Tópico original:

Cache: quando e como limpar?

(Tópico criado em: 12-06-2020 07:16 PM)
167 Exibições
Menocchio
Active Level 7
Opções
Guias da Comunidade

Saudações Samsungueiros!

Vejo muita gente por aqui com dúvidas do que fazer quando um aplicativo para de funcionar corretamente e começa a exibir mensagens de erro. Na maioria dos casos, o problema pode ser facilmente resolvido com uma limpeza de cache. 


Mas o que é esse tal de cache?

A memória cache é um tipo memória de acesso de alta velocidade. Normalmente, são guardados nela dados que permitem que o aplicativo rode com uma melhor performance. Em resumo, a cache existe para que o processador acesse de maneira mais dinâmica um conjunto base de dados para otimizar o uso do aplicativo. Mesmo para padrões atuais, a memória RAM e a SSD são muito mais lentas que a cache. 

 

Mas qual o motivo de precisarmos limpar a cache?

Ocasionalmente, pode haver o armazenamento de dados corrompidos na cache ou a perda parcial de informações. E isso é um processo totalmente natural. Estes dados travam a execução correta do aplicativo. 

 

Como faço para limpar meu cache?

Em configurações, vá em aplicativos e em seguida selecione o aplicativo desejado. 

 

Menocchio_0-1607232391473.png

Clique em armazenamento, e na tela seguinte você vai encontrar a opção de limpar o cache e os dados do aplicativo. 

 

Menocchio_1-1607232493517.png

Bom, é isso aí. 

 

Um grande abraço. 

9 Comentários
LuizBocao
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Boa informação e dica.
Menocchio
Active Level 7
Guias da Comunidade
Google Files não limpa cache. Limpa apenas dados temporários. São coisas diferentes, embora seja uma ótima opção para eliminar lixo no smartphone.
Tharso
Active Level 8
Guias da Comunidade
amigo cache é memória temporária tbm, só alguns apps muda esse nome para usuário básico usarem esses apps
0 Kudos
Menocchio
Active Level 7
Guias da Comunidade
Memória temporária alocada em unidade autônoma de velocidade diferente do SSD e da ram (como dito no texto rs). Não tem nada haver com memória de armazenamento.
0 Kudos
Tharso
Active Level 8
Guias da Comunidade
.

Screenshot_20201206-131113_Chrome.jpg

0 Kudos
Menocchio
Active Level 7
Guias da Comunidade
cara, de novo: cache è unidade autônoma de memória com velocidade mais rápida que ram e armazenamento. Ela é temporária. Mas não é a memória temporária da ram ou a guardado no SSD. O Google Files limpa outro tipo de memória temporária.
0 Kudos
Menocchio
Active Level 7
Guias da Comunidade
Olha o que eu realmente tenho.

Screenshot_20201206-133556_Settings.jpg

0 Kudos
Menocchio
Active Level 7
Guias da Comunidade
Olha que o Files identifica de memória temporária do meu Instagram.

Screenshot_20201206-133707_Files by Google_8150.jpg

0 Kudos
JoãoVítor
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Ótima informação 👏🏻