Tópico original:

Que horas são? Conjunto Nacional

(Tópico criado em: 10-11-2021 01:42 PM)
196 Exibições
mcachoni
Active Level 5
Opções
Galeria Galaxy

image
Foto Autoral Mcachoni, s21 ultra, 03/10/21

 Um prédio cheio de vida, com seu relógio icônico no topo e tem um "coração" que pulsa cultura, este é o projeto do arquiteto David Libeskind, o saudoso Conjunto nacional, que não teve seu objetivo inicial atingido porém trouxe e traz ainda muita vida para Av Paulista.

 O projeto inicial idealizado pelo Argentino Sr José Tjurs era de construir um grande edifício na Av Paulista, ocupando um quarteirão inteiro, ele tinha intenção de reunir em um único lugar um hotel e um centro cultural, idéia esta que foi frustrada pela prefeitura que barrou o projeto do Hotel, porém o Argentino foi persistente e foram feitas algumas alterações no projeto e depois de três anos, o Conjunto nacional tomou forma e vida na Av Paulista.

 O prédio então perdia o hotel mas proporcionou aos que o frequentavam, locais para lazer, comércio, serviços e até mesmo moradia, ocupando toda a quadra do atual numeral 2073 da Av Paulista, o palacete de Horácio Sabino deu lugar para o primeiro arranha céu da região, que posterior viria a ser refúgio da elite paulistana, vários empreendimentos já passaram por lá e fizeram muita história, como o famoso cine Astor que chegou a ser eleito o mais moderno e luxuoso cinema da cidade de São Paulo, além de sua moderna cúpula geodésica de alumínio que foi uma grande novidade para a cidade, porém o conjunto também passou por seus mais bocados chegando até sofrer com um incêndio em 1978.

Vale citar os restaurantes que marcaram presença nesse magnífico prédio, sendo eles o Grill Hall, Tenda Paulista, Vienna, entre outros. O restaurante Fasano foi também um grande responsável pelos momentos de descontração da sociedade paulistana, com suas meses espalhadas pelas calçadas da Av Paulista, fez com que a paulista ficasse fervilha-se de gente durante dia e noite, este mesmo restaurante inaugurou sua unidade no mezanino, onde começou a realizar seus jantares dançantes sendo palco dos grandes nomes da música internacional que visitavam São Paulo, como Nat King Cole, Roy Hamilton e Marlene Dietrich.

 Hoje o conjunto nacional segue glorioso, tendo nele a livraria Cultura, um local encantador até mesmo para os que não é fãs de livros, teatro Eva Herz, entre outras atrações, além disso já existe um projeto para modernização do conjunto nacional sendo discutido, enquanto isso escrevo a legenda desta postagem sentado aqui na livraria Cultura curtindo meu momento intelectual, me diga aí, você já foi no conjunto nacional? 

6 Comentários
Sayusa_Litig
Active Level 7
Galeria Galaxy
Gostei. Grata pela resenha!
Nunca havia escutado falar nesse Conjunto Nacional... Se fosse para eu estar em algum dos lugares citados, certamente que seria nessa livraria. Com um café para acompanhar seria melhor ainda.
mcachoni
Active Level 5
Galeria Galaxy
Ótima escolha, a livraria é muito aconchegante e um cafezinho cairia muito bem!
0 Kudos
rikee
Expert Level 5
Galeria Galaxy
12:25?
mcachoni
Active Level 5
Galeria Galaxy
Eu vi isso também hahaha
Próxima vez que estiver pela paulista vá na livraria Cultura no Conjunto Nacional, vale a pena!!!
0 Kudos
rikee
Expert Level 5
Galeria Galaxy
Já estive na Paulista, mas nunca fui no conjunto nacional.
PietroDOB
Expert Level 5
Galeria Galaxy
Super lindo
0 Kudos