de 41MP)

Agora, cortes nas imagens:


image
Close do S24 Ultra


image
Close do Nokia 808

É impressionante, né? Claro que o S24 Ultra destrói o Nokia em fotos noturnas, mas não dá pra negar que, para um telefone de 2012, ainda está melhor que a foto do S24 Ultra. O tratamento da imagem é mais puro, sem nitidez artificial aplicada e muito mais agradável. E lembrando, o S24 Ultra ainda tem "12 megapixels" de vantagem, e ainda assim não fez melhor que o Nokia.

Essa comparação é só uma curiosidade. Embora eu esteja decepcionado com as câmeras do S24 Ultra, já que vim do S23 Ultra, elas são competentes. Mas pra quem já teve câmeras melhores, vai sentir a perda no S24.


image
Nokia 808 e sua câmera monstruosa 


15 Comentários
MaksonDiniz
Active Level 5
Galeria Galaxy
Surpreendente
DeiseAmarante
Expert Level 5
Galeria Galaxy
No close a diferença do S24 é muito superior. Agora nas menores e pouco perceptível.
rickfr
Active Level 8
Galeria Galaxy
O 24 Ultra faz uma nitidez artificial. Repare como detalhes se perdem. Não é tão superior assim não.
DeiseAmarante
Expert Level 5
Galeria Galaxy
Sim , concordo com vc. Mas tem que levar em consideração que vc não pegou o mesmo ângulo, a do S24 é bem mais próxima e muito mais nítida.
0 Kudos
rickfr
Active Level 8
Galeria Galaxy
Não concordo. É praticamente impossível repetir o mesmo ângulo exato em duas câmeras diferentes. O S24 Consegue realizar o foco de mais perto, enquanto o Nokia 808 exige uma distância maior. Então tentei os dois do mesmo local e distância. Não sei onde viu tanta diferença de ângulo, sinceramente.
DeiseAmarante
Expert Level 5
Galeria Galaxy
Vc percebe pelos espinhos, no S24 estão bem mais distantes, e as câmera no geral não mudam muito, o que muda são os recursos aplicados nela. Mas tbm acho a diferença pouca, já falei que concordo com vc. Eu tenho uma foto semelhante, acho que a minha foi com o J7 prime, só que a minha tá saturada.1715448246723_1715448246692_0.jpg
0 Kudos
rickfr
Active Level 8
Galeria Galaxy
E repetindo: a nitidez do S24 é artificial! É isso que não estão entendendo. Isso "machuca" a imagem e apaga detalhes finos, além de criar inúmeros artefatos na imagem.
dsam
Active Level 6
Galeria Galaxy
Saudades... tive o N8
rickfr
Active Level 8
Galeria Galaxy
Também tive. Depois troquei pelo 808, e o tenho até hoje. Pena que a Nokia se perdeu, pois nenhuma empresa faz câmeras como a Nokia fazia.
0 Kudos