Tópico original:

FORTE DO ITAPEMA - GUARUJÁ, SP 🌞

(Tópico criado em: 09-03-2021 08:14 AM)
75 Exibições
CleberDiias
Active Level 6
Opções
Galeria Galaxy

image


image

O Forte de Santa Cruz do ltapema constituiu de um dos pontos de observação e guarda do porto de Santos. Uma das edificações mais antigas do País, o Forte do ltapema é o uníco monumento histórico de Vicente de Carvalho e localiza-se a poucos metros da estação das barcas de Vícente de Carvalho.

Não se sabe ao certo a data exata da construção do forte. Pesquisadores afirmam que a edificação, construída sobre a tlníca rocha localizada no lado esquerdo do estuário, lá existia na metade do século 16. O intuito objetivo do Forte era o de defender a margem oriental do estuário. Sua localização possui vista de toda a Vila de Santos, sendo considerado uma "importante praça militar" no mapa da Capitania de São Vicente.

O Forte passou por reformas e períodos de abandono. Em 1670, houve a primeira ampliação e entre os anos de 1735 e 1738, o Forte foi novamente reconstruído e aparelhado com artilharia de grosso calibre. Em 1836, o marechal Daníel Pedro Muller relata que o Forte tinha uma guarnição e um oficial. Os últimos canhões que se viram sobre a muralha são datados de 1850.


4 Comentários
MaxA
Active Level 5
Galeria Galaxy
Parabéns pelas fotos! E muito interessante o relato histórico!
CleberDiias
Active Level 6
Galeria Galaxy
Obrigado, gosto de olhar pra algo que me remeta a origem ou sua ligação com o ser, um pouco antropológico. Muitas pessoas olham e acham que é só mais um forte, mas não é, tem essência, tem força e história
LuizBocao
Expert Level 5
Galeria Galaxy
Fotos espetaculares.
CleberDiias
Active Level 6
Galeria Galaxy
Obrigado, se não tivesse em um barco na travessia provavelmente sairia menos distorcida hehehe ❤😍
0 Kudos