Tópico original:

Microfone Externo no Android 11 M21s

(Tópico criado em: 02-27-2021 12:47 PM)
2597 Exibições
EmersonOf
Active Level 8
Opções
Galeria Galaxy
"Estou atualizando esse fórum para dizer que depois de diversas tentativas com adaptadores diferentes o dispositivo reconheceu o microfone externo e que está funcionando normalmente."

Olá, Members!! Tudo bem? Infelizmente a versão do android 11 não permite que o dispositivo reconheça o microfone externo no smartphone. Conversei com atendente da fabricante e ela me disse que o aparelho na versão atual somente reconhece fone de ouvido. Porém na versão do Android 10 ele ainda reconhecia a função normalmente. O que realmente acontece com as atualizações desses smartphones que sempre tira coisas que não deveria né? Lamentável demais! Mais e você que também é um produtor de conteúdo, ou de repente você precisa fazer uma gravação específica; Como você tem se virado ultimamente?.

image
Antes que diga que o microfone não funcione somente com adaptador e sem alimentação, eu já fiz várias gravações em outro aparelho que eu tinha e funciona perfeitamente. Assim como a lapela e qualquer microfone que você utilize junto com adaptador de microfone para o seu smartphone vai funcionar normalmente também. E no caso desse meu M21s no Android 11 ele não está captando nenhum dos microfones externos. Somente o fone de ouvido! Infelizmente!!

18 Comentários
Sankirtana
Active Level 3
Galeria Galaxy
Fera, vim aqui dizer que loucamente o meu celular voltou a reconhecer o microfone externo. A Samsung através aqui do Members e do suporte pelo E-mail me passou alguns procedimentos para correção, e eu vou compartilhar aqui contigo. Mas o fato é que eu não fiz nenhum desses procedimentos. Antes disso, me bateu uma pulga atrás da orelha de testar com um Mic de lapela p2 conectado direto no split p3 - p2 (in) p2 (out) e o app de câmera reconheceu e gravou por ele. Aí eu fiquei encucado, e conectei novamente o que eu havia testado antes e que não estava tendo sucesso, que na real era o zoom H6 conectado por um cabo p2-p2 no split, e o danado reconheceu também. Minha teoria é que após eu ter conseguido via OTG, usando o zoom H6 como interface de áudio, pelo modo de gravação "vídeo - profissional", em que eu pude selecionar qual a entrada de Mic eu usaria, aconteceu alguma alteração nas configurações internas do app, no algoritmo mesmo, e ele passou a reconhecer mic externo pela conexão P3, mesmo no "modo automático" de gravação. Outra teoria é mau contato no cabo p2-p2, mas eu acho difícil, é um cabo caríssimo blindado com conexão banhada a ouro, e sou cuidadoso com meus cabos.
De todo modo, recomendo você insistir mais um pouco. Creio que a atendente que falou contigo estava equivocada, tanto pelo suporte que eu recebi, quanto pelo fato de que consegui que o app voltasse a reconhecer mic externo.

Segue abaixo a resposta que obtive do suporte, que mesmo que não tenha sido necessária pra mim, talvez funcione para você:

Vamos lá, por gentileza verifique se o volume está no máximo, após segue o passo a passo por gentileza:

Configurações>Aplicativos No canto superior direito toque em 3 pontos ou em Mais > Clique e escolha Mostrar aplicativos do sistema > Selecione a aba Todos e Localize o aplicativo Telefone> Toque em Forçar Parada>Clique em Armazenamento Limpar dados> Reinicie o aparelho, depois é só testar novamente. 😃

Se caso persistir? Não se preocupe, temos outros testes, por gentileza retorne as configurações, selecione a opção Gerenciamento geral>Restaurar> Redefinir configurações. Esse teste não apagada nada do aparelho, viu?! Logo em seguida é só testar novamente, verificar se a ligação volta ao normal.

Também, pode entrar no teclado do seu aparelho aonde realiza as ligações, digite o código *#0283# selecione a opção SPK e fale próximo ao microfone do aparelho. (Não esqueça, de digitar o * asterisco que tem no código) Se aparecer chiados falhas, verifique se tem atualização disponível para o aparelho.

Se continuar não se preocupe, temos outros testes, por exemplo: Configurações> Gerenciamento Geral> Restaurar> Redefinir configurações. Esse teste não apaga nenhum dado do aparelho.

Depois verifique se tem atualizações disponíveis, é só retornar nas configurações, Atualização de Software e Instalar, prontinho o aparelho mostra se tem atualização, caso tenha deixe o aparelho conectado a rede de Wifi.

Se não funcionar, realize um Back Up: https://cutt.ly/backup-de-dados

- Retire o chip e o cartão de memória. Conecte o carregador original no aparelho, deixe o aparelho carregar até 100%.

- Retire a conta Google, para remover a conta realize o seguinte procedimento: Configuração> Contas> Google> Clique no Email> Remover conta.

- Desligue o seu aparelho, siga o passo a passo do Hard Reset no link a seguir:
http://www.samsung.com/br/support/skp/faq/1137147

Caso não nenhum procedimento tenha dado certo, você pode solicitar uma análise técnica e reparo do aparelho, basta apenas acessar o link baixo para localizar uma Assistência Técnica próxima:

samsung.com/br/support/service-center/

Selecione Mobile>Todos>30+KM>Insira seu CEP. Vai aparecer as assistências próximas.
EmersonOf
Active Level 8
Galeria Galaxy
Pelo que eu entendi você estava utilizando o dispositivo de gravação de forma diferente com o celular por isso não estava funcionando, mais que depois de várias tentativas, você finalmente conseguiu entender como captar o som do gravador para o seu smartphone né isso?. Então o problema não era igual o que está acontecendo com o meu e eu estou muito feliz por você ter conseguido funcionar a conexão com o seu celular, eu imagino o quanto de desespero você deve ter ficado pelas inúmeras vezes que o aparelho não reconheceu como deveria. Eu irei continuar tentando para vê se eu faço ele funcionar também, vou fazer tentativas diferentes e conversar novamente com um suporte para encontrar novas respostas que possa resolver isso. Quero agradecer pela repostagem da operação que eles mandaram para você fazer. Algumas dessas operações eu já fiz mais vou rever outras que ainda não fiz nesse catálogo.
0 Kudos
Sankirtana
Active Level 3
Galeria Galaxy

Então Emerson. Eu sempre tive duas opções para utilizar um dispositivo externo de captura de áudio (microfone, gravador portátil e afins) junto com o app nativo de câmera do meu S10e: a conexão P3 (entrada de fone de ouvido) e a porta USB-C. Normalmente opto pela P3, porque a porta usb fica livre para carregar o celular, caso a gravação seja longa. Quando eu tive o problema, eu estava tentando utilizar o Zoom H6 (gravador portátil) como dispositivo de captura da guitarra, voz e synth, e utilizando a conexão P3 (com um split P3 - P2 (in) P2 (out) para receber o áudio do Zoom. Porém, o que aconteceu foi que o app de câmera nativo não reconheceu o áudio  da fonte externa, e gravou utilizando o próprio mic do celular. Tentei algumas vezes e nada. Fui pesquisar e encontrei algumas reclamações, como a sua. Como eu havia recém atualizado para o Android 11, e após ler o seu relato que contava inclusive com uma resposta da própria Samsung, fiquei indignado que a função havia sido removida. Porém quando obtive a resposta da Samsung, tanto aqui no Members quanto por e-mail, de que não haviam retirado essa função, resolvi fazer alguns testes. O primeiro foi, ao invés de utilizar a conexão P3, utilizar a USB-C (no caso o zoom funciona como uma interface de áudio usb). E o resultado foi positivo, o app de câmera nativo reconheceu o zoom pela conexão USB como fonte de áudio externa. Depois disso, me veio a ideia de plugar um microfone de lapela através da conexão P3, utilizando o cabo split P3 - P2(in) P2(out), e o teste foi bem sucedido. Com isso, parecia que o problema seria com o cabo que eu estava utilizando (lá na primeira tentativa que não funcionou) para conectar a saída de áudio do Zoom na entrada P2(in) do cabo split. Porém ao testar novamente, utilizando as mesmas configurações de quando deu errado, dessa vez funcionou, o app de câmera reconheceu o áudio do zoom pela conexão P3. O motivo de não ter funcionado em várias tentativas no primeiro dia, e de ter funcionado no dia seguinte com as mesmas configurações, é um mistério. Dá pra desenvolver várias teorias, mas o fato é que a função não foi removida. Então, vim compartilhar contigo. 
O próximo passo do meu teste, caso os anteriores tivessem sido mau sucedidos, seria utilizar o app Open Camera ou o EdgeCam2, que permitem selecionar manualmente o dispositivo externo de áudio. Essa era a minha solução para esse uso quando eu tinha um Xiaomi MiA3, cujo apk de câmera nativo não reconhece dispositivos externos de áudio. 
Continue fazendo testes, espero que você consiga resolver. Boa sorte. 

EmersonOf
Active Level 8
Galeria Galaxy
Entendi perfeitamente @Sankirtana. Ainda não conseguir fazer ele voltar a funcionar mais vou continuar os teste para ter um resultado melhor. Muito obrigado pela atenção amigo e o seu apoio. Qualquer coisa que acontecer de Interessante no meu smartphone eu vou retornar aqui para dizer pra você se deu certo ou não. Estamos juntos!!! Um forte abraço!!
EmersonOf
Active Level 8
Galeria Galaxy
Amigo venho dizer que depois de inúmeras tentativas de fazer o meu aparelho reconhecer o microfone externo, eu finalmente consegui fazer com que ele reconhecesse a captação de um dispositivo externo nele. Hoje pela manhã eu fiz um teste com o meu primeiro adaptador de fone e microfone que eu tinha comprado para o antigo celular que eu tinha. O plug é um cabo p3 vermelho e verde e eu não estava mais usando ele por isso não tinha feito o teste antes. Acontece que eu tenho mais 3 cabos de adaptadores p3 para fazer gravações e o que eu estava usando já era um modelo mais moderno em formato de U. Meus testes com esse adaptador não estava funcionando no smartphone e o outro cabo que eu tenho também que é quase a mesma coisa que o primeiro, também não funcionou. Então eu utilizei o cabo antigo que eu tenho e deu muito certo quando usei no meu celular. Os testes que eu fiz foram primeiro com o Microfone Condensador que eu tenho na foto acima e que é mais fácil de instalar, ele reconheceu na mesma hora. Testei os apps que eu tenho de gravação e ele pegou super tranquilo. Depois eu fiz o mesmo com o microfone omnidirecional profissional também plugado na mini mesa de som com a saída para o adaptador do celular e ele reconheceu também. Não coloquei a guitarra por que está sem cordas e estou aguardando as novas chegarem. Mais até aqui então eu já fiquei mais aliviado que ele já começou a responder o áudio externo do smartphone e isso já é muito bom pra começar porém agora eu ainda tenho que conseguir melhorar a qualidade do som que ele sendo gravado, por que toda vez que eu aumento o volume do meu celular ele começa a ter ganho exageradamente na captação e tornando o som estourado sabe, pra ser mais claro ele fica bastante rouco e outra coisa, ele está com zumbido como se tivesse dando interferência na conexão do Mixer com o aparelho. Mais acho que isso eu posso adivinhar o que seja. O meu adaptador antigo ele tem um fio muito fino e frágil, e pode ser que ele tenha ficado com algum fio partido por dentro. Eu vou fazer mais teste para descobrir como melhorar a captação dele.
Sankirtana
Active Level 3
Galeria Galaxy

Show hein. Fico feliz que tenha conseguido. Que coisa doida o atendimento que você recebeu em que te disseram que a função havia sido removida após atualização hein? Enfim, ainda bem que resolveu. Alguns apps te dão controle de ganho, então são ideais para gravação. Para vídeo, recomendo o Open camera, caso o seu modelo de smartphone não possua o modo de gravação de vídeo profissional na câmera nativa (que permite controle de ganho), e para gravação de áudio, recomendo muito o n-Track 9. É uma DAW com uma interface muito parecida com o Reaper, bem completa, que ainda por cima possui alguns simuladores de amplificador, de pedais, possui VSTi, que você consegue inclusive operar com um controlador Midi via cabo OTG, já fiz isso, achei animal. É um stúdio mobile bem completo. Não é tão bom quanto o Garageband, principalmente em termos de qualidade de timbres dos VSTi, mas é a melhor DAW para android que pude testar. Principalmente porque possui uma ferramenta de controle de latência fenomenal logo antes de você começar a gravação. E alguns timbres de VSTi são tão bons quanto os do Garageband, como algumas baterias (o que pra mim é o principal). 

EmersonOf
Active Level 8
Galeria Galaxy
Verdade! Acho que a maioria dos atendentes da fabricante não deve ter conhecimento técnicos sobre esses assuntos direito, por que elas estão mais capacitadas em trabalhar na recepção, como passar uma informação simples, te ajudar em alguma dúvida com o aparelho e consultar uma assistência técnica do celular. O pior de tudo é que ela me disse que os chefes dela disseram que o celular não reconhecia o microfone externo, então segunda a informação deles foi o que ela me disse em seguida. Mais deu certo fazer com um adaptador que eu já tinha aqui e diminuiu mais a minha preocupação. O aplicativo que eu uso de edição de música é o BadLab e é bastante parecido com o N-Track também. Mais talvez esse aplicativo que você falou tenha mais recursos que o Badlab, pois a mesma só utiliza vst para instrumentos de forma online. mais tem muitos instrumentos e também diferentes sons de instrumentos de todo modelo. A câmera do meu celular consegue registrar também o microfone externo. mais gosto desse app também, eu usava no meu antigo aparelho que eu tinha para fazer gravações de vídeos. Vou guardar essas dicas com atenção Sankirtana! Obrigado pela dicas que trouxe pra mim, realmente são muito excelentes as experiências trocadas aqui. Que Jesus abençoe você meu amigo!!
LuizReimberg
Expert Level 5
Galeria Galaxy
😢
0 Kudos
Vânia17
Expert Level 5
Galeria Galaxy

complicado

0 Kudos